BBB 22 às 08:00

BBB21: Juliette recebe homenagens pelos quatro cantos do Brasil

Fotomontagem

Até janeiro deste ano, Juliette Freire não era ninguém na fila do pão. Natural da cidade de Campina Grande, na Paraíba, chegou ao Big Brother Brasil como mais uma das integrantes do time Pipoca e iniciou sua trajetória enfrentando o cancelamento temporário, sentimento de perseguição e muitas críticas.

Dona de uma personalidade forte e nitidamente sui-generis, entrou no reality show com cerca de 3 mil seguidores no Instagram e logo começou a viver uma ascensão meteórica no jogo, bateu recordes de popularidade e se transformou na favorita ao premio de R$ 1,5 milhão e queridinha de famosos e anônimos de todo país.

Na reta final do reality, Juliette já ultrapassou a marca de 22 milhões de seguidores no Instagram, coleciona inúmeras propostas de trabalho e se transformou na pessoa mais homenageada do Brasil, no momento.

Recentemente, ela inspirou as detentas do presídio Júlia Maranhão, na Paraíba, a transformar a paixão pela sister em uma linha de bonecas. A iniciativa faz parte do Projeto Casa das Bonecas, que através da arte quer promover a ressocialização das reeducandas. A novidade foi apresentada esta semana, pelo governador da Paraíba João Azevêdo (Cidadania), em suas redes sociais. Na publicação ele escreveu:

 “Reconhecida pela sua fibra, carisma e verdade, a paraibana @Juliette se transformou na grande sensação das redes sociais no Brasil. Ela inspirou as reeducandas do projeto Castelo de Bonecas, do presídio Júlia Maranhão, para produzirem essa linda boneca. Esse é um dos projetos da Secretaria de Administração Penitenciária para promover a ressocialização, tão importante para construção de uma cultura de paz, para nossa sociedade”.

E não será este o único reconhecimento recebido, pela sister, em sua terra natal. Governantes da Paraíba têm planos de transforma-la em garota propaganda oficial, do turismo paraibano.

A lista de conquistas de Juliette é  enorme. Cada vez mais próxima da vitória no BBB21, coleciona homenagens prestadas por pessoas dos quatro cantos do país. OFuxico apresenta uma lista de todas as manifestações de carinho, recebidas pela advogada e maquiadora, nestes 3 meses de confinamento na casa mais vigiada do Brasil. Confira!

  • Virou boneca na Paraíba;
  • Ganhou uma música feita por Carlinhos Brown, em sua homenagem;
  • Virou personagem de um game, para celular;
  • Se transformou em rótulo de vinho;
  • Poderá receber um ótimo cachê para ser garota propaganda de marca de produtos de beleza;
  • Agora é nome de sobremesa, em restaurante badalado;
  • Inspirou poema do Braulio Bessa;
  • Tem seu rosto e sua história desenhados em muros, numa cidade do Ceará;
  • Faz parte da exposição “Mostra a sua Arte”, que projeta arte na fachada dos prédios, de Belém do Pará;
  • Virou tema de festinha de aniversário;
  • Circula nas redes e na web, como tema de videoclipes e músicas dos mais variados ritmos;
  • Está na mira de artistas famosos, dispostos a gravar dueto com ela
  • Até o irmão de Juliette virou alvo de marcas de beleza para ser garoto propaganda

Boneca do bem

O Projeto Castelo de Bonecas foi criado para, através da arte, promover a ressocialização das reeducandas detentas do presídio Júlia Maranhão e desenvolvido com apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba. Desde o início da pandemia do coronavírus ele estava desativado, para atender a demanda emergencial da produção de máscaras de tecido. Agora, com um estoque de mais de 100 mil máscaras, a  Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) retomou as atividades das artesãs.

As bonecas podem ser encomendadas na página do projeto no Instagram (@castelodebonecasjuliamaranhao). Atualmente, dez recuperandas da unidade prisional atuam na confecção das bonecas.

Musa inspiradora de Carlinhos Brown

“Se eu sou luz, você é estrela, Juliette. Fica aqui meu agradecimento em forma de música pelo carinho dessa menina, que tanto nos encantou […] Juliette, mon amour, a love you. Eu te amo de paixão. Espero dar um abraço fora da televisão”.

Encantado com o jeito Juliette de ser, Carlinhos Brown escreveu a canção "Juliette Mon Amour" e lançou às vésperas da grande final do “Big Brother Brasil 21”. A novidade foi lançada na sexta-feira, 30 de abril e está disponível, em todas as plataformas digitais. A Candeal Music, editora do músico, divulgou também um clipe mostrando momentos da sister, em animação.

A música tem uma história interessante. Em 2018 a sister enviou uma mensagem para o cantor. O texto dizia: "Carlinhos, meu amor. Tenho achado você tão mais quietinho nos últimos programas. Sentindo falta da sua alegria transbordando todo aquele lugar. Você é luz!". Ao ver a paraibana no reality show resgatou a história e transformou num reggae.

Game Over ou Play Agaim?

“Vai Juliette!” é um game inspirado na trajetória de Ju no BBB 21. O joguinho gratuito  traz muitas referências ao Big Brother Brasil e na primeira semana, após o seu lançamento, ultrapassou a marca de 500 mil downloads, na Play Store.

O jogo foi criado por Ittalo Ornilo, estudante de Comunicação em Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Conterrâneo da maquiadora, criou uma narrativa baseada na vivência da participante no BBB e tem como personagens seus  inimigos no jogo. O game tem também conquistas como imunidade, o temido paredão, e até o cuscuz, prato tradicional da gastronomia do nordeste brasileiro, que ficou famoso e gerou uma briga entre a sister e o cantor Fiuk. (foto na galeria)

Um detalhe muito legal é o fato do cuscuz dar mais força à personagem, durante o game. O desafio é buscar o máximo possível de fãs de Juliette e quanto mais fãs o jogador consegue maior será a dificuldade.

“Vai Juliette!” pode ser baixado na Play Store e Apple Store. Ambas plataformas ocupam o pódio de campeões em downloads. Na avaliação dos usuários ele tem média de 4,8, em uma escala que vai até 5.

“Uma dor que quem acusa não conhece”

“Experimenta ter sua verdade julgada, ignorada, a ponto de sentir que você não é nada, em meio a tanto pensamento não iguais ao seus”.

Caike Souza (foto na galeria) é um jovem músico, pernambucano, que se inspirou nos desafios enfrentados pela sister, durante sua participação no reality, para escrever sua canção “Juliette”, lançada despretensiosamente, nas redes sociais. A música pode ser encontrada em todas as plataformas digitais de música, youtube e redes sociais.

“Vitimismo? Experimenta ter sua verdade julgada, ignorada, a ponto de sentir que você não é nada, em meio a tanto pensamento não iguais ao seus… E dizem falar demais! Talvez não tem ninguém que seja capaz de entender seu lado, como sempre faz. A pessoa que o mundo não esquece… Quem esquece é quem faz. Quem lembra é quem derrama o seu choro repentino até dormir. Ainda espera que aconteça, que alguém se compadeça e fortaleça sua voz, de nome Juliette. No teu sotaque, na tua história, o Nordeste se enxerga e reconhece. Que vitimismo é uma dor que quem acusa não conhece”.

Princesinha do Brasil

O Espírito Santo também se rendeu a nova princesinha do Brasil. Ela ganhou uma música de dois delegados da Polícia Civil do Espírito Santo, que transformaram suas admirações, à paraibana, na música: “Ô Juliette”.

Depois de descobrirem que, a participante, Juliette Freire estudava para passar em um concurso público e ser delegada, os delegados Thiago Mello e Victor Barçante  tornaram-se torcedores fervorosos da sister e encontraram na música, uma maneira criativa e carinhosa de exaltá-la.

Duetos

Se depender da disposição de gente como Chico Cesar, Maria Gadú e Luan Santana, Juliette poderá lançar um álbum com duetos, ao lado de artistas famosos. Em três meses de reclusão na casa montada na Central Globo de Produções, também conhecida como Projac, ela encantou artistas de todos os estilos musicais, que manifestaram o desejo de ter a sister como parceira, em um dueto musical. 

A lista é grande e conta ainda com João Bosco e Vinícius, Maiara e Maraisa, as cantoras pop Duda Beat, Giulia Be e Gabi Martins. Se bobear, até o final do reality vira álbum duplo.

Doce Juliette

Conhecida pelo menu, em homenagem ao mundo artístico, o badalado  bistrô “Paris 6” transformou a doçura da paraibana num Grand Gateau (foto na galeria),  criado pelo Chef Isaac Azar, proprietário da rede. A sobremesa “Juliette Freire” é um suflê de chocolate com picolé, farofa de paçoca, morangos picados e o toque final de calda de doce de leite. Azar conta que a ideia surgiu após os fãs da sister começarem a pedir a homenagem, desde o início do reality show.

Além da Juliette, outros participantes e também o apresentador Tiago Leifert, já têm seus pratos no cardápio da rede. Confira!

  • Viih Tube – Premium Burger com maionese verde, pão brioche, fatias de bacon, queijo Brie derretido e crispy de alho poró.
  • Thais – Croque Madame, preparado com Levíssimo Seara (Lombo Suíno) ao molho Bechamel, gratinado com queijo Emmenthal, sobre o pão de brioche e coberto com ovo pochê e azeite de oliva de trufas pretas‼
  • Pocah – Camarões Rosa empanados, crocantes, servidos com geleia de damasco.
  • Carla Diaz já possuía um prato – Cremosa cheesecake de doce de leite com recheio e cobertura de kit kat, preparada com bolachas Oreo e finalizada com ganache de chocolate e toque final de leite condensado.
  • Tiago Leifert – Cocada cremosa sob sagu de vinho tinto, sem glúten e sem lactose

P.S.: escrever este trecho da matéria deu uma fome danada! Acionando Delivery “Paris 6”em 3,2,1…

Boa Safra

O vinho “Juliette” (foto na galeria) da vinícola catarinense Pericó não é, originalmente, uma referência à participante do reality show, mas o rótulo se transformou em uma homenagem à BBB e suas vendas explodiram.

Em entrevista para a revista ADEGA, Diego Censi, CEO da Pericó,  falou sobre a inesperada homenagem. “Quem imaginou que ia surgir a Juliette? A gente sempre imaginou ter uma linha mais descontraída, que quebra um pouco a formalidade do vinho”.

A linha de vinhos foi lançada em maio de 2020 com um Moscatel, um rosé brut com Cabernet Sauvignonm, um Merlot e um branco brut. Com o sucesso de Juliette, a linha virou sucesso de vendas. “O volume de venda quadriplicou, nas últimas duas semanas e a Pericó já vem atingindo o maior faturamento, de todos os tempos”, afirmou o CEO que tem planos de negociar uma parceria com a sister, assim que ela sair do relity.

Muros coloridos

A cantora carioca Ariel Letícia compôs “Trajetória” recrutou o artista Anderson Petrova para ser seu parceiro e lançou um clipe que rapidamente viralizou na web.(foto na galeria)

Na cidade de Crato, no Ceará, o artista plástico Anderson Petrova pintou os muros de uma rua, no Bairro São Miguel, com homenagens à Juliette e Gilberto. Conhecido por homenagens para Madonna, Dua Lipe e Anitta, Anderson retratou a trajetória da participante, em imagens coloridas. O trabalho virou cenário de um clipe, lançado pela equipe da maquiadora.

Arte projetada em prédios

Um desenho com o rosto da queridinha do BBB21 foi projetado em prédios de Belém, capital paraense. A homenagem faz parte do projeto “Mostra Tua Arte”, criado pelo produtor de eventos Kauê Lima. Em tempos de pandemia a iniciativa funciona como uma exposição de arte, projetada na fachada dos prédios da cidade. (foto na galeria)

A imagem da sister são de autoria da artista visual Simone Marrach e foi pintada em aquarela. Sua primeira exibição foi no dia 5 de abril, num prédio localizado na Ilha do Mosqueiro, distrito administrativo de Belém. A projeção de Juliette rapidamente viralizou,  nas redes sociais e se transformou em ponto turístico, da cidade.

Música e poesia

Atendendo a pedidos da equipe de Juliette Freire, Selton Mello gravou uma versão declamada da canção “Deus me Proteja” de Chico Cesar, que virou um hit da participante, dentro da casa do BBB.

No perfil oficial da paraibana o clipe foi postado e a legenda diz: "Essa música já marcou presença aqui algumas vezes e esteve, durante todo esse tempo, guiando nossa bichinha em momentos difíceis lá dentro. Agora, a música-oração do querido Chico César é declamada por uma das maiores vozes e nomes do país. Selton Mello, obrigado por atender prontamente o #TeamJuliette nessa missão".

Selton prontamente respondeu, ao post da turma do “Team Juliette” dizendo: "Que convite massa, ficou lindo! Muita saúde e muita luz na caminhada dela, do gigante Chico César e de quem viu essa mensagem".

Chico César também fez questão de demonstrar que gostou da novidade e agradeceu repostando o vídeo em seu perfil, com a seguinte legenda: "Mestre Selton Mello, que emoção forte me pegou ao ouvir minhas palavras, a letra de minha canção, em sua voz. Agradeço pela profundidade alcançada com leveza. Abraço".

Arretadinha encantadora


“Ela pode até falar demais/ Ser um pouco mesmo agitada/ Não consegue parar quieta/ Deixa, esse e o jeito dela […] Arretadinha me ganho/ Com o seu jeito furacão […] Finalmente, achei minha cara metade/ Quero ter com você/ Uma filha com o seu sotaque”.

Rafa Almeida, filho de Solange Almeida, escolheu Juliette para lançar sua carreira como cantor. Filho da cantora Solange Almeida, aos 21 anos, já é nome forte no mercado das composições, com letras interpretadas por duplas, como Bruno e Marrone.

Voa Juliette!

Pesquisadores do projeto “Aves de Noronha” batizaram um pássaro, encontrado em Fernando de Noronha, com o nome da jogadora mais querida do Big Brother Brasil 21. 

"Sabe porque batizamos essa passarinha de Ju? Na hora que a gente capturou para colocar a anilha de identificação, a passarinha não deixou barato e ficou bem arretada. Mas, vai me dizer se as duas não se parecem? Elas inclusive usam o mesmo delineador”, escreveram os responsáveis, no perfil do projeto, nas redes sociais. (foto na galeria)

Como tem muita gente nova por aqui, decidimos apresenta-los Juliette, um sebito de Noronha (Vireo gracilirostris), que recentemente foi batizada com esse nome, em homenagem a @juliette.freire.

A nossa Juliette é uma ave, que só existe na ilha de Fernando de Noronha e foi batizada ao receber as pulseiras (anilhas), que funcionam como um RG. Com essas pulseiras é possível estudar e mais importante ainda, conservar essa espécie ameaçada de extinção.

Xote da menina

Tributo da cantora Bruna Ene, com poema do genial Bráulio Bessa e participação do sanfoneiro Waldonys, afilhado de Luiz Gonzaga. O xote “Errante” apresenta diversas  referências à sister, entre elas algumas expressões que ficaram famosas, por serem faladas por ela, dentro do programa. “Não me vendo nem por um milhão e meio”, “deixe que eu faço meu cuscuz”, “pois sei maquiar o meu rosto, mas não a personalidade”, além do bordão “tchurubei, tchurubai”.

Sobre sua participação no xote, Braulio Bessa declarou: "Quando ela falou da morte da irmã e cantou 'Dona Cila' foi um momento puro, no qual mostrou vulnerabilidade e muita força ao mesmo tempo. É exatamente isso o que ela passa, essa coisa da bravura e da doçura. Ali, ela transmitiu isso. Fiquei muito emocionado."

Vale lembrar que essa não é a primeira música composta e dedicada para Juliette. O compositor Shylton Fernandes, autor de vários sucessos de bandas de forró do Nordeste e de duplas sertanejas, também escreveu uma música para a sister e declarou ao Gshow: "Quero ela como intérprete e estrela do clipe".

Videoclipe

“Sou de Campina Grande / Represento o Nordeste  / Mais pra falar a verdade / O mundo inteiro me conhece”.

Veio do Piauí outro tributo em forma de música e clipe. Gravada pela cantora Paloma Nunes a música “Eu sou Juliete” é de autoria de Sandrinho e Bruno Massa e está disponível, no canal “Tô na Mídia”, no YouTube.

Aniversário temático

Recrutado por um amigo de longa data para organizar uma festinha improvisada, para seu aniversário, o maquiador paraibano João Paulo Senna só pensou em Juliette como tema do evento restrito. (foto na galeria)

“Ele me ligou de noite e falou: ‘Quero que você, com sua criatividade, faça um tema de uma festa pra mim! Eu gosto muito do posicionamento de Juliette e pensei em você para decorar, já que você é de Campina Grande e tem toda a energia da Paraíba’. Decorei tudo inspirado no sertão da Paraíba”, contou João ao jornal Extra e deixou claro que os dois comemoraram o aniversário sozinhos.