Pai de Lucas Santos desabafa sobre a morte do filho: “A humanidade está doente”

Por - 04/08/21 - Última Atualização: 26 junho 2023

césar abraçado com o filho lucas(Reprodução: Instagram)

César Soanata, pai de Lucas Santos e ex de Walkyria Santos, mãe do jovem, fez um desabafo nas redes sociais após a morte de Lucas, de 16 anos, que se suicidou depois de uma onda de comentários de ódio que surgiram devido um vídeo de Lucas mostrando uma brincadeira com um amigo no TikTok. O que era para ser apenas um vídeo despretensioso virou alvo de ataques homofóbicos que levaram Lucas a tirar a própria vida em sua casa em Natal (RN), na última terça-feira, 3 de agosto.

Nesta quarta-feira, 4 de agosto, César fez uma declaração após o enterro do filho, que ocorreu hoje. Ao publicar um vídeo, o empresário também agradeceu pelas mensagens de apoio que recebeu. Walkyria, em seu Instagram, também agradeceu pelo apoio recebido. A mãe do jovem não conseguiu comparecer ao enterro do filho, ainda muito abalada com a situação, mas participou durante a cerimônia de velório.

“Agradeço pelas condolências e pêsames que venho recebendo desde ontem. Eu não tenho como falar, não tenho como expressar a minha gratidão a vocês porque, graças ao meu bom Deus, à minha família e aos amigos, estou aqui de pé. Eu já falei ontem no velório do meu filho, eu já falei hoje de novo e vou falar milhões de vezes se for necessário: ‘a morte do meu filho não vai passar em branco. Eu tenho certeza que Deus me deu uma missão e que irei cumprir essa missão, que é tentar abrir os olhos dos pais e das mães que a vida é muito mais do que uma curtida na rede social, é muito mais do que uma postagem com visualizações'”, disse Soanata.

“A humanidade está doente, totalmente doente. A depressão, infelizmente… Agora estou sentindo na pele… Porque a gente acha que só acontece na casa do vizinho e, infelizmente, aconteceu na minha casa e, infelizmente, eu não estava perto para tentar fazer algo. Estou fazendo esse vídeo para você pai, para você mãe, para você jovem, para você adulto: ‘nunca é tarde para procurar apoio, nunca é tarde para procurar ajuda'”, continuou.

“Você pai, você mãe, faça questão de estar perto dos seus filhos o máximo que puder, faça questão de deixar claro para eles que vocês não são só pai e mãe e sim que vocês são os melhores amigos, o amigo que dá a vida por eles. Para que o jovem possa entender que conversar com o pai ou com a mãe não é ter a certeza de que será castigado ou punido e sim ouvido. A gente precisa cuidar da nossa juventude. As pessoas precisam de mais amor, mais empatia, mais respeito, amor ao próximo e, principalmente, Deus no coração. Não quero aqui culpar ‘A’ ou ‘B’ pelo que aconteceu, porque não vai trazer meu filho de volta. O que quero é, a partir de hoje, tentar fazer com que outros jovens não façam o que ele fez, para que outras famílias não passem pelo que a gente está passando. E, a partir de hoje, 4 de agosto, começa a minha luta e eu conto com vocês. Conto com a imprensa, com os amigos, com quem quiser se engajar nessa luta que não será minha, será de todos nós. Essa bandeira será levantada e pode ter certeza que ela será muito bem representada. Obrigado!”, completou ele, alertando outros pais sobre a questão acerca dos perigos da internet.

DESABAFO DE WALKYRIA, MÃE DE LUCAS

A cantora Walkyria Santos, ex-vocalista da banda Magníficos, está desolada.  Na terça-feira, 3 de julho, a famosa usou as redes sociais para comentar sobre a morte do filho Lucas Santos, de 16 anos. Em vídeo publicado em uma rede social, ela lamentou o “ódio destilado na internet” e disse que precisava deixar um sinal de alerta para outras famílias. Walkyria também é mãe de Bruno, de 20 anos, e Maria Flor, de 10. Bruno e Lucas foram frutos de seu relacionamento com César Soanata.

“Hoje (terça-feira), eu perdi meu filho, uma dor que só quem sente vai entender. Ele postou um vídeo no TikTok, uma brincadeira de adolescente com os amigos, e achou que as pessoas iriam achar engraçado, mas as pessoas não acharam, como sempre, as pessoas destilando ódio na internet. Como sempre, as pessoas deixando comentários maldosos. Meu filho acabou tirando a vida. Eu estou desolada, eu estou acabada, eu estou sem chão. Tenham cuidado com o que vocês falam, com o que vocês comentam. Vocês podem acabar com a vida de alguém. Hoje sou eu e a minha família que choram. Eu fiz o que pude. Ele já tinha mostrado sinais, eu já tinha levado a psicólogo, já tinha conversado várias vezes com ele, mas foi só isso, foram só os comentários na internet, que fez com que ele chegasse a esse ponto. Que Deus conforte o coração da minha família e que vocês vigiem, porque essa internet está doente”, disse.

COMOÇÃO DE FAMOSOS

Horas depois do vídeo publicado por Walkyria, Juliette Freire, campeã do “Big Brother Brasil 21”, da TV Globo, usou o Twitter para alertar a respeito do perigo dos ataques nas redes sociais. Outros famosos como Mc Rebecca, Wesley Safadão e Gretchen também se pronunciaram sobre o caso. Confira as declarações clicando aqui.

“Hoje o filho da @walkyriasantos_ suicidou-se por não suportar comentários maldosos na Internet. Vocês imaginam a dor de perder um filho pela irresponsabilidade/maldade de alguém?? Isso é desumano! As pessoas precisam PARAR de usar a internet para machucar! Não é só um comentário, não é só uma opinião, é sobre a vida de alguém…Não é machucando alguém que as suas dores vão diminuir, não é humilhando alguém que você vai ser maior, não é ganhando uma briga que você terá paz. PAREM!!! Com quem quer que seja… por favor parem!”

---

Tags: ,,,