BBB 22 às 13:50

Suspeito de racismo contra Douglas Silva pode responder por terrorismo

Douglas Silva no BBB22

Divulgação/Globo/BBB

Enquanto Douglas Silva se preocupa com tudo que acontece no jogo do BBB22, aqui fora seu nome está Justiça, mas onde ele é vítima. De acordo com a coluna Patrícia Kogut, do jornal O Globo, os advogados que representam o ator darão entrada num pedido para que o suspeito de fazer ameaças racistas contra Douglas Silva e outros integrantes do reality show seja investigado também por crime de terrorismo.

De acordo com a publicação, há arquivos que mostram que o homem integra um grupo extremista e planejava realizar ataques a minorias perto das eleições presidenciais, marcadas para os segundo semestre deste ano.

“O que esta pessoa vem manifestando pode ser enquadrado em crime de terrorismo de acordo com a nova lei, já que ele manifesta de forma clara que o grupo tem a intenção de se organizar, em 2022, período de eleição, para cometer atentados e violência contra minorias”,revelou o advogado Ricardo Brajterman, que representa Douglas Silva.

Vale lembrar que, no ano de 2021, a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que prevê penas maiores para mentores intelectuais de atentados e criminaliza novas condutas como atos terroristas.

Na Lei N° 13260, “o terrorismo consiste na prática por um ou mais indivíduos dos atos previstos neste artigo, por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião, quando cometidos com a finalidade de provocar terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoa, patrimônio, a paz pública ou a incolumidade pública”.

Entenda o caso

Polícia do Rio de Janeiro já identificou o autor do crime de injúria racial contra Douglas Silva. O ator, confinado no BBB22, ainda não sabe, mas foi vítima de duros ataques racistas, escritos em um blog. Em entrevista ao Notícias da TV, o advogado que representa o artista carioca atualiza o caso e adianta os próximos passos da investigação.

Aristides Mathias Flach Braga é gaúcho de Nova Hamburgo. A princípio, o advogado de Douglas acreditou que se tratava apenas de um jovem inconsequente espalhando ódio nas redes sociais. Não foi o que aconteceu. De acordo com Ricardo Brajterman, que representa o ator, o caso é ainda mais sério do que imaginavam os investigadores.

“Pensamos que era um jovem inconsequente. Na verdade, é algo mais sério. Há conteúdos homofóbicos, transfóbicos, racistas e ofensas em geral às minorias”, explica o advogado. Ele ainda deu detalhes ao Notícias da TV a respeito das investigações. No caso, ponderou que a Polícia Civil do Rio de Janeiro vai pedir mais informações a respeito do autor do Blog ao WordPress, plataforma em que o site é publicado. Além disso, revelou que Aristides já responde por sete crimes de injúria racial. Agora, a investigação deve ir além, também envolvendo ameaças terroristas.

Leia+: BBB22: Natália volta a criticar Naiara Azevedo

[GATILHO] De fato, o texto escrito por Flach Braga não é dos mais fáceis de digerir para qualquer pessoa minimamente educada ou com qualquer senso de respeito ou empatia não só com os alvos de seus ataques, mas com todos. Radical ao extremo, o autor compara o artista a um ‘macaco imitador de circo’, diz que ele deveria ser ‘crucificado vivo’e pede que seu corpo seja ‘carbolinizado’. É indefensável, de qualquer ponto de vista, esse tipo de ameaça. Ainda assim, a polícia investiga o caso.

“Desde quando são permitidos macacos como integrantes de reality shows? Douglas Silva não passa de um primata, nada mais e nada menos. Provavelmente o colocaram nesse programa por pena, até nisso é capaz de terem cotas. Este negro imundo deveria ser crucificado vivo, e, logo em seguida, ter seu corpo carbonizado. Não vejo sentido em colocarem um macaco imitador de circo na televisão. O lugar desse preto fedido é trabalhando no sol quente numa lavoura e levando chicotadas do nosso amigo, capataz Sancto”.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!