Que coisa boa! Confira a playlist de aniversário de Gloria Groove

Por - 18/01/21 - Última Atualização: 6 abril 2021

Reprodução/Instagram/Montagem

Gloria Groove, uma das artistas mais talentosas e versáteis da atualidade, está completando 26 anos nesta segunda-feira (18), e sim, para quem tinha dúvidas, capricorniana na veia.

Para celebrar a data em grande estilo, nós do OFuxico separamos algumas das melhores músicas e clipes da carreira da artista, tentando abranger seus diversos estilos e fases musicais, dando preferência aos lançamentos dela como artista principal.

Confira!

Império (2016)

Começando por um de seus maiores clássicos e seu segundo single da carreira, Gloria Groove mostrou grande parte de sua identidade em Império, principalmente sua naturalidade com o rap e seu discurso militante a favor das minorias, principalmente a comunidade LGBTQIA+.

Com direção de João Monteiro, o clipe conta com presença de Aretuza Lovi em sua referência na letra e mostra que a união faz a força ao final do vídeo, além de ser a primeira vez que Gloria Groove e Daniel Garcia (identidade civil da cantora) aparecem em um mesmo clipe.

Bumbum de Ouro (2017/2018)

Agora vamos falar daquela canção que trouxe a drag queen de vez para o estrelato e concretizou sue nome de vez na indústria musical brasileira.

Bumbum de Ouro já apresenta Gloria em sua vertente Pop funk, ainda que com inspirações no rap na parte visual e em trecho da música. Aliás, aqui Gloria e Daniel aparecem juntos no mesmo espaço como se fossem pessoas completamente diferentes.

Em relação à música e composição, aqui temos a primeira vez que a cantora se uniu ao trio Dogz (Pablo Bispo, Ruxell e Sérgio Santos) tanto na produção quanto ajudando-a a compor os hits, parceria que dura até hoje.

Arrasta (2018)

Após o sucesso de Bumbum de Ouro, Gloria teria o primeiro feat como artista principal em sua carreira, chamando Leo Santana para gravar Arrasta ao seu lado (aliás, ambos podem ser referidos por meio da sigla GG).

Misturando Funk, Trap e Axé, a canção chegou performar super bem no ranking Viral 50 do Spotify, além de o clipe ser a primeira vez que Groove é dirigida por Felipe Sassi.

Apaga a Luz (2018)

Para fechar 2018 em grande estilo, Gloria mostrou que o R&B é com certeza um dos gêneros na qual domina melhor, e Apaga a Luz é a prova viva disso.

A estética do clipe é elogiada e chama atenção até hoje, além de conter uma história de drama muito bem feita e com uma crítica a pessoas que se relacionam com alguém da comunidade LGBTQIA+ no escuro, sem assumir publicamente por “vergonha”.

Quer mais? Gloria chega a cantar em um total de três timbres diferentes: um suave, um mais grave para o rap e um com bastante força ao final do single.

Coisa Boa (2019)

Não demorou muito para Gloria voltar à ativa após Apaga a Luz, e ela estreou 2019 com tudo ao lançar Coisa Boa, seu segundo maior clipe no Youtube em visualizações e maior hit solo em streams do Spotify.

Trazendo um funk de 150bpm (batidas por minuto), a cantora arrasa ao misturar um ritmo dançante com uma letra com crítica social, sendo uma espécie de resposta dela ao resultado das eleições presidenciais de 2018, mostrando que iria lutar pelo que acredita e não soltar a mão de ninguém.

Após ser lançado em janeiro e ter seu sucesso estrondoso, Coisa Boa foi um dos hits de Carnaval daquele ano, e seu clipe contou com uma referência a Bumbum no Ar, de Lia Clark e Wanessa Camargo, que fazem uma aparição.

Yoyo (2019)

Com um clipe que continua diretamente de Coisa Boa, Gloria continuou com os dois pés direitos em 2019 ao lançar Yoyo, parceria com Iza (a segunda após a faixa Rebola no álbum Dona de Mim desta última) e a mais bem sucedida no canal de Gloria no Youtube.

Apostando no Pop, Yoyo traz diversos conceitos da era Disco da música, e é impossível ficar parado só de ouvir sua primeira batida.

Alegoria (2019)

Um tempo após o álbum O Proceder, o EP Alegoria foi o segundo projeto completo da artista, que contou com clipe em suas quatro canções por se tratar de um projeto visual.

Por alegoria ser um conjunto de metáforas, cada música contou com uma metáfora por trás, sendo elas:

Mil Grau: fogo como liberdade de expressão, dança e diversidade;

Magenta Cash: pink Money, expressão utilizada para se referir ao dinheiro originário do público LGBTQIA+;

Sedanapo: expressão utilizada para a segunda opção de um formato de uma planta verde, aque aqui também funciona como metáfora para ser a segunda opção amorosa de alguém (com Gloria atuando como todos os personagens do clipe);

A Caminhada: o caminho que Gloria percorreu até o estrelato e como o mundo mudou o olhar que tinha sobre ela (com um clipe carregado de referência e críticas político-sociais).

Affair (2020)

Após muitas parcerias em 2020, Gloria fechou o ano com um projeto solo de R&B, Affair, que também foi um EP audiovisual, com cada lançamentos e tratando de uma das fases da paixão.

“São composições muito recentes, assim como sons feitos há mais de dois anos atrás. Uma vez que as faixas foram tomando forma e se juntando, notei que cada uma representava uma vertente do R&B. Percebi também que cada composição retratava alguma fase específica de um envolvimento amoroso”, declarou Gloria na época.

As faixas de Affair são:

Vício: o envolvimento

Suplicar: a paixão

A Tua Voz: a desilusão

Sinal: a esperança

Radar: a superação

E para você qual a melhor música e o melhor clipe de Gloria Groove até agora?

---