Amigas há anos, Astrid Fontenelle cuida de Preta Gil durante recuperação

Por - 28/08/23

Preta Gil e Astrid Fontenelle no hospitalFoto: Reprodução/Instagram @pretagil

Após a retirada de um tumor no intestino, Preta Gil segue no hospital para o acompanhamento pós-cirúrgico. Nesta segunda-feira, 28 de agosto, a artista recebeu a visita da jornalista Astrid Fontenelle, sua amiga de longa data.

“Tive uma visita muito informativa. [Astrid] me atualizou de várias coisas de que eu estava por fora. Jornalista, trouxe revistas para mim, tem noção? Eu amo muito”, disse a cantora nos stories do Instagram.

Astrid chegou a defender a amiga em seu turbulento processo de divórcio de Rodrigo Godoy, no início deste ano. Após o jornalista Leo Dias vazar informações sobre a traição do ex-marido da artista, Astrid pediu para o colega deixá-la em paz. “Astrid Fontenelle me chamou e falou ‘vamos dar uma trégua?’”, contou o colunista, que concordou com o pedido.

Astrid aproveitou para atualizar os seguidores sobre o estado de saúde de Preta: “Ela está ótima. Preta está ótima!”, reforçou. “Só falta você levantar para fazer xixi, que você não levantou até agora. Vamos”, falou enquanto ajudava a amiga a sair da cama hospitalar.

Mais cedo, a filha de Gilberto Gil contou que está evoluindo e deu início a uma alimentação mais sólida, depois de retirar a sonda nasogástrica na semana passada. “Hoje foi um dia de mais uma adaptação da alimentação. Voltei a comer comida sólida, pastosa com um pouco de pedaços. É um processo, porque tem que comer muito pouquinho para digerir direito, e a bolsa ficar bem”, comemorou. 

Ela ainda revelou que cada dia é “uma vitória” e que a caminhada é mais lenta justamente para que toda a adaptação seja um sucesso. “Tudo é um processo. Hoje foi mais um dia de aprendizado, de luta, mas de vitória”. 

“Foi um dia de adaptação da comida pastosa e um pouco de pedaços, para ver como funciona a bolsa, como a bolsa reage. Aí dá mil coisinhas, então tem que ter paciência”, completou a cantora, que estava acompanhada pelo amigo Gominho. Por fim, ela disse que deve ficar internada por mais uma semana.

Afinal, Preta está curada do câncer?

Na última terça-feira, 22 de agosto, Preta Gil comemorou a remissão do câncer, afirmando que seu corpo está livre de células da doença. Ela vinha lutando contra um tumor no intestino desde janeiro deste ano.

Porém, “remissão” e “cura” são conceitos diferentes. Segundo Rodrigo Calado, professor titular de hematologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, a cura é quando o câncer é totalmente erradicado, mas só se consegue saber isso depois de ao menos cinco anos sem sinal da doença.

Antes disso, o termo correto é “remissão”, ou seja, o período em que a doença permanece sob controle. O paciente pode estar sem qualquer evidência da doença (remissão completa), mas não é considerado curado pois ainda existe o risco de o mal retornar ou há necessidade de controlá-lo com remédios.

---