Millennials, Gen Z e o termo ‘Cringe’: Entenda o meme que dominou a web nas últimas semanas

Por - 03/07/21 - Última Atualização: 2 julho 2021

print de tweet da turma da mônica com a frase "o que é esse cringe? é série?"(Reprodução: Twitter)

Nas últimas semanas, uma nova onda de memes e brincadeiras movimentou a web: Você é “Millennial” e “Cringe” ou “Gen Z“? Mas, afinal, o que é “Cringe” e do que se trata tudo isso?

Calma! OFuxico te explica. “Millennials” ou “Gen Z” são nomes destinados para diferentes gerações, que são determinadas de acordo com o ano de nascimento de cada pessoa. Teoricamente, se você nasceu entre 1940 e 1960, pertence a geração “Baby Boomers“, entre 1960 a 1980, a “Geração X”, se nasceu entre 1980 e 1995, é um “Millennial”, e se veio ao mundo entre 1995 e 2010, você é um “Gen Z”. Essas classificações denotam características geracionais que são influenciadas por fatores sociais, tecnológicos, ambientais, históricos e políticos de cada época, já que os jovens são diretamente influenciados em suas personalidades e costumes pelos dilemas vividos nos anos de sua vida e, consequentemente, de sua geração.

Veja+: Juliana Paes mostra conversa divertida com o filho no Whatsapp

No entanto, existe um certo conflito entre os anos de 1995 e 2001: os nascidos dentre esse período vivem em um “limbo” de gerações, muitas vezes não se encaixando nem com os “Millennials” e muito menos com os jovens da “Geração Z”. 

Na web, a discussão começou a ganhar novas proporções, com os “Gen Z” criticando algumas características dos “Millennials”. Para eles, que cresceram já com a internet e as redes sociais em seu apogeu, tendo acesso a celulares modernos ainda crianças, muitas coisas soam diferentes em comparação ao que é visto pelos nascidos entre 1990 e 2001, que acompanharam a disseminação da tecnologia e da internet de forma gradativa.

A palavra “Cringe”, termo em inglês para algo “vergonhoso”, começou a ser usada por internautas para designar determinadas atitudes que causam “vergonha alheia” e constrangimento em outras pessoas. Resumindo, algo equivalente a um “mico”. Em uma publicação no Twitter, uma adolescente “Gen Z” listou diversos fatores e gosto dos “Millennials” considerados “cringes” para os novos adolescentes da “Geração Z.”

Gostar de “Friends”, de “Harry Potter”, tomar café da manhã, declarar amor por café, usar sapatilha, calça skinny, fazer memes com “pagar boletos e beber litrão”, sentir saudades dos tempos de “locadora de filmes”, utilizar emojis não ironicamente ao se comunicar, usar hashtags em postagens no Instagram, dividir o cabelo de lado, ser saudosistas com algumas questões, e por aí vai…tudo isso te torna “cringe” para os “Gen Z”.

Rapidamente, o assunto viralizou na web e virou um grande meme: listas e templates foram criados para saber o quanto “Millennial” você era, ou, o contrário: o quanto “Gen Z” tinha em você, como por exemplo: usar em peso o “TikTok”, não pontuar frases em publicações da web, possuir contas de fã no Twitter, usar cabelo colorido…características do público que possui dentre 12 e 17 anos em 2021.

Famosos também entraram na brincadeira e, inclusive, alguns deles não entenderam muito bem o que o termo “cringe” significava, enquanto outros já se assumiram “cringes” de carteirinha.

Veja algumas reações ocorridas no Twitter na época que o meme explodiu:

Inclusive, na última quinta-feira (01), Taís Araújo ainda se mostrou um pouco confusa com o assunto. Ao compartilhar uma nova foto em que mostrava a cabeleira, a atriz escreveu:

“De lado é Cringe, no meio é moderno. É isso ou entendi errado, ajudem a tia?”

Mas e aí, depois de tudo isso, a pergunta que não quer calar é: Você é “cringe” também?

Veja+: Taís Araújo ganha obra de arte em sua homenagem na Avenida Paulista

---

Tags: ,