Dia Nacional de Combate ao Racismo: Famosos que usam as redes sociais na luta contra a discriminação

Por - 03/07/21 - Última Atualização: 2 julho 2021

Babu Santana, Lázaro Ramos e Zezé MottaConfira alguns dos artistas que usam as redes sociais no combate ao racismo (Reprodução/Instagram)

Neste dia 3 julho, pouca gente sabe, mas comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Racismo. Veja os famosos que ajudam nesta luta nas redes sociais

Nem todo mundo sabe, mas neste sábado, 3 de julho, comemora-se do Dia nacional de Combate ao Racismo. Apesar de termos outras datas emblemáticas com relação ao assunto, há um motivo para escolher este dia em específico.

Veja+: Todas as vezes que o racismo e o preconceito viraram debate no Big Brother ao redor do mundo

No ano de 1951, há 70 anos, o Congresso Nacional aprovou a primeira lei contra o racismo no Brasil, estabelecendo como contravenção penal qualquer prática de preconceito por cor ou raça.

A partir daí, outras propostas surgiram visando erradicar o racismo, como a Constituição Federal determinar que o racismo é crime inafiançável, a inclusão da injúria racial no Código Penal e a criação das cotas para negros em universidade e em concursos públicos.

No entanto, apesar de tantas medidas, isso ainda não é o suficiente. De acordo com o site do Senado Federal, conforme dados do Atlas da Violência 2020, a taxa de homicídios de negros cresceu 11,5% de 2008 a 2018, enquanto que a de não negros caiu 12%.

Veja+: Confira alguns famosos que já forma vítimas de racismo

Além disso, com as redes sociais fazendo cada vez mais parte de nossas vidas, não é difícil ver alguém fazendo uma reclamação por algum tipo de discriminação racial que tenha sofrido.

Com isso, além de medidas legais pela Justiça, muitos artistas utilizam a visibilidade para ajudar neste combate à discriminação racial e o OFuxico mostra para vocês.

Veja a lista com alguns destes famosos!

Babu Santana

Taís Araújo

Lazaro Ramos

Emicida

Elza Soares

Lumena Aleluia

Camila Pitanga

João Luiz

Ludmilla

Iza

Ícaro Silva

Luis Miranda

Maju Coutinho

---

Tags:

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais