Saúde às 16:33

Guta Stresser: tratamento de esclerose da atriz conta com maconha medicinal

Guta Stresser: tratamento de esclerose da atriz conta com maconha medicinal
Reprodução/Inastagram@stresser_gutta

Guta Stresser, a Bebel de “A Grande Família”, ganhou amplo destaque nos noticiários na segunda-feira, 20 de junho, depois de revelar à revista Veja o diagnóstico de esclerose múltipla. Nesta terça, em entrevista ao jornal O Globo, a atriz falou sobre o tratamento que tem feito pouco mais de um ano, quando descobriu a doença.

Leia+: Guta Stresser revela diagnóstico de esclerose múltipla: ‘Aterrorizante’

Reprodução/Inastagram@stresser_gutta

À publicação, a artista disse que conta com a ajuda do SUS (Sistema Único de Saúde) para conseguir um medicamento caro e de difícil acesso contra a progressão da doença. Se fosse pagar pelo imunomodulador Fumarato de Dimetila, que precisa ser usado diariamente, tanto na parte da manhã, quanto à noite, ela gastaria R$ 6 mil por mês.

“Estou super fechada com a farmácia do SUS. Esse mecanismo de acesso a medicamentos funciona muito bem. Isso sem falar que o remédio que uso é bem caro e não dá para encontrar em todo lugar”, explicou Guta. “Quando se fala de esclerose múltipla, é preciso lembrar que existem vários tipos da doença e vários tipos de medicamento para tratá-la, e nem toda pessoa se adapta ao mesmo remédio. No começo, por exemplo, tive uma reação e fiquei com a pele muito vermelha, sentindo calor. Minha médica falou para insistir e, com o tempo, fui me adaptando”, contou.

Para complementar o tratamento, Guta ainda conta com um grande aliado: o óleo de canabidiol, substância encontrada em pequeno volume no caule e na folha da maconha. “O canabidiol entra mais como um amigo. Acredito muito na potência da Cannabis na redução de determinados problemas. Ouço muitos relatos de pessoas que sentem o mesmo com o uso do canabidiol”, disse a atriz.

Reprodução/Inastagram@stresser_gutta

Desde que revelou a doença, Guta tem recebido o apoio incondicional de amigos, fãs e famosos. “Quando leio tudo, começo sempre a me debulhar em lágrimas e preciso dar uma desligada. No momento em que passo por um processo de tristeza, que é esse diagnóstico assustador, fico emocionada com a “contra onda” de afeto e carinho, algo que não tem preço”, disse.

Ao jornal, a atriz confessou ter tido muito medo de revelar a doença por achar que não fosse mais conseguir trabalho. Fora do núcleo familiar, para quem Guta revelou a doença foi a atriz Ana Beatriz Nogueira, também portadora da síndrome.

“E foi muito importante me abrir com a Ana. Na hora em que contei, ela me fez rir tanto no telefone… Foi maravilhoso! Ela pediu para eu ver a sigla da minha doença e confirmou que tínhamos o mesmo tipo. E aí falou: ‘Lembra que eu andava lá nos bastidores de ‘Malhação’ com uma bolsa térmica cheia de refrigerante geladinho?’ Então, é porque o calor, para gente, é um negócio horrível”, recordou.

O QUE É ESCLEROSE MÚLTIPLA?

Esclerose múltipla é uma doença inflamatória crônica, provavelmente autoimune. Por motivos genéticos ou ambientais, na esclerose múltipla, o sistema imunológico começa a agredir a bainha de mielina (capa que envolve todos os axônios) que recobre os neurônios e isso compromete a função do sistema nervoso. A característica mais importante da esclerose múltipla é a imprevisibilidade dos surtos. Em geral, a doença provoca dificuldades motoras e sensitivas.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!