Gabriel Medina retorna às competições de surfe: ‘Nunca tinha vivido isso’

Por - 27/05/22

Gabriel Medina após ganhar o títuloReprodução/Instagram

Depois de conquistar seu terceiro título mundial em setembro de 2021, Gabriel Medina não participou da primeira metade desta temporada e está retornando às competições a 6ª  etapa do World Surf League (WSL) Championship Tour, na Indonésia, a primeira após o novo corte da elite no meio da temporada.

Ele foi bem recebido pelos seus colegas de Tour, com uma mistura de emoção e medo. Os competidores ficaram felizes em ver seu amigo de volta, porém alguns já preocupados com os danos que ele pode causar. Com vitórias em esquerdas tubulares em fundos de recifes, como Teahupoo no Taiti, Cloudbreak em Fiji e Pipeline no Havaí, Gabriel Medina é apontado como um dos favoritos nos longos tubos de Grajagan Bay, na atual etapa.

Leia+: Gabriel Medina quebra o silêncio e fala sobre separação de Yasmin Brunet

“É muito bom estar de volta e estou pronto para competir”, garantiu Gabriel Medina.

“Para ser honesto, foi bem estranho para mim ficar vendo de longe, todos competindo nos cinco primeiros eventos do ano. Eu nunca tinha vivido isso e é legal poder retornar aqui nesse lugar também. Eu só tinha vindo aqui uma vez, mas sempre ouvi falar muito bem, então vai ser uma experiência incrível competir aqui. As ondas lembram bastante as de Fiji, mas aqui estamos no meio da selva. Certamente, vai ser uma semana incrível para todos nós”, disse.

Gabriel Medina
Reprodução/Instagram/@gabrielmedina

Pausa na competições

Em janeiro deste ano, Medina afirmou que precisava tratar de questões emocionais, também de uma leve lesão na lombar para voltar ao mar. Em um longo desabafo, o atleta reviveu a emoção de vencer o mundial pela terceira vez e explicou as questões que o levaram a tomar esta decisão.

“2021 foi um ano incrível para mim, conquistei meu maior sonho como surfista que era me tornar tricampeão mundial. Era uma parada intocável para mim. No ano passado, vivi uma montanha russa de emoções dentro e fora da água, o que afetou muito minha saúde mental e física. Ao final da temporada, eu estava completamente esgotado. Cheguei no meu limite. Tomei minha vacina durante as férias e achei que ia conseguir me preparar a tempo para a primeira etapa da nova temporada, que começa em um dos meus picos favoritos no mundo, Pipe. Não foi o caso”, escreveu.

Vale destacar que no começo do ano passado, ele rompeu com o padrasto, que era seu técnico, Charles Rodrigues. A crise profissional se tornou também uma questão familiar, dado o vínculo entre eles. As mudanças não pararam de ocorrer e em 2021, ele passou o Natal com o pai pela primeira vez após 20 anos.

Depois disso, Medina fez o anúncio e diz que a recuperação mental segue tão importante quanto a física. “Decidi que não viajarei para o Hawaii e vou tirar um tempo para que eu possa me recuperar mental e fisicamente. Estou com uma leve lesão no quadril que venho tratando desde o final do ano passado. Somado ao corpo, tenho questões emocionais que estou precisando lidar. Venho de meses muito desgastantes.”, escreveu.

Leia+: Yasmin Brunet comenta briga com a família de Gabriel Medina

Em seguida, Gabriel Medina ainda explica que falar das dificuldades emocionais é uma das questões mais difíceis e revela que até pensou a não dar qualquer tipo de explicação a respeito da decisão de não ir ao campeonato mundial, pelo menos não nessas duas primeiras etapas. Ele agradeceu aos fãs e ainda deixou um recado claro para que o público reforce os cuidados com a saúde mental.

“Reconhecer e admitir para mim mesmo que não estou bem vem sendo um processo muito difícil, e optar por tirar um tempo para me cuidar foi talvez a decisão mais difícil que já tomei em toda a minha vida. Me questionei muito nos últimos tempos se deveria tornar isso público ou manter de forma privada, mas é justo que todos vocês que sempre torceram por mim saibam do momento que estou enfrentando. A saúde mental é muito importante. Preciso estar 100% mentalmente para voltar a competir”, destacou.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais