Preta Gil rebate elogios: ‘Emagreci porque estou doente’

Por - 13/06/23 às 15:31

Preta GilFoto: Reprodução / Twitter

Em tratamento contra um câncer de intestino, Preta Gil recebeu diversos elogios por estar com uma silhueta mais fina. No entanto, a artista usou as redes sociais nesta terça-feira, 13 de maio, para alertar os fãs: “Não emagreci porque quis, emagreci porque estou doente”, escreveu.

Em um vídeo, a cantora disse que as perguntas que mais recebe dos seguidores são como emagreceu e quantos quilos perdeu, dizendo que ela está linda. No entanto, Preta pontuou que os comentários são indelicados e pediu bom senso.

“Enquanto eu fazia quimioterapia eu ficava muito enjoada e isso não me permitia me alimentar da forma correta. Isso fez eu perder peso, mas isso não é saudável. Não conseguia me alimentar porque ficava muito enjoada. Perdi muita massa muscular e isso que estou correndo atrás de ganhar”, contou.

Ela ainda ressaltou que comentários que não foram solicitados sobre o corpo de alguém não são agradáveis. “Não é elogio, não façam este tipo de pergunta ou comentário achando que estão me elogiando, porque isso não é um elogio. Eu não emagreci porque eu quis, eu emagreci porque estou doente”, reforçou. 

“Isso é delicado. Já não é legal ficar falando sobre isso com a pessoa não doente, mas com a pessoa doente ainda é mais desagradável. Então, [tenham] senso, por favor”, finalizou o pedido.

SAÚDE DE PRETA GIL

Após sentir fortes dores abdominais, Preta Gil foi diagnosticada com um câncer no intestino em janeiro e, desde então, vem tratando da doença. Ela contou que o câncer é relativamente grande, mas a parte maligna dele é um pólipo no meio de uma carne esponjosa. 

Ela finalizou as sessões de radioterapia na semana passada e comemorou a etapa vencida. A artista também explicou que ficará dois meses em pausa do tratamento, fará uma cirurgia, e em seguida, será curada. 

ENTENDA O CASO

Em janeiro deste ano, Preta Gil falou da doença pela primeira vez.

“Estive nos últimos 6 dias internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, por conta de um desconforto que vinha sentindo, e graças a Deus, hoje recebi um diagnóstico definitivo. Adenocarcinoma na porção final do intestino. Inicio meu tratamento já na próxima segunda-feira e conto com a energia de todos pra seguir tranquila e confiante”, disse em uma publicação, na época.

Em abril, ela viajou para São Paulo para dar continuidade ao tratamento e sempre dá um jeito de tranquilizar seus fãs a respeito de cada etapa da luta contra a doença.

ADENOCARCINOMA

O adenocarcinoma é um tipo de câncer que tem origem nas células glandulares, podendo se desenvolver em vários órgãos do corpo, como próstata, estômago, intestino, pulmões, mamas, útero ou no pâncreas, por exemplo. As informações são do Tua Saúde, vinculado à Rede D’Or.

A evolução do adenocarcinoma depende do momento do diagnóstico e do local onde o tumor teve origem. Pode ter um crescimento mais lento, devendo ser acompanhado regularmente, ou crescimento mais rápido, havendo maior risco de metástase e devendo o tratamento ser mais urgente.

Assim, é importante que o clínico geral ou oncologista seja consultado assim que forem identificadas alterações que sejam sugestivas de adenocarcinoma, pois assim é possível que o tratamento seja iniciado logo em seguida.

O caso de Preta Gil, onde o adenocarcinoma é no intestino, é um câncer mais comum na população. Ele responde muito bem ao tratamento, principalmente se descoberto de forma precoce, sem ter atingido outros órgãos do corpo.

Um dos modos para detectá-los de forma precoce é por exames de colonoscopia, além de analisar o histórico familiar, fatores de risco e idade maior que 50 anos.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---