André Marques sobre a vida pós-bariátrica: “Não é a cura”

Por - 24/02/21 - Última Atualização: 6 abril 2021

Reprodução/Instagram

Muitas pessoas pensam que fazer uma cirurgia bariátrica é a solução mais fácil para combater a obesidade. Mas na realidade não é bem assim.

André Marques usou seu Stories do Instagram para responder diversas perguntas de fãs e, entre elas, surgiu : “Como está o dia a dia pós bariátrica?”

Marques respondeu, com toda sua sinceridade:

“É uma luta diária. Você entra meio que no automático, você domina o que você pode comer. Às vezes você acaba exagerando. Agora, na quarentena engordei um pouquinho. Mas emagrece um pouquinho. Acho que a luta é para sempre, não é a cura. Tem que se cuidar sempre", disse.

Em outra pergunta sobre o que come, André Marques contou que só diminuiu a quantidade dos alimentos que ingere.

André Marques substitui Faustão?

"Eu como de tudo, mas em menor quantidade, obviamente. Tô sempre me pesando, se subiu um pouquinho, dou uma segurada na onda. É uma luta pra sempre".

Um seguidor escreveu para o ator, dizendo que ele foi a inspiração que faltava para que também fizesse a cirurgia. O apresentador do The Voice Brasil então agradeceu o carinho e reafirmou que nunca fez apologia à essa cirurgia, porque sempre há casos e casos.

André Marques fala da vida depois de passar por cirurgia bariátrica

"Fico feliz quando vejo essa mensagem porque muita gente operou por minha causa. Mas eu nunca fiz apologia à cirurgia, porque às vezes é bom para um e não para o outro. Feliz que você tenha feito e está se dando bem. Foco, porque a luta é pra sempre!".

Uma mensagem chamou atenção de André: a pessoa desistiu várias vezes da cirurgia. André aconselhou:

“Cara, também fugi e desisti algumas vezes. Nunca é tarde para começar ou recomeçar. Se você está no fundo do poço, o fundo do poço tem mola. Muita gente vai botar pilha, vai ser contra, mas essa é uma decisão unicamente sua.”

Depois da bariátrica pela qual passou, André Marques emagreceu 70 kg no período de 5 anos. 

Apresentadores e técnicos do The Voice + arrasam no look

André Marques responde sobre seguidor se inspirar nele para fazer a bariátrica

Orientação médica

Em 2018 André Marques comemorou cinco anos de sua cirurgia bariátrica, que o fez perder 70 kg durante este tempo. No relato, o artista destaca que o médico que o operou explicou os riscos das doenças associadas à obesidade.

O cirurgião Cid Pitombo, especialista em estudos de obesidade, aponta que, além de riscos de desenvolver diabetes, doenças cardíacas e vasculares, pessoas acima do peso podem sofrer de problemas motores.

André Marques solta lado romântico e homenageia namorada

"O excesso de peso sobrecarrega joelhos, coluna, coração, pulmão. E essa sobrecarga apresenta a conta ao longo da vida, gerando problemas diversos de saúde, podendo inclusive levar à morte. Uma analogia que pode ajudar os pacientes a entenderem é imaginar um carro com motor 1.0 novo. Ele vai conseguir acelerar e subir ladeiras normalmente, mesmo que cheio de passageiros. Mas com o passar do tempo este motor começa a falhar e perder o desempenho. É o mesmo com o organismo do obeso", disse.

Recordista em cirurgias bariátricas, o médico é reconhecido internacionalmente como um dos principais nomes no tratamento de obesidade. Além de viajar o mundo realizando cirurgias de demonstração, Cid Pitombo é um dos responsáveis por introduzir a videolaparoscopia no Brasil. A técnica, que é menos invasiva e proporciona uma recuperação mais rápida ao paciente, é utilizada, inclusive, pelo SUS, no Programa de Cirurgia Bariátrica no Hospital Estadual Carlos Chagas, que existe desde 2010.

A equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas, trata a qualidade de vida e a mudança de hábitos como objetivo principal do projeto, que opera 40 pessoas por mês.

Namorada de André Marques se declara na web: ‘Eu te amo’

---