Ana Beatriz Nogueira atualiza sobre esclerose: “Urgência de não perder tempo”

Por - 05/01/22

Retrato de Ana Beatriz Nogueira sorridenteFoto: Reprodução Instagram @ anabeatriznogueira_oficial

Em 2009, Ana Beatriz Nogueira foi diagnosticada com esclerose múltipla, em sua forma surto-remissão (ocorrência dos surtos e melhora após o tratamento (ou espontaneamente). Geralmente ocorre nos primeiros anos da doença com recuperação completa e sem sequelas). Desde então, ela começou o tratamento de maneira bastante regrada e estacionou os sintomas. Após 12 anos de convivência com a doença, Ana, que está em cena como Elenice, em “Um Lugar ao Sol”, falou ao jornal O Globo que na época, com 42 anos, curtia os melhores anos da vida e que o diagnóstico lhe trouxe uma lição.

“É uma doença cognitiva, mas sou obediente no tratamento. Depois de surtos cognitivos iniciais, nesses 12 anos não tive nada. Fiquei mais rápida. Me trouxe uma urgência de não perder tempo com bobagem”, disse a atriz.

Sobre o susto de receber o diagnóstico, Ana Beatriz Nogueira disse que, no início, sofreu pela falta de informação.

“Aquele vinha sendo um dos anos mais felizes da minha vida, em todos os departamentos. E recebi o diagnóstico. Até entender que berimbau não é flauta, você sofre. Foi um sofrimento por falta de informação. As pessoas se assustam com o nome, mas esclerose quer dizer inflamação”.

Veja+: Ana Beatriz Nogueira faz 35 anos de carreira: ‘Força imensa’

FALTA DE CONVITES PARA ATUAR NO CINEMA

Ainda na entrevista, Ana Beatriz Nogueira disse que sente falta de bons convites para atuar no cinema e que nunca abandonou a sétima arte.

“Eu não abandonei o cinema, o cinema que me abandonou (risos). Fiz muita participação especial que depois o diretor tirou, e tirou na razão dele, claro. Mas parei de fazer por falta de convites interessantes”, conta a atriz, que esteve em cena no telão em “Mulheres do Brasil”, em 2006.

ESCLEROSE MÚLTIPLA

De acordo com o site do Dr. Dráuzio Varella, Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória crônica, provavelmente autoimune. Por motivos genéticos ou ambientais, na esclerose múltipla, o sistema imunológico começa a agredir a bainha de mielina (capa que envolve todos os axônios) que recobre os neurônios e isso compromete a função do sistema nervoso. A característica mais importante da esclerose múltipla é a imprevisibilidade dos surtos. Em geral, a doença acomete pessoas jovens, entre 20 e 30 anos, e provoca dificuldades motoras e sensitivas.

Não se conhecem ainda as causas da doença. Sabe-se, porém, que a evolução difere de uma pessoa para outra e que é mais comum nas mulheres e nos indivíduos de pele branca que vivem em zonas temperadas. O diagnóstico é basicamente clínico, complementado por exames de imagem, por exemplo, a ressonância magnética.

O tratamento tem dois objetivos principais: abreviar a fase aguda e tentar aumentar o intervalo entre um surto e outro. No primeiro caso, os corticosteroides são drogas úteis para reduzir a intensidade dos surtos. No segundo, imunossupressores e imunomoduladores ajudam a espaçar os episódios de recorrência e o impacto negativo que provocam na vida dos portadores de esclerose múltipla, já que é quase impossível eliminá-los com os tratamentos atuais.

Veja+: Desalmadas! Relembre as mães mais carrascas dos folhetins

ESCLEROSE X PANDEMIA

A pandemia do novo coronavírus fez com que Ana Beatriz Nogueira ficasse ainda mais atenta à sua saúde. A atriz carioca de 52 anos foi diagnosticada com esclerose múltipla em sua forma surto-remissão, em 2009, quando atuava na novela Caminho das Índias, de Glória Perez. Desde então, ela, que nunca faltou a um dia de trabalho, mantém hábitos saudáveis, se alimenta bem e faz exercícios regularmente. 

“A minha doença é benigna. Perguntei ao médico se o perigo é maior. Ele disse que não, que a chance de contaminação é igual à de todas as pessoas. Mas que quem tem algo crônico, e isso inclui ainda os diabéticos, os portadores de HIV e outros, podem ter mais dificuldade de se recuperar da gripe. Então, vale ficar de olho nos perigos”, explicou ela.

Para evitar o contágio, Ana Beatriz tem ficado em quarentena em sua casa, na Gávea, bairro nobre da Zona Sul do Rio de Janeiro. Mas precisou visitar a mãe, que se acidentou. E não pensou duas vezes.

“Fui de máscara e luvas pela rua. Sei que a máscara não é para quem não está gripado, mas eu prefiro pecar pelo excesso do que ser relaxada. Acho que a ficha de muita gente ainda não caiu. Mas fiquei feliz com a iniciativa da Globo de interromper as gravações das novelas para proteger os funcionários. Eu também lavo a mão 300 vezes e passo álcool em gel outras 300”, disse ela.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Apresentador do SBT desmaia ao vivo
Bomba no BBB22: Ex-BBB’s são cortados e data da revelação vem à tona
Vocalista da banda Mastruz com Leite denuncia assédio sexual de colega

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: