Televisão às 06:00

Ailton Graça: Reveja os papéis do ator que encarna Xana Summer

Xana Summer sorrindo na foto

Personagem é um dos principais destaques de Império (TV Globo/Paulo Belote)

Ailton Graça é um desses artistas que orgulham o público, pela entrega em suas criações. O ator, de 56 anos, já viveu inúmeros personagens na telinha desde sua estreia em 2003, no seriado “Cidade dos Homens”.

O artista, que está prestes a completar vinte anos de carreira artística, teve a oportunidade de encenar diferentes perfis durante sua trajetória: segurança, comerciante, delegado, professor e, mais recentemente, juiz de direito no folhetim “Salve-se Quem Puder”.

E, claro! Não podemos deixar de citar o trabalho excepcional que o global desempenhou na pele da travesti Xana Summer, personagem que pôde revisitar juntamente com o público de casa, na reprise de “Império”, obra escrita pelo dramaturgo Aguinaldo Silva.

OFuxico separou 13 papéis deste operário da arte, que merece todo nosso aplauso!

Veja+: Ailton Graça relembra sucesso de Xana Summer em Império: ‘Transborda carinho e afeto’

1.Milton Santos, Falas Negras (2020)

Milton Santos, Falas Negras (2020) TV Globo/João Cotta

Geógrafo, jornalista, advogado e professor universitário, nasceu em São Paulo, e viveu entre 1926 e 2001. É reconhecido mundialmente como um dos maiores geógrafos brasileiros e, em 1994, foi consagrado com o Prêmio Vautrin Lud (algo como o prêmio Nobel da Geografia) e tem mais de 40 livros publicados em sete línguas.

2.Vitório, Salve-se Quem Puder (2020)

Vitório, Salve-se Quem Puder (2020) TV Globo/João Miguel Jr

Juiz íntegro e correto é conhecido pelo seu trabalho de combate à corrupção e se torna alvo de poderosos empresários e políticos. Está em Cancún para um congresso quando é morto.

3.Padre Ramiro, O Sétimo Guardião (2018)

Padre Ramiro, O Sétimo Guardião (2018) TV Globo/Estevam Avellar

Padre Ramiro foi o único guardião a ser poupado da morte, na trama de Aguinaldo Silva.

4.Delegado Paranhos, Cidade Proibida (2017)

Delegado Paranhos, Cidade Proibida (2017) TV Globo/Mauricio Fidalgo

Paranhos é um delegado truculento, que usa métodos pouco convencionais, na série Cidade Proibida.

5.Florisval, Totalmente Demais (2015)

Florisval, Totalmente Demais (2015) TV Globo/Pedro Curi

Ex-marido de Rosângela, Florisval é mulherengo e não paga a pensão dos filhos Jeniffer e Wesley. Motorista de Carolina, seduz Maristela e os dois passam a morar juntos. No entanto, volta para Rosângela e a pede em casamento.

6.Xana Summer, Império (2014/2021)

Xana Summer, Império (2014) TV Globo/Ellen Soares

Xana Summer é dona de um salão de beleza em Santa Teresa. Seu nome de batismo é Adalberto Silva.

7.Quirino, Flor do Caribe (2013)

Quirino, Flor do Caribe (2013) TV Globo/Alex Carvalho

Casado com Doralice, governanta e cozinheira da casa dos Albuquerques, e pai de Juliano e do pequeno William, ambos adotados. Também adota Beatriz, mas a menina fica com Doralice quando o casal se separa. Aos 18 anos, entrou para o seminário, mas mudou de ideia ao decidir adotar Juliano. Chegou a trabalhar na casa dos Albuquerques como motorista, mas não suportava a maneira como Dionísio tratava William e pede demissão. Acaba se tornando professor de história. Termina a novela ao lado de Nicole.

8.Silas, Avenida Brasil (2012)

Silas, Avenida Brasil (2012) TV Globo/João Cotta

Dono de um carro de mensagem e de um bar, localizado no Divino. É completamente apaixonado por Monalisa, mas acaba chegando à conclusão de que o coração dela pertence a Tufão (Murilo Benício) e termina a novela ao lado de Olenka. É pai solteiro de Darkson.

9.Tião, Cama de Gato (2009)

Tião, Cama de Gato (2009) TV Globo/João Miguel Jr

Ex-marido de Rose e pai dos seus quatro filhos: Tarcísio, Glória, Francisco e Regina. É um homem encostado e mulherengo. Usa uma doença cardíaca como desculpa para não trabalhar e passar os dias jogando sinuca ou papeando no bar. É namorado de Heloísa e, assim como ela, é pensionista de Dona Genoveva. Depois, no entanto, passa a viver de favor, na casa de Bené.

10.Jacaré, Três Irmãs (2008)

Jacaré, Três Irmãs (2008) TV Globo/Ivone Perez

Pescador, Jacaré é o típico malandro de praia, gente boa. No passado, encantou-se por Sylvie L’Éclair, famosa atriz francesa que passou por Caramirim e com quem se envolveu por um único dia. O coração do pescador só se aquietou depois que conheceu Janaína, por quem logo se apaixonou. Não é muito de pegar no batente, mas ajuda Janaína nos afazeres da pousada. Ainda obcecado pela lembrança de Sylvie, coleciona secretamente tudo o que se relacione com ela.

11.Barão, Sete Pecados (2007)

Barão, Sete Pecados (2007) TV Globo/Divulgação

Homem misterioso que, em algum momento da vida, perdeu o rumo. Apaixonado por Ágatha faz tudo o que ela pede. Ele lê a sorte e orienta as pessoas a conseguirem o que querem, mas também é um atrapalhado, capaz de fazer muitas confusões. Seu sonho é ganhar um beijo de Ágatha, que se diverte tratando-o mal.

12.Ramires, Cobras & Lagartos (2006)

Ramires, Cobras & Lagartos (2006) TV Globo/Renato Rocha Miranda

Pai de Foguinho e marido de Shirley, com quem teve dois outros filhos, Sandra e Téo. Ramires é dono de uma loja de penhores, um agiota tosco, ignorante, avarento, grosso e mal-humorado, conhecido por sua frieza na cobrança das dívidas dos pobres coitados que empenham objetos em sua loja. Se em seu trabalho ele manda e desmanda, em casa é completamente dominado pela mulher, a quem obedece como um cachorrinho. Assim como Shirley, também mimou os filhos do segundo casamento e sempre desprezou seu primogênito, filho de sua falecida primeira mulher.

13.Feitosa, América (2005)

Feitosa, América (2005) TV Globo/Divulgação

Boêmio alegre, simpático, falante e machista. Professor de mestre-sala em uma escola de samba. Namora Islene e sofre com a superproteção da mãe, Diva.