BBB às 08:00

Big Literatura Brasil! O BBB já inspirou vários livros. Veja!

Reprodução

Antes do G3 começar a se desentender, todas as atenções do trio se voltavam para o olhar atento de Sarah Andrade. De todos os confinados, a brasiliense sempre teve a melhor interpretação do jogo e o fato de ser filha de uma ex-policial do Bope colaborou para sua perspicácia. Mas a especialista em marketing digital contou aos participantes do programa que durante o período de isolamento pré-confinamento, quando todos são mantidos em um hotel antes de entrar na casa, ela leu duas vezes um livro sobre linguagem corporal. Sarah explicou, inclusive, como usou o conhecimento para perceber que Bill não estava realmente interessado por Karol Conká.

Abadia, mãe da sister, contou que a filha leu o livro Desvendando os segredos da linguagem corporal, escrito por Allan & Barbara Pease. Na publicação, o casal se utiliza da máxima de que um "gesto vale mais do que mil palavras". Em formato de guia, a obra usa o humor e a base científica para explicar os significados por trás dos gestos do dia a dia.

SAIBA TUDO SOBRE O BBB21

Os autores explicam que 93% da comunicação humana é feita pelas expressões faciais e pelos movimentos do corpo. Por isso, a dupla defende que é necessário prestar atenção nesses aspectos para interpretar corretamente as outras pessoas. "Passamos a ter maior controle sobre as situações, pois podemos identificar sinais de abertura, de tédio, de atração ou de rivalidade e agir de forma adequada aos nossos objetivos", dizem em trecho da obra.

Dividido em 16 capítulos, o livro aborda a interpretação da postura; da comunicação dos sentidos com foco no tato; dos movimentos corporais; e de conjuntos de gestos. A publicação destaca, por exemplo, expressão facial, cruzamento das pernas, dos braços e das mãos e até a indicação de como as pessoas estão sentadas para interpretá-las.

A primeira publicação da obra ocorreu em 2004 na versão em inglês. No ano seguinte, o livro chegou ao Brasil pela Editora Sextante. Com a revelação de Sarah, a procura pela obra foi tanta que a editora Sextante resolveu lançar outro título do gênero. O Que Todo Corpo Fala, de Joe Navarro, já está disponível. O autor é ex-agente do FBI e especialista em linguagem corporal.

VOTE EM QUEM VOCÊ QUER VER NO QUARTO SECRETO?

E nessa onda literária lembramos que o BBB já serviu de inspiração e de vitrine para muitas obras. Ex-participantes lançaram livros sobre a experiência no jogo. Alguns detonando, outros aproveitando os 15 minutinhos além da fama para falarem sobre outras coisas. E nem mesmo Pedro Bial escapou!

Veja só e, se curtir, garanta seu exemplar!

Pedro Bial (apresentador do BBB1 ao BBB16)

“Mensagem aos Brothers”

Livro de Pedro Bial

Em 2014 o então apresentador do reality (ele deixou a atração ao final da edição de 2016, dando lugar a Tiago Leifert, que segue no comando), lançou a obra Mensagem aos Brothers. Mas engana-se quem pensa que se trata de um livro sobre o BBB ou sobre os participantes do BBB. Em 136 páginas, Bial apresenta as reflexões sobre amor, família, solidariedade, autoestima, vaidade, poder, amizade, companheirismo, comprometimento. Ali estão as frases preciosas que o jornalista dizia no programa. O livro revela ainda quais foram as inspirações do Bial e os pensadores que ele citava.

 

Tina (BBB2)

"Bastidores de uma Panela de Pressão"

Livro de Tina, do BBB2

Quem acompanha o BBB não esquece jamais da “bateção de panelas” que Tina fazia para irritar os concorrentes, principalmente Fernando Fernandes. Vanessa Cristina, a Tina, pintou o rosto, comprou briga, chorou, riu das insanidades que presenciou na casa e resolveu narrar todos os detalhes que as câmeras não mostraram. Escrito em primeira pessoa, às vezes como uma biografia, às vezes como um diário, o livro serve como uma câmera espiã, desde a seleção para o programa, passando pelo pré-confinamento, até a edição que chega para o público de casa.

 

Fernando Fernandes (BBB2)

"Inquebrável"

Livro do ex-BBB Fernando Fernandes

Lançado em julho de 2017, um ano após sua aposentadoria da paracanoagem, a biografia conta a brilhante trajetória de Fernando Fernandes. Após um grave acidente de carro em que perdeu o movimento das pernas, o galã do BBB2 viu no esporte a chance de superar tudo o que passou, conheceu a paracanoagem e um ano depois se tornou campeão mundial. A obra contém trechos de diários escritos em 2009, ano do acidente, quando ele decidiu escrever como terapia.

 

Dhomini (BBB 3 e BBB11)

"Pode Deixar, Eu Conto!"

Livro do ex-BBB Dhomini

Apesar do título descolado, o livro trata com seriedade várias questões que impactaram o ano de 2012. Sem amedrontar o leitor, em 330 páginas Dhomini alerta para que ninguém seja surpreendido por tudo que está acontecendo. A inspiração para escrever surgiu enquanto o brother lia textos do filósofo indiano Jiddu Krishnamurti (1895-1986), que acreditava que o homem só poderia atingir a verdade por meio da observação de si mesmo.

 

Jean Wyllys (BBB5)

"Ainda Lembro"

Livro de Jean Wyllys

O campeão do BBB5 se deu bem em tudo o que fez, inclusive em sua incursão literária. Ainda Lembro chegou a ficar em terceiro lugar no ranking dos mais vendidos na categoria não-ficção. Jean mistura histórias vividas nos 80 dias de BBB com lembranças de sua infância. Ele fala do que sentia por alguns participantes, conta impressões e discute aspectos como fama, preconceito, saudade e família.

Com capítulos curtos prendem o leitor, Wyllys conta como surgiu a idéia de escrever as memórias: ele teria se inspirado em um texto que escrevera logo após o fim do programa para o apresentador Luciano Huck.

 

Fani Pacheco (BBB7 e BBB13)

"Diário secreto de uma ex-BBB"

Livro da ex-BBB Fani Pacheco

A foto seminua na capa já dá um aperitivo das experiências e fantasias sexuais que ela conta em boa parte das 136 páginas. Mas não é só isso. No livro são tratados assuntos dramáticos da vida de Fani, como a separação dos pais, a esquizofrenia da mãe e os cuidados com a avó. O namoro com Marcello Novaes e o triângulo amoroso que viveu com Diego Alemão e Íris Stefanelli no BBB7 também estão lá.

 

Marcelo Arantes (BBB8)

“A Antietiqueta dos Novos Famosos”

A própria experiência no programa foi a inspiração do psicanalista que causou na edição de 2008. Ao lançar a obra, Marcelo quis ajudar os novos famosos a lidarem com a imprensa, a saber escolher seus assessores e também como conviver com o anonimato depois que a fama acaba.

 

Elenita Rodrigues (BBB10)

"O homem ideal e outras histórias"

Livro da ex-BBB Elenita

Doutora em linguística, Lena reuniu 30 crônicas escritas por ela e publicadas em seu blog desde 2005. Ela ainda estava confinada quando anunciou que lançaria o livro. Ao deixar o programa, acrescentou dois textos inéditos sobre a passagem pelo programa, marcado pela briga quase em vias de fato com a ex-policial Anamara.

 

Angelica Morango (BBB10)

“Quebrando o Aquário”

Uma coletânea de cinquenta contos escritos e selecionados por Ana Angélica Martins ao longo de seis anos, inclusive após deixar o confinamento. Para Morango, escrever sempre foi uma terapia e ele fez questão de destacar que o livro não tem nada de autobiográfico, mas reconhece que viveu algumas situações dos contos. Apenas cinco dos 50 contos são da fase pós-reality. 

 

Adriana Sant’anna (BBB11)

“Nunca Foi Sorte”

Livro da ex-BBB Adriana Sant'Anna

A partir de sua história de vida, Adriana Sant’Anna traz ferramentas que ela mesma testou em sua rotina e fizeram com que deixasse para trás uma vida de derrotas e amargura para conquistar sucesso em todos os níveis. Ela dá dicas para transformar a vida, desfrutar de saúde, bem-estar, relações amorosas sadias, prosperidade e enfrentar desafios. Adriana propõe uma jornada de reconstrução da vida.

 

Maurício Mau Mau (BBB11)

"Quanto Vale Um Milhão e Meio?"

Livro do ex-BBB Mau Mau

Em 13 capítulos, Luiz Maurício Bento Joaquim, o Mau Mau, detalha como foi a entrada no Big Brother Brasil depois de sete tentativas frustradas, critica as pessoas que se vendem por dinheiro e fala de amor.

 

Maria Melilo (BBB11)

"Desperte a mulher poderosa que existe em você"

Livro de Maria Melilo

Campeã da edição de 2011, Maria se destacou pelo irresistível sex appeal e colocou em 124 páginas não apenas conselhos de sedução mas compartilha ainda a experiência que passou na busca pelo sucesso e na luta para superar o câncer, gerado pelo uso indiscriminado de anabolizantes. Maria ainda ensina como chegar ao topo e se manter por lá, mesmo com as adversidades e desafios que a vida pode nos trazer. 

 

Rodrigo França (BBB18)

"Confinamentos & Afins: O Olhar de um Homem Negro Sobre Resistência e Representatividade"

Livro do ex-BBB Rodrigo França

Escrito com o jornalista Adalberto Netto, o livro de Rodrigo França revisita a representatividade que ele explicitou ao decidir participar do BBB18, levando para esse espaço de tanta visibilidade pautas pouco ou nada debatidas. Em 160 páginas são desdobradas reflexões sobre racialização, assédio, violência simbólica, violência física, falta de segundas chances para os negros e racismo em suas mais diversas e perversas formas. Rodrigo reflete sobre tudo isso a partir de um olhar que aposta na resistência construída pelo afeto. O livro trata também de protagonismo, reconhecimento, empatia, aquilombamento, amizade e amor.

 

 

Manu Gavassi (BBB20)

"Olá, Caderno"

Livro de Manu Gavassi

A estreia literária de Manu foi em 2017 e, claro, a obra foi relançada em 2020, quando ela participou do BBB. Esgotou em minutos. O livro retrata a história de Nina, uma garota de 17 anos que já sabe o que quer ser da vida, mas ainda não tem muita certeza sobre quem é ou como se encaixa no mundo. A partir de sua perspectiva ácida e bem-humorada, divide suas experiências, paixões, alegrias, dúvidas e tristezas. Em seu diário ela escreve seus pensamentos, além de desenhos, letras de música e poesias.