Gilberto Gil toma posse de cadeira na Academia Brasileira de Letras

Por - 08/04/22

gilberto gil de farda para posse de cadeira na academia brasileira de letrasReprodução/Instagram @floragil_

Conforme OFuxico noticiou em novembro, a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL) tem um novo “dono”! Gilberto Gil, foi eleito com maioria absoluta (21 votos), ocupando a vaga que pertencia ao jornalista Murilo Melo Filho, que morreu em maio 2021.

Nesta sexta-feira, 08 de abril ele finalmente tomará posse às 21h, mas já está provando o fardão para o evento, conforme imagens registradas por Flora Gil, esposa do artista.

Na época da eleição, o presidente da ABL, Marco Lucchesi, rasgou elogios a Gilberto Gil, afirmando que ele une a cultura erudita e popular: “Para Darcy, o pássaro da cultura tinha duas asas. Uma delas era erudita e a outra popular. Para que o pássaro possa voar mais longe, ele precisa das duas asas. Certamente, Gilberto Gil é esse traço de união entre a cultura erudita e popular”.

Leia+: Bolsonaro provoca e usa músicas de artistas críticos a ele em posts

Canta e pensa esse país; provou o exílio, em um momento muito difícil da nação; ocupou cargos importantes, como o Ministério da Cultura. Enfim, é um homem poliédrico, que representa parte essencial desses últimos anos do século 20 e do início do século 21”.

Portanto, ele é um homem que tem muitos traços de união: a política e a poética; século 20 e século 21; a tropicália e o modernismo. Ele é uma figura de extrema riqueza e, certamente, é muito bem-vindo agora como acadêmico, na casa de Machado de Assis”, completou ele.

postagem de gilberto gil de farda no instagram
Reprodução/Instagram @gilbertogil

GILBERTO GIL SE EMOCIONOU COM ELEIÇÃO

No dia da eleição, Gilberto Gil expressou sua felicidade com a conquista: “Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha”.

O músico acompanhou toda a votação na casa de amigos, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro e atualmente, ele é o segundo negro a ocupar uma cadeira na ABL.

Ao jornal Nacional, da TV Globo, Gilberto Gil disse: “Não são só os poetas, enfim, classicamente considerados aqueles que escrevem poemas, publicam livros e etc, mas é um autor de canções populares, de música popular.

Leia+: Chico Buarque processa deputada bolsonarista por uso de música

Uma boa quantidade delas, são 600 pelo menos, algumas com reconhecida qualidade literária, o que é um aspecto também que deve ser considerado”.

“Muito do acolhimento dado pelos acadêmicos se deve ao fato de que há uma reconhecida qualidade no meu trabalho poético, na minha escritura como compositor”, concluiu Gilberto Gil.

Gilberto Gil sorridente: é o novo imortal da ABL
Gilberto Gil ficou feliz com cadeira na ABL – (Fotomontagem: Reprodução Instagram @gilbertogil)

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.