Carla Diaz milionária, Giovanna Antonelli empresária, Juliana Paes um fenômeno… veja como está o elenco de ‘O Clone’

Por - 04/10/21

Murilo Benício e Giovanna Antonelli como Lucas e Jade em O Clone

Há exatos 20 anos, em outubro de 2001, estreava na Globo a novela “O Clone”, trama de Glória Perez que volta a ser exibida no “Vale a Pena Ver de Novo” nesta segunda-feira, 04 de outubro, na Globo. Sucesso de audiência, a novela destacou não apenas um time de peso – até mesmo no elenco secundário – mas trouxe à tona assuntos nunca antes debatidos, como a poligamia e principalmente a reprodução humana. Embora esta seja a terceira exibição – a novela foi reprisada em 2011, quando completou 10 anos – a trama é daquelas do rol das imperdíveis e empolga até mesmo na trilha sonora, misturando o universo islâmico com musical tradicional e elementos pop.

Tendo como pano de fundo a história de um amor proibido entre a muçulmana Jade, interpretada por Giovanna Antonelli, e o brasileiro Lucas, vivido por Murilo Benício, a novela dirigida por Jayme Monjardim, foi marcada por inovação tecnológica, ao unir clonagem humana e cultura árabe.

Glória Perez já contou várias vezes que a ideia surgiu do caso da ovelha Dolly, criada por clonagem: “Se era possível clonar uma ovelha, não seria possível clonar um ser humano?” A partir daí, desenvolveu questões relacionadas aos conflitos de identidade de uma pessoa feita em laboratório como cópia de outra, passando pelos limites éticos da ciência.

Os temas continuam bastante atuais e o elenco vibra com a reprise. Que tal lembrarmos um pouco de “O Clone”?

LINDA E INSTIGANTE HISTÓRIA DE AMOR

No início nos anos 1980, Lucas (Murilo Benício) conhece Jade (Giovanna Antonelli) no Marrocos. A jovem é filha de muçulmanos, mas nasceu e foi criada no Brasil. Por conta da morte de sua mãe, Sálua (Walderez de Barros), precisa ir morar com seu tio, o patriarca Ali (Stênio Garcia). Sid Ali, como é chamado pelos empregados, segue com rigor os costumes islâmicos e não aceita a união de Jade e Lucas, que não é muçulmano.

Lucas tem um irmão gêmeo, Diogo (Murilo Benício), cuja semelhança com ele se resume à aparência física. Se o amado de Jade é introspectivo, Diogo é namorador, alegre e brincalhão, considerado o mais indicado para suceder o pai, Leônidas (Reginaldo Faria), em seus negócios. Leônidas é viúvo e vive uma relação apaixonada com a extrovertida Yvete (Vera Fischer), mas Diogo desaprova o relacionamento, principalmente após descobrir que foi com ela, a namorada do pai, com quem passou uma noite no Marrocos.

Yvete não sabia que Diogo era filho de Leônidas. Para desespero da família, Diogo sofre um acidente de helicóptero e morre nos primeiros capítulos da trama. Sua morte distancia Yvete de Leônidas e frustra os planos de Lucas que, diante da tragédia, volta atrás em seu compromisso de fugir com Jade. Sem alternativa, Jade retorna para sua família e se casa com Said (Dalton Vigh).

Abalado pela morte do afilhado, o cientista Albieri (Juca de Oliveira) decide clonar o outro gêmeo, Lucas, como forma de trazer Diogo de volta e realizar um sonho: ser o primeiro a realizar a clonagem de um ser humano. Sem que ninguém tome conhecimento da experiência, Albieri usa as células de Lucas na formação do embrião e o insere em Deusa (Adriana Lessa), que pensa estar fazendo uma inseminação artificial comum.

Passados quase 20 anos, Lucas está casado com Maysa (Daniela Escobar) e tem uma filha, Mel (Débora Falabella). Ele abdicou de seus sonhos para cuidar da empresa do pai. Jade também teve uma filha com Said, Khadija (Carla Diaz). Ela e Lucas se reencontram no Rio de Janeiro e o antigo amor renasce. Os dois voltam a fazer planos e enfrentam novos obstáculos até conseguirem terminar juntos no final.

Said (Dalton Vigh) e Jade (Giovanna Antonelli) – Foto: TV Globo

VAMOS DE SPOILER

O clone Leandro, o Léo, vive com a mãe e a avó, Dona Mocinha (Ruth de Souza), e tem Albieri como padrinho. Nem o rapaz nem sua família suspeitam de sua verdadeira origem. Em viagem ao Marrocos em companhia do cientista, Léo vê Jade e, imediatamente, se apaixona, exatamente como aconteceu com Lucas anos atrás. Ao descobrir a verdade sobre sua vida, ele vive uma crise, tentando descobrir seu lugar no mundo. Quando a história da criação do clone vem a público, Deusa – a “mãe de aluguel” – e Leônidas – o “pai biológico” – disputam Léo na Justiça.

Gloria Perez recorreu à juíza Ana Maria Scarpezini para dar um veredicto na ficção: Léo é considerado filho de Leônidas e Deusa. No final da história, Albieri e Léo – criador e criatura – desaparecem nas dunas do deserto do Saara, em cenas gravadas nos Lençóis Maranhenses, no Maranhão.

Foto: Reprodução/ TV Globo

TRILHA SONORA

Para se ter ideia do sucesso a novela, uma trilha paralela foi lançada, contendo apenas os sucessos do Bar da Dona Jura, que virou parada obrigatória na época e recebeu nomes do esporte como Pelé e Ronaldinho Gaúcho. Todo mundo queria passar por lá e foi um estouro!

Aliás, a personagem de Solange Couto ganhou música do grupo Molejo, “Não é Brinquedo, Não”, bordão de D. Jura.

https://www.youtube.com/watch?v=FW06KZVJT-s

O amor dos protagonistas Jade e Lucas era embalado por “A Miragem”, de Marcus Viana. Já o frio Said, marido de Jade, tinha como música “Desert Rose”, de Sting.

“My Lover’s Gone”, popularizou Dido por aqui, ao virar tema de Mel, papel de Débora Falabella, que se torna dependente de drogas na segunda fase da história.

Ainda nas internacionais, teve Shakira com “Whenever, Whenever”, tema de Karla, a alpinista sócia vivida por Juliana Paes. Caetano Veloso se fez presente com “Escândalo”, que marcava as cenas do preparador físico Xande, papel de Marcello Novaes.

“Alto Lá”, de Zeca Pagodinho, dava o ritmo ao casal Deusa (Adriana Lessa) e Edvaldo (Roberto Bomfim). O casal era amante da gafieira e arrasava no salão. Outro destaque foi “Alma”, de Zélia Duncan, tema de Clarice, papel de Cissa Guimarães. A personagem lutava para tirar Nando (Thiago Fragoso), seu único filho, das drogas. A música ficou entre as mais executada nas rádios do país, na época.

O ELENCO

Giovanna Antonelli

Quando deu vida à protagonista Jade, Giovanna tinha apenas 25 anos. Desde então, seguiu uma progressiva trilha de sucessos. Foi na trama que conheceu e se apaixonou por Murilo Beníco, pai de seu primogênito, Pietro, de 16 anos. Eles se separaram anos depois. Atualmente, aos 45 anos, mãe também das gêmeas Sofia e Antônia de 10 anos, frutos de seu casamento com o diretor de TV Leonardo Nogueira. Seu último trabalho em novelas foi em “Segundo Sol”, e ela se prepara para retornar em “Quanto Mais Vida Melhor”, que ocupará a faixa das 19h. Paralelo a isso, a atriz é uma bem sucedida empresária o ramo da beleza e da gastronomia natural.

Murilo Benício

O ator tinha 30 anos de idade quando interpretou Lucas, Diogo e Leandro na novela das nove. Hoje, aos 50 anos, não anunciou novo trabalho desde que atuou em “Amor de Mãe”, em 2019. Vale destacar que ele e Giovanna Antonelli se separaram em 2004. Em 2012 o ator casou com Débora Falabella, que também atuou em “O Clone”, mas se separaram no início de 2019.

Carla Diaz

Ainda hoje o bordão “muito ouro”, de sua personagem, Khadija, é repetido e ela tem sempre que dizer o “inshallá”, característico da filha de Jade e Said. A atriz, agora com 30 anos, participou do “Big Brother Brasil 21” e atualmente pode ser vista nos badalados filmes “A Menina Que Matou os Pais” e “O Menino Que Matou Meus Pais”. Após participar do reality, ela conseguiu – com muito trabalho e economizando nos gastos – ultrapassar o valor de R$ 1,5 milhão, prêmio concedido à Juliette, que ganhou o programa.

Carla Diaz (Foto: TV Globo – Reprodução/ Instagram @carladiaz)

Dalton Vigh

O ator tinha 37 anos quando fez o Said, marido de Jade e pai de Khadija. Longe da Globo desde “Liberdade, Liberdade” em 2016, ele está atualmente no SBT. Ele atuou em “Aventuras de Poliana”, no SBT, antes da pandemia, e deve estar na continuação da novelinha, “Poliana Moça”, prevista para estrear em 2022.

Juca de Oliveira

Não dá para pensar em outro ator como o Dr. Augusto Albieri, o cientista responsável por clonar Lucas. O ator que está com 86 anos, não atua desde 2017, quando esteve em “O Outro Lado do Paraíso”. Seu nome é cotado para “Olho por Olho”, ainda sem data de estreia.

Stênio Garcia

Que saudade o Tio Ali! O tio de Jade e Latiffah atuou recentemente na série “Filhas da Eva”, lançada no GloboPlay. Em março do ano passado, ele foi o primeiro grande nome a ser desligado da Globo. O ator de 89 anos estava há mais de 40 anos na emissora.

Letícia Sabatella

Ela era a Latiffa, prima de Jade e sobrinha de Ali. A atriz, que atualmente está com 50 anos, está no ar como Teresa Cristina em “Nos Tempos do Imperador”.

Letícia Sabatella (Foto: TV Globo – Reprodução/ Instagram @leticia_sabatella)

Antonio Calloni

O engraçadíssimo Mohamed, marido de Latiffa (Letícia Sabatella), pai de Samira (Stephany Brito) e Amin (Thiago de Oliveira). Calloni não atua desde “Éramos Seis”, em 2019.

Eliane Giardini

A maravilhosa Nazira, interpretada por Eliane Giardini, fez o público rir muito! A irmã mais velha de Said (Dalton Vigh) e Mohamed (Antonio Calloni), que acaba se apaixonando por Miro (Raul Gazola) fez uma das grandes atuações da trama. Recentemente Eliane atuou em “Amor de Mãe” (2019) e “Órfãos da Terra” (2019).

Solange Couto

Dona Jura, vivida por Solange Couto, foi a personagem das personagens. Ainda hoje, duas décadas depois Solange é a Dona Jura e ponto final! Autora do bordão “Não é brinquedo não”, ela ficou marcada. A novela mais recente da atriz foi “O Tempo Não Para (2018)” e ela deu expediente em “Os Roni”, no Multishow, no ano passado.

Juliana Paes

A bonitona era bem jovem quando viveu a Karla, que deu o golpe da paternidade em Tavinho (Victor Fasano). Quem diria que ela seria um dos maiores nomes da Globo… Para a novela, Juliana chegou a fazer números de dança do ventre. Foi graças à dedicação da atriz que ela virou protagonista posteriormente em “Caminho das Índias” (2009) e “A Força do Querer” (2017), ambas de Gloria Perez.

Juliana Paes (Foto: Tv Globo / Reprodução Instagram @juianapaes)

Reginaldo Faria

Ele era o Leônidas, viúvo, pai de Diogo e Lucas, que acaba se envolvendo com Yvete (Vera Fischer). Hoje, aos 84 anos, sem atuar desde “Espelho da Vida” (2018), Reginaldo deve estar em “Um Lugar ao Sol”.

Daniela Escobar

Fazia a Maysa, namorada de Diogo (Murilo Benício) que, após sua morte, se casa com Lucas. O casal tem uma filha, Mel (Débora Falabella). A artista de 52 anos está afastada da TV desde 2017, quando atuou em “Apocalipse”, novela bíblica da Record.

Vera Fisher

Interpretou a linda Yvete, que conquistou Leônidas Ferraz (Reginaldo Faria). A atriz de 69 anos esteve na novela “Espelho da Vida” (2019) e recentemente fez uma participação na série “Meu amigo Bussunda”, do GloboPlay.

Debora Falabella

A atriz brilhou como a dependente química Mel, destaque da segunda fase da história. Este ao ela gravou a segunda temporada da série “Aryanas”, ainda sem data de estreia confirmada.

Marcello Novaes

Intérprete do motorista Xande, personagem considerado um divisor na carreira do ator, que até então fazia papéis com vertente cômica. Durante a pandemia, Novaes, hoje com 59 anos, atuou na série “Diário de um Confinado”, da Globoplay.

Victor Fasano

O ator deu vida ao Tavinho, um dos diretores da empresa de Leônidas (Reginaldo Faria). Hoje aos 62 anos, ele é figura rara na TV. Seu último trabalho foi em 2015, na série “Conselho Tutelar”, da Record.

Victor Fasano (Foto: TV Globo – Instagram @victorscenes)

Marcos Frota

Fazia o Escobar, ex-aluno de Albieri e pai de Nando (Thiago Fragoso). Aos 64 anos, o ator não atua em novelas desde “Sol Nascente”, em 2016.

Thiago Fragoso

Muitos acreditam que Nando foi o melhor papel do ator até hoje. O filho de Clarice e Escobar, jovem advogado, faz estágio no escritório dos Ferraz. Inteligente, alegre, querido pelas pessoas em volta, vai se transformar totalmente quando começar a usar drogas.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Mariana Lima assume casamento aberto e relacionamento com mulheres
Domingão de quem? Nome de Faustão aparece no final do programa de Huck
Marcos Mion diz que era proibido de exibir tattoo de Nossa Senhora na Record
Atriz de 36 anos morre durante sono ao ser atingida por ‘bala perdida’

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino