Redes Sociais às 18:50

Com pedido de oito anos de prisão, Shakira posa abraçada com os dois filhos

shakira abraça os filhos
Reprodução/Instagram@shakira

Shakira, que está na mira do Ministério Público da Espanha acusada de fraudar o Tesouro espanhol, entre 2012 e 2014, apareceu abraçada com os dois filhos nas redes sociais.

Leia+: Alejandro Sanz apoia Shakira em processo de separação

Reprodução/Instagram@shakira

Na legenda do clique, a cantora está abraçando e beijando Milan e Sasha, frutos de seu antigo casamento com o jogador de futebol Gerard Piqué.

Esta é a segunda postagem da artista depois que o Ministério Público do país anunciou a investigação. Além de uma multa milionária a qual poderá pagar, Shakira também teve um pedido de 8 anos de prisão.

No dia 27 de julho, a cantora se declarou inocente e disse estar disputa a ir ao Tribunal alegar sua inocência. Agora, cabe justamente ao Tribunal de Barcelona decidir se abrirá, ou não, um julgamento. Ainda há a possibilidade de um acordo.

DETALHES DO ESCÂNDALO FISCAL

Shakira sonegou impostos entre 2012 e 2014, período em que morou na Espanha – Foto: Divulgação

A Justiça da Espanha pediu oito anos de prisão para a cantora colombiana Shakira por fraude fiscal. As informações são do jornal El Pais, do dia 29 de julho.

As autoridades fiscais do país ainda exigiram cerca de 14,5 milhões de euros (R$ 76,5 milhões) quando encontraram provas de que, em 2012, a cantora já morava na Espanha, o que a faria ser obrigada a pagar impostos, mas, supostamente, estava envolvida em um esquema baseado em paraísos fiscais.

Leia+: Shakira registra documento acusando Gerard Piqué de complicar a vida dos filhos

Shakira, inclusive, já pagou essa quantia milionária e mais 3 milhões de euros (R$ 16 milhões) em juros, mas isso não impede que ela seja julgada por fraude fiscal entre 2012 e 2014. O processo foi aberto em 2017.

Shakira rejeitou o acordo com o Ministério Público e quer ir a julgamento. Os advogados da cantora, no entanto, indicaram que a possibilidade de um acordo segue sendo possível até a abertura do eventual julgamento, em um tribunal de Barcelona.

A defesa de Isabel Mebarak Ripoll, nome oficial de Shakira, ainda informa no processo que até 2014 a maior parte dos rendimentos da cantora eram de turnês internacionais e até aquele ano ela não permaneceu mais que seis meses na Espanha, o que seria considerado residência fiscal.

Leia+: Alejandro Sanz apoia Shakira em processo de separação

Os advogados ainda informam que a gestão desses milhões foi feita por uma empresa de Malta, que sempre cumpriu todos os requisitos legais, desde 2007.

Vale lembrar que o nome de Shakira neste imbróglio fiscal ganhou uma “nova página”, em 2021, no que foi chamado de “Pandora Papers”, uma investigação com milhares de documentos vazados publicamente em 2021 pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos. Nos arquivos, foram revelados alguns nomes de personalidades que recorrem a paraísos fiscais para fins de fraude e sonegação fiscal.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!