BBB às 10:00

BBB21: Mesmo empolgado com a fama, Gilberto decide cursar o PhD e vai vigorar fora do Brasil

Globo/João Cotta

A cachorrada está com os dias contados, Brasil! Apesar de estar vigorando bastante desde que deixou a casa, Gilberto Nogueira decidiu seu futuro: ele vai vigorar nos Estados Unidos. A revelação foi feita quinta-feira (06), por Claudio Ferraz, economista e orientador de Gil do Vigor. O pernambucano vai fazer seu PhD na Universidade da Califórnia (UC Davis).

"Reunião importante com o agora famosos Gilberto Nogueira me contando que vai fazer seu PhD na Universidade da Califórnia, que quer ter um PhD para ajudar a mudar o Brasil e que quer mostrar que educação e pesquisa são cruciais para essa mudança", afirmou Claudio.

Antes de entrar no reality show, o brother, nascido em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, e morador de Paulista, afirmou que aguardava o resultado da seleção. Doutorando em Economia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Gilberto também foi aprovado na seleção da PhD da Universidade do Texas, também nos Estados Unidos.

A Universidade da Califórnia foi escolhida por Gil para incrementar sua formação em Economia e é uma das instituições mais famosas dos Estados Unidos na área de pesquisa nas pós-graduações.

 

O que é PhD?

Na tradução literal, o significado de PhD é “doutor em filosofia”, uma abreviação de “Philosophy Doctor”, título que era concedido a quem chegava ao final de estudos em determinada área. E não precisava ser em filosofia: a palavra “philosophiae” remete à sua origem grega, de “amor ao conhecimento”.

Por isso, na prática, o título é concedido a pessoas que atingem o nível acadêmico mais alto em sua área de estudo – e o significado de PhD é, a rigor, o mesmo que o de um doutorado. A diferença é que a sigla se refere a um tipo específico de Doutorado, com foco em pesquisa – se diferenciando, assim, de outros como M.D (Medical Doctor, ou Doutor em Medicina), J.D (Juris Doctor, Doutor em Direito) ou Ed.D (Doctor of Education, Doutor em Educação).

No Brasil, o mais comum é que programas de doutorado tenham enfoque acadêmico – o que não é necessariamente o caso para programas no exterior. Nos Estados Unidos, por exemplo, o governo reconhece inúmeros doutorados com foco na prática profissional.

Dependendo do programa, pode-se levar entre 4 e 8 anos para completá-lo. Normalmente, programas de PhD incluem dois ou três anos de estudos e uma dissertação – que é um projeto independente de pesquisa desenhado para construir novos conhecimentos no seu campo e ser de qualidade digna de publicação.

Em geral, o PhD inclui uma combinação de aulas expositivas e a realização de projetos de pesquisa em parceria com o professor orientador. Muitos programas exigem que os estudantes também atuem como assistentes de ensino, lecionando para alunos de graduação.

Vigora, Gil!