Televisão às 13:45

Ana Maria Braga cita ‘inveja branca’ e web reage: ‘Racismo!’

Ana Maria Braga de blusa colorida no cenário do Mais você
Foto: Reprodução/ TV Globo

Tudo ia bem no “Mais Você”, na manhã desta quarta-feira, 22 de setembro até que Ana Maia Braga, em uma de suas tiradas quase sempre com “algo a mais”, soltou uma expressão considerada racista. A apresentadora conversava com o repórter Fabrício Battaglini, que fazia um link direto de uma gigantesca plantação de girassol localizada em Cerquilho, cidade de São Paulo.

“Eu fui repórter de rua durantes muitos anos, e eu morro de inveja. Inveja boa, inveja branca, de poder estar aí, por exemplo, onde você está. Você estava aqui ontem, e eu continuo aqui hoje. Mas que lindo, Fabrício”, disse Ana.

Imediatamente a citação do termo “inveja branca”, usado pela loira, virou assunto nas redes sociais. A expressão é considerada racista por associar a ideia de algo positivo apenas para a cor branca, reforçando a ligação da cor preta a coisas ruins.

Internautas reagiram e cobraram retratação, o que não aconteceu até o fechamento desta matéria.

“Alguém avisa pra Namaria q expressão ‘inveja branca’ não se usa porque indica algo ‘do bem’. Ou seja, o que é associado à cor branca é visto como algo positivo – o que reforça a associação entre ‘preto’ e comportamentos negativos”, escreveu uma internauta.

“Ana Maria do céu, não existe inveja branca. Isso é racismo!”, acusou outro. “Gente, eu sei que Namaria falou inveja branca eu sei que isso não é legal de dizer… Mas não vamos pegar no pé dela, não dessa vez. Sabe aquele deslize de uma galera das antigas em desconstrução comete? Então… Só hoje, vai”, defendeu um terceiro.

Veja +: Ana Maria Braga solta cantada ao vivo e sugere casamento com comprometido

ANA MARIA BRAGA PEDIU DESCULPAS POR CITAR ‘RACISMO REVERSO’

O “BBB21” foi assunto em todos os lugares e tudo o que se referia ao reality virou polêmica. Mas quando se trata de alguns equívocos ocorridos dentro da casa, que acabam refletindo aqui fora, ficava ainda mais complicado. No dia 02 de março, depois de se tornar alvo de diversas críticas nas redes socais por ter, no dia anterior, dito que Lumena pratica racismo reverso, Ana Maria Braga pediu desculpas.

A apresentadora, diante da repercussão, resolveu pesquisar o assunto e entendeu que as atitudes da psicóloga com Carla Diaz dentro do reality show não configuram racismo. Logo que abriu o programa, a loura se retratou.

“Eu gosto muito de assumir os meus erros. Depois do programa de ontem, eu vi muitas mensagens nas redes sociais informando que eu havia feito um comentário equivocado, que eu não sabia. Foi quando mostramos a Lumena falando com o Fiuk sobre branquitude referindo-se a Carla Diaz”, disse.

“Nesse momento eu usei a expressão ‘preconceito reverso’, entendido por muitos como ‘racismo reverso’. Vieram muitas críticas, e isso me fez buscar informação”.

A apresentadora destacou que boa parte da população não sabe, de fato, que a expressão ‘racismo reverso’ não existe.

“Ativistas e pensadores da atualidade criticam a expressão de preconceito contra brancos, reforçando que a definição de racismo não se limita à cor da pele, mas sim a um sistema de opressão, e que para haver racismo é preciso haver relações de poder”, explicou.

“Nesse assunto a gente é muito desinformado. Eu aprendi. A gente tem visto no BBB um conflito de ideias, mas isso é reflexo da dificuldade que a sociedade tem de lidar com essas questões. Já descobri uma coisa que não farei mais. Não faz sentido de usar expressão. Me desculpem, eu errei”.

APRESENTADORA FOI CRITICADA POR DESEJAR ‘PELE MORENINHA’

Após curtir os dias de férias aproveitando a praia e o sol da Bahia, Ana Maria Braga voltou ao comando do programa “Mais Você”, da Rede Globo, na manhã desta quinta-feira, 5 de agosto. No entanto, a volta da apresentadora foi marcada por um episódio desconfortável que revoltou alguns internautas.

Veja+: Ana Maria Braga posta foto rara com o filho

Tudo isto porque, ao comentar sobre os dias perto do mar, Ana alegou que queria ter aproveitado mais o sol, pegando um “bronzeado” igual ao do jornalista Thiago Oliveira, que trabalha junto com Ana no “Mais Você” cobrindo o mundo esportivo. Thiago Oliveira é negro, e logo o uso da palavra “bronzeado” para se referir a cor do repórter foi um erro de Ana que não passou despercebido pelo público do programa.

Após a fala da famosa, Thiago chegou a questionar Braga, passando a mão no próprio braço e perguntando: “Esse (bronzeado)?”. O momento então passou e rapidamente o vídeo do trecho em questão foi retirado da plataforma online da Globo, que exibiu outros momentos do programa, porém, mesmo assim a fala de Ana foi repercutida na internet.

APROPRIAÇÃO CULTURAL

No início do ano, Ana também resolveu inovar no visual e surgiu de dreads nas telinhas da Globo. Porém, o novo penteado de Ana Maria causou polêmica na web.

Isso porque uma mulher branca usando dreads, que são ligados à cultura negra, pode ser considerado apropriação cultural, já que a apresentadora representa um grupo privilegiado que passou a usar algo de um grupo minoritário,  que utiliza os dreads como um traço que representa muito mais do que apenas penteado, com simbolismos e significados étnico-culturais.

No Twitter e Instagram, internautas criticaram o novo penteado da apresentadora.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Carolina Dieckmann comemora o dia da Árvore e é chamada de Juma

Lázaro Ramos se emociona ao comentar sua saída da Globo

Pelé apresenta melhora e faz exercícios no hospital

Maria Casadevall e namorada aparecem pela 1ª vez em público

Pétala, Marcos e Lívia Andrade: entenda a treta no exame de DNA