BBB24: Vanessa Lopes pode ser retirada à força do reality?

Por - 18/01/24 às 17:19

Vanessa Lopes no BBB24Foto: Reprodução/Globo

Após pensar em desistir do “BBB24”, Vanessa Lopes estreou uma nova fase no programa e começou a criar algumas “teorias da conspiração”. O comportamento deixou alguns seguidores preocupados com a sua saúde mental. OFuxico conversou com a psicóloga Vanessa Gebrim e a advogada Vânia Schütz, que analisaram a situação.

Durante a festa, a jogadora voltou para o quarto e começou a conversar sozinha. Enquanto fazia coreografias, ela analisava o jogo e anunciava que se sente a protagonista: “Eu virei protagonista de uma história muito louca… Gente do céu! Tem um vilão e uma louca princesa do caramba que eu sou!”. 

Saúde mental de Vanessa

De acordo com Gerbrim, psicóloga pós-graduada e especialista em Psicologia pela PUC São Paulo, o comportamento não indica, necessariamente, que a sister está precisando de ajuda.

“Um momento somente onde isso acontece não é um sinal de que a pessoa possa estar com um problema. Muitas vezes podemos falar sozinhos como um sinal de desabafo ou como forma de organizar os pensamentos. O que vai dizer se é um problema é a frequência e a intensidade disso”, explicou. 

No entanto, a falta das redes sociais, das quais Vanessa está afastada há mais de dez dias, pode ser considerada uma abstinência. “Às vezes [o afastamento] é até benéfico. O uso desenfreado de tecnologias pode ser um problema sério na saúde mental”, disse. 

“Essa abstinência, quando ocorre por uma dependência emocional, se revela em irritabilidade, ansiedade, inquietação, insônia, suor frio associado aos outros sintomas, desejo desesperado e incontido para usar as redes sociais”, continuou. 

A psicóloga alertou que os diagnósticos psicológicos não podem ser dados de forma impessoal, como muitos estão fazendo nas redes sociais. “O diagnóstico de algum transtorno sério como esse nunca é feito em um reality. Quem dá o diagnóstico é um psiquiatra depois de conhecer a fundo a história clínica de um paciente”. 

A família pode tomar uma decisão?

Em relação à permanência da jogadora no BBB, a advogada Vânia Schütz, coautora do livro Mulheres no Direito da Editora Leader, indicou que a família de Vanessa poderia tentar tirá-la do reality, se considerasse necessário. 

“Os participantes de reality show certamente firmam com a emissora um contrato, que nada mais é que um instrumento de garantia dos acordos entabulados entre as partes, com base na autonomia privada de cada um”, começou. 

“Nesse caso específico e, mesmo não tendo conhecimento do que foi acordado entre os participantes e emissora, temos que o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana previsto no artigo 1º, III da Constituição Federal, bem como os Direitos da Personalidade dispostos  no artigo 5º X da Constituição Federal impõem um limite à autonomia privada”, detalhou. 

“Nesse contexto e visando a proteção da dignidade da pessoa humana e dos direitos da personalidade da participante, a família, verificando que esses direitos fundamentais da tiktoker estão em risco ou estão sendo violados, pode sim pleitear a sua retirada do reality”, explicou.

A advogada destacou que o tratamento com profissionais é fundamental para definir a situação. “A concordância ou não da participante e suas consequências, obviamente, dependerão de um diagnóstico de profissional da saúde acerca da existência de lucidez ou não para, nesse momento, gerir a sua própria vida e fazer escolhas conscientes”. 

“Na hipótese de ser detectado danos à saúde mental, a ponto de o participante não estar em condições de escolha, sua concordância ou discordância não poderá ser levada em conta. Nesse caso, a família tem mesmo que interferir e, na hipótese de a emissora negar a retirada da participante, há que se pedir a tutela jurisdicional, isto é, ingressar com medida judicial visando a proteção dos direitos da participante”.

“Não podemos afirmar somente pelos vídeos exibidos, sendo este o caso da tiktoker. No entanto, podemos alertar que esta pode ser uma saída jurídica se detectada a ausência de possibilidade de exprimir a vontade, ainda que de forma temporária”, finalizou. 

Mãe diz que Vanessa está bem

A mãe de Vanessa, Lica Lopes, se pronunciou nas redes sociais. “Estou muito feliz, muito satisfeita com a participação de Vanessinha no programa. Para quem está preocupado com a saúde mental dela, deixa eu falar uma coisa para vocês, acho melhor vocês se preocuparem com a saúde mental de vocês, gente”, começou. 

Ela defendeu que o público “sempre vai arrumar uma narrativa” sobre sua filha e afirmou que a influenciadora está em sua melhor fase. “Agora, estão na narrativa de que ela não está bem. Ela não está bem não, ela está ótima, está sendo 100% ela. Ela é assim aqui fora, chorar não quer dizer nada para ela”, avisou.

---

Tags: ,,