Mural de Eduardo Kobra para Ayrton Senna é lançado na web

Por - 12/05/20

Felipe Del Valle/RF1

O muralista Eduardo Kobra preparou um mural para homenagear Ayrton Senna no Autódromo de Interlagos, onde o piloto brasileiro fez história com duas notáveis conquistas na Fórmula 1, em 1991 e 1993., se consagrando entre os maiores pilotos do mundo.

A Secretaria Municipal de Turismo, responsável pela gestão do local, cedeu uma empena no local para a realização da obra, que tem 27 metros de altura por 10 metros de largura.

Eduardo Kobra emociona fãs ao anunciar a morte da filha, Catarina

O lançamento virtual está marcado para esta terça-feira (12), às 17h, por meio de uma live nas páginas oficiais de Ayrton Senna no Facebook e YouTube.

A obra Ayrton Senna – Superação foi concluída em março, mas devido à pandemia optou-se por adir o lançamento no dia 12 de maio, data do aniversário de 80 anos de Interlagos, cujo nome oficial é José Carlos Pace, em homenagem a outro grande piloto brasileiro.

Adriane Galisteu presta homenagem a Ayrton Senna

Vale lembrar que Senna é uma das grandes referências de Kobra, e o “personagem” mais lembrando pelo muralista em suas obras, chegando a um total de 11 murais, além de uma tela, de pequeno, médio e grande porte, o último deles no autódromo de Ímola, na Itália.

“Cheguei a pensar em suspender tudo, devido a essa terrível pandemia que acontece no mundo inteiro, mas achei que Senna, com seu exemplo de resiliência, é um símbolo ainda mais importante em um momento tão difícil como este”, declarou Eduardo Kobra.

Sidney Sampaio visita obras de Eduardo Kobra em Nova York

“Por isso escolhi para retratar no mural o instante icônico de 24 de março de 1991, quando, após correr a parte final da prova apenas com a sexta marcha do carro, Senna chega extenuado ao pódio e, juntando suas últimas forças, consegue erguer com a mão direita a taça da vitória”, completou o artista.

“Senna transformou o ato de pilotar carros de corrida em, além de um esporte, uma verdadeira arte, que encantava a todos. Em todos os murais que faço no mundo pinto a bandeira do Brasil, o que é influência direta do orgulho que Ayrton Senna tinha de carregar a bandeira brasileira após as provas e principalmente do desejo que ele tinha de compartilhar com todos os brasileiros as suas conquistas”, afirmou, ainda.

Xuxa, sobre Ayrton Senna: 'Faltam ídolos como ele'

Para o Secretário Municipal de Turismo, Miguel Calderaro Giacomini, o mural entregue à cidade é uma espécie de presente duplo.

“Estamos honrados com esta parceria. Ter o registro de um momento tão importante para um dos maiores esportistas do mundo, Ayrton Senna, no Autódromo de Interlagos, executado por Eduardo Kobra, muralista paulistano reconhecido internacionalmente pelo seu talento e traço tão característico, contribui para que a cidade fique ainda mais colorida e vibrante. Com isso, todos os eventos que forem realizados no local, esportivos ou não, terão a figura deste ídolo brasileiro marcando a ocasião”, afirmou ele.

Ronnie Von recebe o muralista Eduardo Kobra no Todo Seu

“Sempre recebemos com muita honra e carinho todas as homenagens que o Kobra faz ao Ayrton, perpetuando seu legado por meio de uma arte que impacta milhares de pessoas. Sem dúvida, esta será especial por estar em Interlagos, onde tivemos memórias incríveis do Ayrton, seja na época das vitórias épicas da F1, ou de seu início de carreira, no kartódromo que hoje leva seu nome”, contou Bianca Senna, sobrinha do piloto e CEO de Senna Brands.

A obra “Ayrton Senna – Superação” no Autódromo de Interlagos é uma iniciativa de Eduardo Kobra, com o apoio de Senna Brands e da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.

Eduardo Kobra lançará por meio de uma live seu mural em homenagem a Ayrton Senna

Eduardo Kobra pinta John Lenon na Inglaterra
Adriane Galisteu homenageia Senna no dia de sua morte: 'O melhor'
7 motivos para sentir saudades do lendário Ayrton Senna

---