Televisão às 09:30

‘70 Anos Esta Noite’ celebra a novela brasileira

Adriana Esteves em especial da Globo

João Cotta/Divulgação TV Globo

Na noite em que as novelas completam sete décadas, neste 21 de dezembro, a TV Globo abre espaço em sua programação para celebrar a data e o gênero. Um dos principais produtos do entretenimento – e uma paixão nacional – exportada para centenas de países e que coleciona prêmios por todos cantos, a novela é a protagonista no especial “70 Anos Esta Noite”. O programa vai relembrar, de maneira afetiva e emocional, momentos inesquecíveis, vilanias e finais felizes que marcaram a história da televisão brasileira. Tudo isso com um elenco estelar presente ao longo desta trajetória como Lima Duarte, Tony Ramos, Gloria Pires, Susana Vieira, Patrícia Pillar, Lilia Cabral, Antonio Fagundes, Taís Araújo, Renata Sorrah, Fernanda Montenegro, Adriana Esteves, Claudia Raia, Carolina Dieckmann, Giovanna Antonelli, Nivea Maria, entre tantos outros.

Com roteiro de Bia Braune e Celso Taddei e supervisão de texto de George Moura, o especial apresenta um recorte que contempla os elementos-chave presentes nas novelas, entre eles: as heroínas, os vilões e vilãs, os casais românticos e a história da força das mães, como explicou o diretor Henrique Sauer: “Vamos contar a história desses 70 anos fazendo um mix de imagens de arquivos e encontros de atores e atrizes, que geraram conversas sobre o que faz a novela tão popular e longeva até os dias de hoje. Vamos ter também, a própria novela, em uma narração em off, contando sua história, em primeira pessoa, através dos ingredientes fundamentais que estão presentes nela.”

No programa, a atriz Jéssica Ellen personifica a voz da telenovela, no papel de narradora, guiando o público para um passeio pela memória afetiva. No cenário montado nos Estúdios Globo, enormes projeções em tecidos ajudam a promover o resgate de inesquecíveis cenas dessa trajetória. “A nossa proposta é que o público faça um grande passeio afetivo pelas histórias que marcaram tantas gerações. Esse resgate das novelas costuma proporcionar também um olhar para a nossa própria vida, porque nos remete imediatamente à infância, aos amigos, à vida familiar daquela determinada época. A maioria de nós cresceu assistindo às novelas”, complementa o diretor Henrique Sauer.

Nessas inúmeras histórias não podem faltar as heroínas. Para relembrar alguns momentos marcantes daquelas personagens por quem o público costuma torcer e chorar junto, estarão no programa as atrizes Giovanna Antonelli, Nívea Maria, Taís Araújo e Camila Pitanga. No palco do especial, as quatro relembram momentos importantes de suas carreiras e trabalhos que fizeram a diferença em suas trajetórias.

Fernanda Montenegro – Foto (Paulo Belote/TV Globo)

Giovanna recorda seus trabalhos em ‘O Clone’, ‘Segundo Sol’, ‘Laços de Família’ e na atual novela das sete ‘Quanto Mais Vida Melhor’; Camila comoveu o público com suas atuações em ‘Lado a Lado’, ´Paraíso Tropical’, ‘Porto dos Milagres’, ‘Mulheres Apaixonadas’, entre tantas outras. Nívea, que foi a grande ‘mocinha’ de ‘A Moreninha’, e atuou em muitas novelas de sucesso como ‘Gabriela’, ‘O Feijão e o Sonho’, ’Pedra Sobre Pedra’, entre outras, fala sobre a importância do gênero em sua vida profissional. Taís Araújo marcou presença com as atuações em ‘Da Cor do Pecado’, ‘Amor de Mãe’, ‘Xica da Silva’, ‘Viver a Vida’, ‘Cobras e Lagartos’ e relembra os grandes momentos.

As vilãs, que o público ama odiar, não poderiam ficar de fora e também estão muito bem representadas. As atrizes Adriana Esteves (Carminha, ‘Avenida Brasil’; Laureta, ‘Segundo Sol’; Telma, ‘Amor de Mãe’), Christiane Torloni (Tereza Cristina, ‘Fina Estampa’), Gloria Pires (Maria de Fátima, ‘Vale Tudo’, Raquel, de ‘Mulheres de Areia’ – e muitas outras), Patrícia Pillar (Flora, ‘A Favorita’), Claudia Raia (Lívia Marine, ‘Salve Jorge’) e Renata Sorrah (Nazaré Tedesco, ‘Senhora do Destino’) relembram algumas das cenas memoráveis e momentos inesquecíveis da carreira.

“70 Anos Esta Noite” ainda reserva uma homenagem especial a dois ícones da teledramaturgia brasileira: Tony Ramos e Antonio Fagundes, que juntos se emocionam ao relembrarem suas trajetórias, iniciadas no final dos anos 50. Para completar a noite, mais dois grandes artistas fazem participações luxuosas no especial: Fernanda Montenegro e Lima Duarte.

“70 Anos Esta Noite” tem direção de Henrique Sauer. O roteiro é de Bia Braune e Celso Taddei com supervisão de George Moura. A produção é de Isabela Bellenzani e a direção de gênero de José Luiz Villamarim. O especial será exibido na terça, 21 de dezembro, após ‘Um Lugar ao Sol’ no canal internacional da Globo, em simulcast no Globoplay. No dia seguinte, 22 de dezembro, vai ao ar às 16h30 (horário da costa leste) no Viva, disponível nos EUA e Canadá no Globoplay.

Patricia Pillar, Claudia Raie e Renata Sorrah Foto (Paulo Belote/TV Globo)

PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Libido, masturbação… o que a personagem de Rebeca vem nos dizer sobre os 50 anos
Tem famoso que não comemora o Natal. Vem ver quem é!
Cegonha fez a festa! Relembre famosas que se tornaram mamães em 2021

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!