BBB 22 às 16:00

Como o BBB revolucionou o cancelamento e despertou o pior do brasileiro

participantes cancelados do BBB
Reprodução

O Big Brother Brasil sempre foi um dos maiores sucessos da TV brasileira, mas quem é fã de longa data do programa, sabe que todo o panorama envolta do reality mudou em 2020, com 20° edição, que inaugurou a entrada de famosos no “Camarote”. Até 2019, quando Paula foi a campeã, o programa ainda não tinha atingido seu auge, como aconteceu no BBB 20. Em um mundo conhecendo o coronavírus e se vendo obrigado a ficar trancado em casa por meses, o programa veio como uma luz no fim do túnel para simplesmente todos os públicos.

Idosos, crianças, pré-adolescentes, homens e mulheres de negócios, tudo e absolutamente todos viraram seus olhos para o BBB, que funcionava como uma forma de escapar de uma realidade trágica que a gente nunca imaginou que passaria.

A intensidade tomou conta do brasileiro e possibilitou cenas históricas, como gritos por diversos bairros com resultados de paredões e até mesmo o embate entre Felipe Prior e Manu Gavassi no paredão que reuniu mais de 1,5 bilhão de votos.

Mas toda história tem seu lado negativo. Essa mesma intensidade que gerou momentos de prazer e nos deixou dar uma respirada na pandemia, foi a causa de ataques e acusações nunca antes vistas em relação as ações dos participantes dentro da casa.

OS MAIORES CANCELAMENTOS NO BBB

Com a internet do jeito que está hoje, todos os participantes das edições mais recentes eram cancelados todos os dias por pequenas ações. Porém, existem alguns nomes que marcaram a história do cancelamento e que tiveram a vida realmente afetada por atitudes que tomaram dentro do programa.

KAROL CONKÁ

Impossível não começar essa lista com a “Rainha do Cancelamento”. Karol Conká entrou como uma das favoritas no BBB 21 e logo nas duas primeiras semanas fez o Brasil inteiro “tombar” com suas atitudes.

Tudo isso resultou na eliminação que quebrou o recorde de rejeição, saindo com 99,17% e uma vida de puro medo após voltar ao mundo real.

Karol relatou que demorou muito para sair de casa e até ganhou um documentário no Globoplay sobre seu cancelamento, chamado de “A Vida Depois do Tombo“.

LUMENA ALELUIA

Lumena Aleluia foi a companheira fiel de Karol, até mesmo na hora de ser cancelada, já que se consagraram a dupla mais odiada pelo público aqui fora na época.

Lumena errou em suas palavras e na sua forma de “ensinar”. Se colocava acima de tudo e todos e problematizava assuntos que o Brasil não achava que deveriam ser problematizados.

Hoje, a ex-BBB reconhece seus erros e cria diversos conteúdos com reflexões muito importantes sobre o reality e nossa sociedade.

FELIPE PRIOR

Felipe Prior foi um caso muito curioso de acompanhar dentro do programa. O participante com certeza marcou a história do reality e jogou o game com toda sua força.

E foi Prior que conseguiu dividir o Brasil, já que era cancelado por metade da população, que não concordava com as falas machistas e problemáticas do arquiteto.

Até mesmo xenofobia Prior foi acusado, por muitas vezes ter se referido a Pyong como “coreano do caral**” e ter imitado uma pessoa asiática ao se referir ao hipnólogo.

Mas ao mesmo tempo, o ex-BBB conseguiu ter a maior tropa “anti-cancelamento” já vista, pois conquistou uma legião de fãs que defendiam suas ações e afirmavam que os motivos para um possível cancelamento eram apenas “mimimi”.

BIANCA ANDRADE

Bianca Andrade, ou Boca Rosa, sofreu o que deve ter sido o cancelamento mais injusto dentro do BBB. A empresária não seguiu os passos das outras meninas dentro da casa em relação as atitudes dos homens e por causa disso, foi massacrada aqui fora.

O machismo foi tão escancarado, que o cancelamento de Bianca quebrou um padrão que estava sendo seguido nas eliminações do BBB 20.

Todos os homens envolvidos na maior treta da edição estavam sendo eliminados de semana em semana. O último que faltava era o Prior, que teve a sorte de na época ir com a influencer no paredão.

Bianca foi eliminada e recebida aqui fora com muitas críticas sobre suas “atitudes e falta de responsabilidade feminina” e provavelmente, foi a pessoa que mais teve que batalhar para se recuperar depois de Karol Conká.

PETRIX

As atitudes de Petrix dentro do BBB 20 são injustificáveis e de certa forma até criminosas. E foi exatamente ele que inaugurou a cultura do cancelamento dentro do programa.

Após assediar Bianca Andrade bêbada em uma festa, a tocando e mexendo em seus seios, Petrix foi fuzilado aqui fora e conquistou um ódio coletivo do Brasil como nada nunca antes visto.

Pedidos de expulsão e até mesmo inquéritos policiais foram abertos para analisar o caso. As ações do ginasta dentro da casa mais vigiada do Brasil mexeu com todo um país, por ter cruzado uma linha que ninguém gostaria de ver sendo cruzada dentro de um reality show.

ACHAR O LIMITE

Arthur Picoli, do BBB 21 relatou ano passado que teve que vender um carro que havia comprado por receber ameaças e fotos da placa do veículo. Lumena e Karol receberam milhares de ameaças detalhando suas mortes nos meses após saírem do programa.

São atitudes como essa que passam a linha tênue do julgamento. Diversos participantes tiveram carreiras de anos destruídas por conta de um simples voto ou uma fala contra o favorito do público.

CUIDANDO DE UM CANCELADO

OFuxico conversou com representantes da profissão que mais se envolve com o cancelamento: os assessores de imprensa. São eles os responsáveis por lidar com a imagem das celebridades e ajudara achar a melhor forma de recuperar a carreira que uma vez já foi intacta.

Cris Di Leva, diretora de conteúdo e assessoria de imprensa na Abbade&DiLeva comunicação, detalhou como é cuidar de alguém que foi cancelado no BBB.

“Antes de tudo o cuidado deve vir de dentro para fora, apoio psicológico, de familiares e amigos próximos é fundamental. Para que o cancelado veja que a vida real, fora do reality, dos holofotes e da mídia é cheio de amor, verdade e sentimentos reais”, disse.

“Após esta etapa, entra a equipe de comunicação, que vai entender onde partiu esse “erro”, se realmente foi um erro de comunicação, de interpretação, de colocação”, explicou.

“Identificado o problema, partimos para retratação, acolhimento do público que se sentiu atingido, voltar a criar alianças com peças chave deste perfil. E eu aconselho a seguir em frente, pois acredito que quem muito se justifica se perde. Errou, pediu desculpa, e acabou… somos humanos, erramos e aprendemos para evoluir. Nada de viver no passado, o tempo mostra a mudança, mostra sua verdade, e é capaz de travar novos rumos. Ruminar algo que deu errado só vai trazer mais ansiedade, depressão, e julgamentos”, finalizou.

FALTA DE EMPATIA

Cris ainda analisou a falta de tolerância do público do Big Brother Brasil, e segundo a jornalista, as pessoas acham o cancelamento um caminho mais fácil do que tentar sentir empatia.

“Eu acredito sim que as pessoas estão intolerantes para os erros. Infelizmente hoje é muito mais fácil apontar o erro do outro do que se calar, tentar entender o contexto da situação, ser mais empático, ou então, medir as palavras, para gerar uma discussão saudável, e que ambos os lados aprendam, cresçam e evoluam”, opinou.

O CANCELAMENTO VAI ACABAR?

Dessa forma, o cancelamento ainda é muito cômodo para os brasileiros. Em uma situação de desespero que vivemos atualmente no país, é muito difícil tentar entender que os outros também erram. Então qualquer coisa que foge do “comum” e contribui de certa forma para deixar o Brasil ainda mais caótico, é simplesmente destruída, e não cuidada para tentar uma evolução.

“Nossa sociedade está com uma incapacidade imensa de interpretação, de consumir o conteúdo, absorver o que for necessário, criar a sua própria crítica acerca do tema e bola pra frente… Próximo post! Hoje vejo uma sociedade que quer ter uma opinião sobre tudo, entender de tudo e criticar tudo… somos especialistas em tudo mas não entendemos de nada”, opina Cris.

“Enquanto a sociedade tiver essa mentalidade de só enxergar o que se quer, ela vai continuar cancelando pelos motivos mais absurdos que se possa imaginar”, finaliza.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!