Preta Gil responde perguntas sobre a bolsa de ileostomia

Por - 04/10/23 às 20:00

preta gilReprodução/Instagram

Nesta quarta-feira, 4 de outubro, Preta Gil surpreendeu seus seguidores nas redes sociais ao abrir uma caixa de perguntas para falar de sua saúde e do uso da bolsa de ileostomia. A famosa explicou que passou a receber inúmeras perguntas sobre o tema após postar uma foto de biquíni com a bolsa exposta.

Preta postou um vídeo e escreveu na legenda: “Amores, vim responder algumas dúvidas frequentes sobre minha bolsa de ileostomia que tenho recebido nas caixinhas de perguntas. Não estou dizendo que é fácil! Sim, as dificuldades existem, mas podemos romper os preconceitos com pessoas estomizadas e normalizar o uso. Essa bolsinha salva vidas!”

Uma das questões feitas foi a respeito se a bolsa incomoda a cantora.

“Hoje em dia a bolsa não me incomoda. Tudo é uma questão de costume. No começo, quando falaram que eu ia usar a bolsa, fiz um drama. Quando saí da cirurgia, fiquei estranhando. E, de repente, comecei a entender, ver e ouvir historias, de como a bolsa salvou vidas. Pessoas que poderiam morrer de câncer ou usar a bolsa. A bolsa é uma salvação. No meu caso, é temporária, mas muitas pessoas usam definitivamente e têm uma vida normal. Hoje tenho uma vida muito perto da normalidade. Ainda estou me acostumando e vou testando algumas coisas, mas eu, praticamente, já me acostumei com ela. Vou usando roupas que consigo me sentir melhor, entendendo como é isso. Questão de costume, vivência, e você vai aprendendo a lidar”, contou.

Assista:

A ileostomia é uma abertura criada cirurgicamente para desviar o fluxo do intestino delgado, e a bolsa acoplada a essa abertura é utilizada para coletar as fezes, que seguem um novo trajeto. Após uma cirurgia como a de Preta, o fluxo intestinal se torna involuntário, exigindo o uso constante da bolsa e a necessidade de esvaziá-la várias vezes ao longo do dia.

Há três semanas em casa, Preta Gil passou quase um mês internada para tratar um câncer de intestino. A cantora ainda está fazendo tratamentos e precisa visitar o hospital periodicamente. A filha de Gilberto Gil descobriu a doença em janeiro. Desde então, vem passando por diversas etapas do tratamento, incluindo quimioterapia e uma cirurgia de 14 horas para retirada do tumor.

---

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.