Rachel Sheherazade deve pagar R$ 10 mil em processo aberto por agente penitenciário

Por - 26/05/21

Reprodução/Instagram

A jornalista Rachel Sheherazade foi condenada a desembolsar R$ 10 mil em um processo por danos morais em relação a um vídeo divulgado em 2019, no qual ela chamava agentes penitenciários de "criminosos". O conteúdo da fala de Sheherazade fez com que sindicatos e profissionais da área buscassem a Justiça contra a apresentadora.

Esse é um dos outros processos movidos contra ela pelo mesmo motivo. Na época, ela criticou o massacre de presos em Altamira (PA) e afirmou que "até mesmo policiais, que são agentes da lei, se bandearam para o lado da criminalidade".

De acordo com o portal Notícias da TV, a ação corre na 6ª Vara Cível do Foro Regional de Barueri, em São Paulo, e é cabível de recursos, ou seja, Rachel poderá contestar a decisão judicial. À época, a comunicadora trabalhava como âncora no SBT.

O valor da ação deve ser destinado a um funcionário que atua no Centro de Detenção Provisória Dr. Calixto Antonio, localizado em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo. 

Em sua sentença, a juíza Adriana Bertier Benedito afirmou que é aceitável a "indignação e mágoa" do agente penitenciário diante das acusações da apresentadora.

"Não pode se ocultar a requerida [Rachel Sheherazade] de proferir acusações de crime, como concussão, corrupção passiva, prevaricação, uma vez que não se sabe o alcance da palavra 'conivência' no vídeo."

OFuxico tentou entrar em contato com a jornalista sobre o processo, mas ainda não obteve retorno.

Situação de calamidade

 

O Massacre de Altamira, ocorrido no estado do Pará, em julho de 2019, é considerado um dos mais letais no Brasil, atrás apenas do Massacre do Carandiru, em 1992. Um total de 57 detentos foram mortos depois que duas facções criminosas entraram em guerra dentro da penitenciária. Uma ala inteira do presídio foi destruída durante as cinco horas de brigas.

---