BBB22: Travesti ou trans? Lina explica diferença a Scooby

Por - 02/03/22 às 23:31

BBB22: Travesti ou trans? Lina explica diferença a ScoobyFoto: Divulgação/Globo/BBB

Linn Da Quebrada respondeu a uma pergunta bastante comum nesta quarta-feira, 2 de março. Pedro Scooby questionou sobre a diferença entre pessoas travestis e transexuais. A conversa rendeu boas reflexões. O surfista quis saber, por exemplo, se a cirurgia para mudança da genitália poderia designar a disparidade dos nomes.

A artista rebateu: “Não é a genital que vai definir a identidade, assim. Esse é um princípio básico, não é minha genital que define minha identidade. Não é se eu tenho um pin** ou se tenho uma bucet* que vai definir se eu sou homem ou se eu sou mulher”.

Leia+: Lina conta que se alimentava com restos de comida nos shoppings

Em seguida, eles falaram a respeito das situações constrangedoras que uma pessoa trans ou travesti pode enfrentar ao se relacionar. Por exemplo, quando homens cobram que mulheres trans ‘avisem’ que são trans antes de ficar com elas.

Linn narrou a história de uma amiga, que sofreu um atentado após ficar com um homem que só descobriu de sua transexualidade após amigos dele fazerem piada com o fato. Não é obrigação de uma mulher ou de um homem trans contarem sobre os procedimentos cirúrgicos que fizeram ou não.

“E ninguém pergunta pra uma pessoa cis: ah, você tem prótese, seu peito é natural? Você fez cirurgia do apêndice…?”, concluiu a sister.

Leia+: Linn se torna a grande vilã do BBB22

QUEM É A TRAVESTI?

Depois disso, a sister fez uma reflexão bastante concreta a respeito do que definiria pessoas transexuais ou travestis. Para ela, a travesti é uma construção social, ou seja, fruto do lugar social em que se criou – normalmente pessoas pobres, marginalizadas. Ainda assim, ela reforça que não pode falar por todas as mulheres trans e travestis.

“Pra mim, a grande diferença entre a travesti, é que ela se constrói… Como eu vejo, porque posso estar equivocada também, não posso falar por muitas outras pessoas e nem quero fazer isso”, reforçou.

Leia+: Equipe de Linn Da Quebrada se pronuncia sobre suposta intolerância religiosa

Ela continua sua definição num argumento mais direto e coerente:

As travestis surgem numa determinada época, num determinado contexto político, como uma categoria que vem das ruas, marginalizada. É uma classe social. Elas pertencem a um grupo social, um contexto social”

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,,


×