Tóquio 2020: Vôlei atropelado, tretas e futebol classificado. Veja o resumo!

Por - 28/07/21

Bruninho, Maria Portela, RicharlisonDivulgação/COB

O Brasil segue em frente nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, mas esta quarta-feira (28) não foi dos melhores dias. Após muita alegria com as conquistas das medalhas de ouro de Ítalo Ferreira, a prata de Rayssa Leal, além das medalhas de bronze na natação e no judô, o dia foi tenso para os atletas e para a torcida.

“ROUBO” NO JUDÔ

A luta de Maria Portela contra a russa Madina Taimazova, nas oitavas de final da categoria até 70kg, rendeu fortes emoções aos espectadores, não só por ser a mais longa da competição, mas por terminar com a eliminação da brasileira por três punições por falta de combatividade.

Veja+: Ouro no surfe, traição olímpica, Biles fora, saiba tudo o que rolou nas Olimpíadas

“Eu ainda não acredito. Não deu, infelizmente. Eu realmente me entreguei. Me desculpa, eu sei que tinha que ter ganhado, mas não deu mais uma vez”, disse a judoca ao SporTV, sem segurar as lágrimas.

A indignação do público foi presente em vários momentos. Em uma luta complicada, Portela conseguiu a sua primeira boa chance faltando pouco mais de um minuto para o fim do combate. Sem pontos no tempo regulamentar, a luta foi para o golden score, em que o primeiro a realizar um golpe vence a disputa.

Veja+: Revoltada! Yasmin Brunet diz que derrota de Gabriel Medina foi roubo

Em três minutos, a brasileira conseguiu encaixar um golpe, mas o árbitro de vídeo não confirmou o que seria um wazari (golpe no judô). Ambas judocas já tinham recebido duas punições, sendo assim, qualquer nova penalidade resultaria na derrota de uma delas.

Depois de mais de dez minutos de golden score, onde quem pontuasse vencia a luta, Maria recebeu a terceira punição por “falta de combatividade” e foi eliminada da competição.

REVOLTA NA WEB

Nas redes sociais, torcedores brasileiros e diversas personalidades do judô se manifestaram em apoio à brasileira, criticando a arbitragem do mexicano Everardo Garcia, que não pontuou uma queda a favor de Portela durante o ponto de ouro e, posteriormente, a eliminou por falta de combatividade.

Veja+: Poderosa! Saiba o que falta para Marta se tornar a maior artilheira do Brasil nas Olimpíadas

Flávio Canto, medalha de bronze nos Jogos de Atenas 2004 e comentarista da TV Globo, reclamou da revisão em vídeo, que não anotou wazari para a brasileira. Tiago Camilo, medalha de prata em Sydney 2000 e de bronze em Pequim 2008, também reclamou do resultado e disse ao vivo, no SporTV, onde atua como comentarista, que o toque dos ombros e pescoço da russa no tatame configuravam um wazari.

Mais tarde, ele reforçou o sentimento nas redes sociais. “Foi claramente prejudicada. Tanto no golpe não pontuado quanto na decisão do golden score”, escreveu.

Alex Pombo, judoca com passagens pela seleção brasileira, lembrou do árbitro Eduardo Garcia de sua luta contra o argentino Alejandro Clara, nas semifinais do Pan de Toronto de 2015, e contou que a sua derrota foi decidida da mesma forma. “Esse árbitro já acabou com o meu sonho nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, trocando o shido faltando segundos para acabar a luta. Agora nos Jogos Olímpicos fazer uma coisa dessa, acabar com o sonho de um atleta”, escreveu.

https://twitter.com/AlexPomboJudo/status/1420241769699102722

“Roubaram a Maria Portela na cara dura”, “Brasileiro não tem um minuto de descanso. Até nas olimpíadas roubaram o Brasil” e “roubaram o Brasil mais uma vez, tiraram um sonho mais uma vez, o que está acontecendo nessa olimpíadas é surreal”, foram alguns comentários feitos por internautas nas redes sociais.

Confira:

GOLEIRA POLÊMICA

Bárbara, goleira titular da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, e Andréa Pontes, atleta paralímpica da canoagem, viraram assunto no Twitter nesta quarta-feira, 28 de julho. Isso porque elas protagonizara um desentendimento público em uma outra rede social.

Tudo começou quando Andréa, que não participará da edição dos Jogos Paralímpicos por corte na categoria que atua, fez críticas irônicas ao desempenho da goleira durante os jogos da seleção em um comentário.

“Galera, uma sugestão. Põe a Babi Arenhart – goleira do handebol – no lugar da Bárbara [do futebol] e tá tudo resolvido, Brasil campeão”, escreveu ela.

Veja +: Brasil roubado? Polêmica das Olimpíadas toma as emoções dos brasileiros

Com isso, lá veio Bárbara. Nada contente com a opinião dada pela atleta de canoagem, a futebolista respondeu: “Por que você não vem no meu lugar? Já, já começa a sua competição, será que você tem competência para chegar a menos a conhecer? Tem a competência de ir a quatro Paralimpíadas? Porque cada um com suas limitações, né. Vai treinando aí que, assim como eu treino pra c******, você vai precisar para tentar estar ao menos em uma Paralimpíada.”

BRASIL CLASSIFICADO

No futebol masculino, o Brasil venceu a Arábia Saudita pelo placar de 3 a 1, com gols de Richarlison e Matheus Cunha, e avançou às quartas-de-final da competição.

Ao sair do gramado, Richarlison, que é o artilheiro do torneio com 5 gols, comemorou a classificação e fez questão de frisar que agora é o momento em que todos terão que ficar focados ao máximo.

“Fico muito feliz de marcar gols, tenho que agradecer meus companheiros, que estão fazendo excelente trabalho, a bola está chegando redonda na frente. Estou aproveitando as oportunidades. Estamos crescendo na competição e agora é mata-mata, temos que errar o menos possível para sair vitoriosos. Vamos focar nas quartas de final, ver quem vamos pegar e estar focado nos próximos jogos”, disse ao deixar o gramado.

Agora, a Seleção vai enfrentar o Egito nas quartas-de-final, enquanto Alemanha e Argentina estão fora da competição.

BYE, BYE NO TÊNIS DE MESA

Hugo Calderano fez o seu melhor desempenho nas Olimpíadas, que coincide com o melhor desempenho do Brasil no esporte, ao chegar às quartas de final, com duas vitórias obtidas na terça-feira. Até então, as oitavas de final do próprio Hugo, em 2016, e de Hugo Hoyama, em 1996, eram os principais resultados.

No entanto, a derrota para o alemão Dimitrij Ovtcharov, de virada, fez com que ele não tivesse mais chances de medalha em Tóquio, mas só no individual.

Hugo Calderano segue nos Jogos Olímpicos para a disputa da competição por equipes. Ao lado de Gustavo Tsuboi e Victor Ishiy, ele disputa a competição no domingo, estreando contra a Sérvia.

VÔLEI É ATROPELADO

Depois de vitórias contra Tunísia e Argentina, o Brasil foi atropelado pela Rússia, que participa das Olimpíadas com o nome de Comitê Olímpico Russo, por 3 sets a 0. O próximo jogo do Brasil é contra os Estados Unidos e a França, na última rodada.

O Brasil soma duas vitórias e cinco pontos na chave B. A Rússia lidera. A derrota nesta quarta-feira empurra o Brasil para o terceiro lugar no grupo, atrás ainda dos Estados Unidos. Os quatro melhores se classificam às quartas de final em Tóquio.

SEM MEDALHAS NA GINÁSTICA

Caio Souza e Diogo Soares chegaram à final do individual geral da ginástica artística, mas não conseguiram medalhas. Caio terminou na 17ª colocação, enquanto Diogo ficou na 20ª posição.

Agora, Caio volta sua atenção para a disputa da final do salto sobre a mesa, prevista para a próxima segunda-feira, a partir das 6h30 (horário do Brasil).

SIMONE BILES DESISTE… DE NOVO

Simone Biles, a ginasta americana que é uma das principais estrelas do esporte mundial, não vai disputar a final individual geral da ginástica artística nas Olimpíadas de Tóquio 2020, que acontece nesta quinta-feira, 29 de julho.

Assim como aconteceu na disputa por equipes, quando ela foi substituída, Biles, que foi medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, optou por cuidar da saúde mental neste momento. A decisão foi tomada após uma avaliação médica.

Veja+: Quem são os atletas brasileiros mais seguidos no Instagram?

Após avaliação médica adicional, Simone Biles retirou-se da competição individual geral final. Apoiamos de todo o coração a decisão de Simone e aplaudimos sua bravura em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, por que ela é um modelo para tantos”, informou o Comitê Olímpico dos Estados Unidos.

---

Tags: ,

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais