Google faz homenagem a Janaína Dutra. Saiba quem ela é!

Por - 30/11/21

Janaína Dutra

Nesta terça-feira (30/11), quem acessou a página inicial do Google para fazer uma pesquisa, viu que havia uma homenagem para Janaína Dutra, que lutou em defesa da causa LGBT, e completaria 61 anos.

No entanto, muita gente sequer conhecia Janaina Dutra e sua importância para a causa LGBT. Natural de Canindé, no interior do Ceará, ela foi a primeira travesti do país a obter uma carteira profissional da Ordem dos Advogados do Brasil.

Janaína morreu em 2004, vítima de câncer no pulmão, aos 43 anos.

De acordo com informações do Mídia Bixa, especializado no tema da causa LGBT, Janaína ajudou muitas pessoas com HIV positivo na década de 1980, quando houve o ‘boom’ da doença. Ela colaborou com o Ministério da Saúde na elaboração da primeira campanha de prevenção do HIV/AIDS entre travestis.

Além disso, tem participação fundamental na fundação do Grupo de Apoio Asa Branca (GRAB), grupo de apoio a travestis e homossexuais que atua até hoje no Ceará.

Seis anos após sua morte, em 2010, o roteirista Wagner de Almeida lançou o filme Janaína Dutra, uma Dama de Ferro, que conta a trajetória da advogada e ativista social.

Google faz homenagem
Reprodução

PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Por que o rebolado de Anitta na TV causa tanta polêmica?
A Fazenda 13: MC Gui afirma que não sentirá saudade do reality rural
Aos 47 anos e avó, Preta Gil revela desejo de ser mãe novamente
Ana Clara sofre acidente durante viagem

Tags:

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais