Notícias às 20:15

Fernanda Montenegro é imortalizada na Academia Brasileira de Letras

fernanda montenegro séria com fone de ouvido branco

Reprodução/Instagram @fernandamontenegrooficial

Fernanda Montenegro acaba de fazer história no Brasil mais uma vez: ela foi imortalizada de vez na Academia Brasileira de Letras à cadeira de número 17.

A eleição aconteceu na tarde desta quinta-feira, 04 de novembro, e Fernanda recebeu a maioria absoluta dos votos, 32 de 34 totais, sendo que dois foram brancos. Por norma da ABL, ela não pode participar da cerimônia.

Por meio de seu perfil oficial no Instagram, a atriz celebrou a nomeação publicando um vídeo, além de exaltar a Academia na legenda do post.

A Academia Brasileira de Letras é um referencial cultural de 125 anos. Abrigou e abriga representantes que honram a diversidade da nossa criatividade em várias áreas. Vejo a academia como um espaço de resistência cultural. Agradeço a oportunidade”.

Já Marco Lucchesi, presidente da ABL, disse ao Splash UOL: “Fernanda Montenegro é um dos grandes ícones da cultura brasileira. Intelectual engajada e sensível leitora do real”.

Veja+: Dia Internacional do Idoso: Famosos dão um show de jovialidade na internet

Sua presença enriquece os laços profundos da Academia com as artes cênicas. Com ela, adentram, luminosos, tantos, personagens, que marcaram gerações, passado, presente e futuro”, concluiu ele.

SEM DISPUTA AO CARGO

Aos 91 anos, a Dama do Teatro Brasileiro foi a única candidata ao cargo, que antes foi ocupado pelo diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, que morreu no dia 15 de março de 2020.

Veja+: Veteranos da TV Globo renovam contrato até 2025. Saiba quem fica!

Ninguém quis concorrer com Fernanda Montenegro à cadeira, que já pertenceu também a Roquette-Pinto (1884-1954), que deixou um importante legado para a ciência, cultura e educação no Brasil e fundou a primeira rádio nacional no país, e o diplomata Antonio Houaiss (1915-1999).

As inscrições terminaram no dia 06 de setembro. A votação aconteceu  então na data de hoje, e a atriz precisava receber pelo menos 17 votos para, então, poder comemorar a eleição. A posse está marcada para acontecer em março de 2022.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS:
7ª. Roça de A Fazenda: Quem você quer que fique no reality?
Deolane expulsa penetras de sua festa de aniversário
Saiba quanto Deolane Bezerra gastou na festa de aniversário
Deolane Bezerra chora ao ouvir música de MC Kevin e é consolada
A Fazenda 13: Noivo de Sthe Matos rebate acusações de traição