Rafa Kalimann se emociona ao revelar crises de pânico: ‘Intensificou muito’

Por - 10/04/23 às 10:40

vestido azul, falando ao microfone ao lado do professor na Dança dos FamososRafa Kalimann contou que o programa ajudou a minimizar o problema - Foto: Reprodução/ TV Globo

Participante da “Dança dos Famosos”, Rafa Kalimann revelou no “Domingão com o Huck”, na noite de domingo, 09 de abril, que lida com crises de pânico.

Leia +: Saiba qual cantora também convive com crises de pânico

Com a voz embargada, a influenciadora digita e ex-BBB se emocionou ao falar que a participação no quadro tem a ajudado a lidar com as questões emocionais.

Ela abriu o jogo sobre a fase delicada que tem vivenciado: “Lido com as crises de pânico já tem uns quatro anos. Nesse começo de ano, intensificou muito”, contou.

Rafa contou que a chegada de 2023 impulsionou as crises. Foi o convite para participar da competição de dança, que minimizou os momentos de ansiedade.

Passei por uma fase delicada, mas cuidando muito com acompanhamento médico, tudo muito certinho. Mas foi uma diferença muito grande quando eu comecei a fazer o Dança, ativou algo muito precioso de me jogar, de fazer algo novo”.

Luciano Huck apoiou a iniciativa da famosa em abrir o jogo sobre o tema tão delicado: “Eu acho bom falar. A saúde mental das pessoas está tão comprometida, que sempre que a gente vê um depoimento construtivo, eu acho que vale a pena”, disse o apresentador,

“Tudo muda, eu não tive crise de pânico. É uma vitória quando eu consigo superar isso dia após dia. O Dança está me fazendo muito bem, é uma tabelinha para mim. Quando consigo superar isso, é uma vitória”, completou a ex-BBB.

ENTENDA A CRISE DE PÂNICO

A região central do cérebro é responsável pelo controle das emoções e da liberação de adrenalina – hormônio que faz com que o organismo se prepare para fugir ou lutar diante de um perigo. No transtorno do pânico, esse “alarme” cerebral dispara sem que haja um perigo real, provocando a sensação de medo e mal-estar intenso.

Leia +: Simaria teve crises de pânico antes de por fim à dupla com Siimone

O transtorno do pânico (TP) é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos.

Os ataques de pânico acarretam intenso sofrimento psíquico com modificações importantes de comportamento devido ao medo da ocorrência de novos ataques. Isso faz com que os pacientes procurem as emergências médicas em busca de causas orgânicas que expliquem seus sintomas.

SINTOMAS

Os sintomas são aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração; falta de ar; pressão ou dor no peito; palidez; suor frio;  tontura; náusea; pernas bambas; formigamento; tremores; calafrios ou ondas de calor; sensação de estar “fora do corpo”; medo de morrer ou de “perder o controle”; desmaio ou vômito no pico da crise.

O transtorno do pânico pode ter como origem situações extremas de estresse, como crises financeiras, brigas, separações ou mortes na família, experiências traumáticas na infância ou depois de assaltos e sequestros. Pessoas cujos pais têm transtornos de ansiedade são mais suscetíveis de desenvolver TP.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O diagnóstico do transtorno do pânico pode demorar a ocorrer, uma vez que alguns dos sintomas físicos da doença podem ser confundidos com os sinais característicos do infarto.

O tratamento combina medicamentos antidepressivos e ansiolíticos com psicoterapia e deve ser conduzido por médico psiquiatra; sua duração vai depender da intensidade da doença, podendo variar de meses a anos, sendo que se trata de um problema que pode ser controlado, mas para o qual não existe a cura completa.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino


×