Televisão às 08:00

Dia do Cantor: Relembre os ‘canarinhos’ que animaram a teledramaturgia

Os cantores da ficção

TV Globo/Divulgação/Montagem

O Dia do Cantor é comemorado em 13 de julho. Nesta data celebra-se o profissional que tanta alegria traz para pessoas, emprestando sua voz para dar vida a uma música. Apesar de não se saber o motivo da comemoração ser nesse dia especifico, a data se popularizou e também é a mesma em que se comemora o Dia do Rock.

Apesar de muitos se considerarem cantores, mesmo que apenas de chuveiro, a profissão de cantor é muito importante, e não basta apenas saber cantar alguns versos para ser considerado bom no ofício.

Veja+: Ricardo Pereira estreia como cantor em novela portuguesa

Além do talento, existem diversas técnicas que são utilizadas para melhorar a prática do canto. Várias instituições de ensino oferecem cursos relacionados à arte que abordam essa prática, além de existirem cursos específicos para quem quer se tornar um exímio cantor.

Veja+: Amor de Mãe: Ryan desiste da carreira de cantor

Pensando nisso, OFuxico resgatou os “canarinhos” da teledramaturgia! Veja!

1.Faísca e Espoleta, A Favorita (2009)

Faísca e Espoleta, A Favorita (2009) TV Globo/Divulgação

A dupla sertaneja Faísca e Espoleta é formada pelas personagens Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patrícia Pillar) no passado da novela. As musas caipiras encantavam o público com o hit “Beijinho Doce”.

2.Fabian, Cheias de Charme (2012)

Fabian, Cheias de Charme (2012) TV Globo/Alex Carvalho

Fabian (Ricardo Tozzi) era um cantor de sucesso de sertanejo universitário. É conhecido por ser o príncipe das domésticas, seu maior público, além de ser sedutor, mulherengo, vaidoso e extremamente zeloso por sua imagem. Foi lançado pela cantora Chayene, que não se cansa de tentar se aproximar dele para ser mais do que companheira de palco. Ele, por sua vez, não quer nada com ela. Fabian é irmão gêmeo de Simone e sócia de Inácio.

3.Sereia Maria, O Canto da Sereia (2013)

Sereia Maria, O Canto da Sereia (2013) TV Globo/Estevam Avellar

Sereia (Isis Valverde), a rainha do axé, a maior musa pop do Brasil, recebe um tiro certeiro, em plena terça-feira de Carnaval, e cai em cima do trio, diante de milhares de fãs. A Bahia para. Quem poderia querer tirar a vida dessa mulher tão carismática e no auge de sua fama? Um dos suspeitos é Paulinho de Jesus. Produtor musical que descobriu o talento de Sereia e a lançou ao estrelato, ele se apaixonou perdidamente por ela, com quem viveu um romance turbulento e que não terminou bem. O ex-namorado entra na lista de suspeitos.

4.Hilda, Joia Rara (2013)

Hilda, Joia Rara (2013) TV Globo/Cynthia Salles

Filha caçula de Ernest, Hilda é uma moça bem educada, doce e amorosa. Seu sonho é ser cantora, mas não ousa desafiar o pai, que não toleraria tal escolha. Mas, ela frequentará o Cabaré Pacheco Leão escondida. A jovem se apaixona por Toni.

5.Sol, Malhação Sonhos (2014)

Sol, Malhação Sonhos (2014) TV Globo/Estevam Avellar

Com uma voz única, ela sempre sonhou alto. Sol queria ser famosa. Mas antes, ela ingressou na Ribalta e enfrentou os problemas financeiros da família. Moradora de Marechal Hermes, é filha de Bete. Foi criada sozinha pela mãe, que não apoiava o sonho dela. Aos poucos ela amadureceu e conseguiu conciliar o seu sonho com os estudos. Tornou-se uma grande cantora e continua apaixonada pelo seu negão, Wallace.

6.Gui Santiago, Rock Story (2016)

Gui Santiago, Rock Story (2016) TV Globo/Paulo Belote

Gui (Vladimir Brichta) é um astro do rock nos anos 1990 tenta reerguer a carreira. É talentoso, estourado e impulsivo. Apaixonado pela mulher, Diana, e pela filha, Chiara, no início da trama, rompe o casamento após entrar em confronto com o rival, o ídolo pop Léo Régis. Também é pai de Zac, que só viu bebê e reencontra adolescente. Conhece Júlia e se apaixona pela bailarina. Empresariado por Lázaro Vasconcelos descobre que o amigo conspirou contra ele.

7.Elis Miranda, A Força do Querer (2017)

Elis Miranda (Silvero Pereira) é uma artista transformista que luta para sobreviver em meio a tanto preconceito que o permeia. Para se sustentar na Cidade Maravilhosa, ele adotou um “personagem”, o motorista Nonato, que trabalha diretamente para o empresário Eurico.

8.Beto Falcão, Segundo Sol (2018)

Beto Falcão (Emilio Dantas), Segundo Sol (2018) TV Globo/João Cotta

Filho de Seu Dodô e Dona Naná, irmão de Clóvis, Remy e Ionan. Criado numa família tradicional do bairro popular de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, Beto se torna um ídolo do axé, mas sua carreira logo entra em decadência. Apesar da desenvoltura nos palcos, é meigo e tímido. A fama momentânea o levou a namorar Karola, que, sem que ele saiba, é amante de seu irmão e empresário Remy. O cantor volta a ficar famoso com a notícia da sua falsa morte e é convencido a embarcar nesse factoide, que representa uma maneira de juntar dinheiro para saldar as dívidas e evitar que sua família fique sem teto.