Jojo Todynho usa voz e alcance para alertar sobre HIV. Vídeo!

Por - 16/11/23 às 12:00

Jojo Todynho fala sobre o vírus HIV com um grande alerta (Reprodução/Instagram)Jojo Todynho fala sobre o vírus HIV com um grande alerta (Reprodução/Instagram)

Jojo Todynho é um nome que está sempre em alta nas redes sociais. Ela não é só aquela mulher que dá opiniões fortes e sinceronas. Ela é também aquela que traz discussões por diversos tópicos e tem sempre uma coisa para pontuar. Desta vez, ela usou suas redes, na manhã de quinta-feira, 16 de novembro, e sua voz para falar sobre um tema mais do que importante: o vírus HIV.

A dona do hit “Que Tiro Foi Esse” ficou sabendo que a filha de uma amiga pessoal dela acabou contraindo o vírus, transmitido em relações sexuais sem o uso de preservativo, e mandou um recado direto para os jovens ao redor do Brasil para conscientizar que usar camisinha é questão de prevenção não só contra uma gravidez não desejada, no caso de mulheres, mas também contra doenças e infecções sexualmente transmissíveis (IST’S).

Além de contar o caso, ela faz um apelo aos pais de jovens para conversar sobre o tópico com seus filhos, a tal da educação sexual se fazendo cada vez mais necessária para conscientizar quanto ao tópico:

“Atendendo o pedido de uma amiga, mãe, que está passando por um processo muito grande com sua filha de apenas 16 anos, que contraiu o vírus do HIV. Eu também cometi erros na minha juventude, mas a gente aprende, né? Graças a Deus, não tive consequências graves, mas poderia ter tido. Acho que tenho uma grande responsabilidade social muito grande de falar sobre isso e incentivar os pais a conversarem com seus filhos, orientá-los”.

Jojo também falou sobre o posto de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) e reitera a importância da pesquisa e de como a medicina avançou em diversos quesitos para o combate de IST’s:

“Existem postos de saúde gratuitos onde é possível buscar informações. Eu sei que pega fogo, bagulho fica doido, mas vamos ter um pouquinho de consciência. Hoje em dia, a medicina avançou surpreendentemente, com médicos e pesquisadores incríveis”.

Ela também reiterou os diversos tipos de tratamento disponibilizados com o avanço da medicina, para casos de relações sexuais de risco, como a PREP (Profilaxia Pré Exposição) e a PEP (Profilaxia Pós Exposição), um coquetel de medicações que os médicos podem orientar em consultas gratuitas no SUS. Os comprimidos são dados pelo sistema, gratuitamente:

“Temos diversos tipos de tratamento disponíveis para levar uma vida normal, se cuidando… Desculpem se falei algo errado aqui, pois não sou especialista, mas vou procurar algum para fazer uma live. Vim deixar esse vídeo para vocês, jovens. Por favor, se cuidem e escutem seus pais. ‘Ah minha mãe é chata, meu pai é chato’. Não é chato. Porque depois, que o bagulho fica realmente doido, é o chato e a chata que vai estar com você”.

Sobre PREP e PEP

Como adiantamos acima, as medicações são recomendas por médicos especializados, além de serem receitadas e retiradas em postos de saúde do SUS. Os dois coquetéis de medicação consistem em um conjunto de medicações para prevenir a exposição sexual de risco ou, caso já tenha a feito, prevenir o desenvolvimento de infecções sexualmente transmissíveis, como a Hepatite, Sífilis e o próprio HIV.

  • A PREP é usada antes das relações sexuais, podendo até mesmo ser receitada em caso de relações soro discordantes, isto é, entre uma pessoa que tem o vírus HIV e uma que não tem. A medicação prepara o corpo para um possível contato ajudando o organismo a bloquear os caminhos que as IST’s teriam dentro do seu organismo.
  • Já a PEP é utilizada em casos emergenciais a uma relação de risco, como por exemplo, um caso de violência sexual, ou até mesmo quando o preservativo rompe dentro do sexo (seja anal ou vaginal).

O OFuxico aconselha a leitura diretamente na página do Ministério da Saúde caso haja maiores dúvidas. Você pode acessar clicando aqui para a PREP e neste aqui para saber mais sobre as situações que a PEP é recomendada. Neles existem também as informações sobre disponibilidades e telefones de contato para emergências e uma lista de locais que oferecem as medicações, garantindo uma vida longa e normal para todo mundo.

---

Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha