Vitiligo: conheça a doença e os famosos diagnosticados com ela

Por - 21/02/22

Famosos com vitiligoFotomontagem/Reprodução/Instagram

Provavelmente, você já ouviu falar sobre vitiligo, principalmente nas últimas semanas, já que a participação de Natália como uma das participantes do BBB22, fez com que muitos internautas pesquisassem sobre a condição. Um dos casos mais conhecidos da doença foi o do cantor Michael Jackson, no entanto, a doença é considerada comum e pode chegar a mais de 150 mil casos por ano apenas no Brasil. Mas, afinal, o que é o vitiligo?

O que é vitiligo?

O vitiligo se trata de uma doença que causa a perda da cor da pele em manchas, que, geralmente, tendem a ficar maiores com o passar do tempo. A condição ocorre quando as células que produzem a melanina, proteína responsável por dar coloração à pele e cabelo, morrem ou param de funcionar, podendo afetar a pele em qualquer parte do corpo. Apesar disso, vale ressaltar que a doença não é fatal ou contagiosa.

Tipos

Vale lembrar também que a doença não atua de uma só forma. Existem dois tipos de vitiligo, o bilateral, ou não segmental, que, como o nome já diz, se manifesta igualmente nos dois lados do corpo, e o unilateral, ou segmental, no qual as manchas aparecem em apenas um lado do corpo e de forma mais rápida. 

Quais são os sintomas?

Os sintomas do vitiligo podem variar de caso para caso, mas contam, principalmente,  com a perda da pigmentação da pele, perda da cor do cabelo, e pêlos espalhados pelo corpo, como sobrancelhas, cílios ou barba e até mesmo alteração ou perda da cor na retina.

Quais são as causas?

O vitiligo é uma doença autoimune, ou seja, acontece quando o corpo do diagnosticado ataca as suas próprias células. Apesar disso, existem alguns estudos de que a genética, exposição ao sol, estresse, traumas e doenças psicológicas podem ocasionar o surgimento ou agravamento da condição. 

Tem cura?

Apesar de não ter cura, existem diversas formas de tratar o vitiligo, que se tornaram possíveis com o avanço da tecnologia e dos estudos farmacêuticos e dermatológicos. Os tipos de tratamento, que devem ser escolhidos a partir de acompanhamento e indicação de um médico, podem contar com pomadas, despigmentação, fototerapia e enxerto de pele. 

Famosos com vitiligo

Michael Jackson, um dos famosos diagnosticados com a doença, foi alvo de diversos comentários que invalidaram a sua condição, alegando que ele havia feito um procedimento estético para ficar branco, quando, na verdade, se tratava apenas de perda de pigmentação causada pelo vitiligo. Com o passar do tempo, diversos famosos vieram à público e falaram sobre o diagnóstico, como uma forma de incentivar outras pessoas com a doença e combater a discriminação e a desinformação acerca da doença. Além de Natália, do BBB22, e Michael Jackson, Sophia Alckmin, Luiza Brunet, Gian, Igor Angelkorte, Thomas Lennon, Steve Martin, Jon Hamm e Winnie Harlow são alguns dos famosos portadores da doença.

Natália Deodato, do BBB22, posando para foto
Foto: Reprodução/Instagram @natalia.deodato
Michael Jackson sorrindo em foto
Foto: Reprodução/Instagram @michaeljackson

Sophia Alckmin, filha do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou que descobriu a doença logo após a morte de seu irmão, vítima de um acidente de helicóptero. “Foi um período tão turbulento que não sei ao certo quanto tempo depois do acidente a doença apareceu”, disse ela ao contar para seus seguidores. 

Sophia Alckmin posando para foto
Foto: Reprodução/Instagram @sophiaalckmin

Já a modelo Luiza Brunet, contou em uma entrevista que foi diagnosticada com a doença ainda pequena, com apenas dois anos de idade.

Luiza Brunet posando para foto no espelho
Foto: Reprodução/Instagram @luizabrunetoficial

Gian, da dupla sertaneja com Giovanni, relatou em uma entrevista com Gugu Liberato, que as manchas começaram a aparecer em sua pele ainda durante a sua adolescência. 

Gian posando para foto
Foto: Reprodução/Instagram @giancantor_oficial

Igor Angelkorte, ator brasileiro que  fez parte de produções como “Além do Horizonte” e “Dupla Identidade”, também já falou sobre o seu diagnóstico publicamente, contando aos seguidores que a doença surgiu quando ele ainda tinha seus 10 anos de idade. 

Igor Angelkorte posando para foto
Foto: Reprodução/Instagram @igorangelkorte

O ator e comediante americano, Thomas Lennon, conhecido por seus papéis em “Uma Noite no Museu” e “Hancock”, tem manchas esbranquiçadas nas mãos, quadris e rosto.

Thomas Lennon posando para foto
Foto: Reprodução/Instagram @thomaspatricklennon

Steve Martin, uma lenda das comédias de Hollywood, também foi diagnosticado com a doença e vem lutando contra o vitiligo por um longo tempo.

Steve Martin posando para selfie
Foto: Reprodução/Twitter

Jon Hamm, reconhecido por seu papel como Don Draper na série americana “Mad Men” afirmou que desenvolveu manchas brancas na pele devido ao estresse. Em 2015 para a revista GQ, ele confessou que notou a falta de pigmentação em suas mãos quando conseguiu seu papel no seriado de grande sucesso. 

Jon Hamm sorrindo em foto
Foto: Reprodução/Twitter

Embora muitos julgam improvável que uma pessoa com vitiligo consiga um lugar de destaque nas revistas e holofotes, Winnie Harlow é uma das modelos que faz parte das Angels da marca Victoria’s Secret, e é diagnosticada com a doença. A jovem é vista como inspiração de outras portadoras da doença e ela mesma confessou que se orgulha de seu físico e se ama como é.

Winnie Harlow posando para selfie
Foto: Reprodução/Instagram @winnieharlow

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,