Viúvo de Gilberto Braga abre o coração: ‘O vazio na minha vida ficou’

Por - 28/10/21

Edgar Moura Brasil e Gilberto Braga se beijandoFoto: Reprodução/ Twitter

Ao longo de 48 anos, Edgar Moura Brasil viveu uma história de amor com Gilberto Braga. A morte do novelista, aos 75 anos, na terça-feira, 26 de outubro, deixou o arquiteto profundamente consternado. Em seu perfil no Instagram, o viúvo fez uma postagem emocionante na noite de quarta-feira, 27, destacando um texto de despedida a seu amado.

“Hoje na nossa despedida física, eu vi o quanto você era amado. Enfim meu querido, o vazio na minha vida ficou, e pensar num futuro sem você é muito difícil”, afirmou. “Tive a extrema sorte de ter convivido com você, meigo, brilhante e que soube captar como poucos o mundo que nos cerca”.

Edgar lembrou que teve Gilberto Braga ao seu lado, como amigo, companheiro e amante, desde seus 18 anos.

“Enfim, o meu Porto Seguro. Hoje me sinto muito só, mas sei que conquistamos amigos que vão me ajudar a suprir a sua ausência”.

O marido do autor de novelas também reconheceu o “imenso orgulho” que sente ao ter “compartilhado esse caminho” de sucesso junto dele, destacando que Gilberto “inovou a linguagem da teledramaturgia brasileira”. Edgar mostrou-se grato por ter acompanhado o “tão merecido reconhecimento” do escritor, dizendo saber que foi “um felizardo em ter tido uma vida excepcional em alegrias, tristezas e sucesso” ao lado de Gilberto.


“Gilberto meu querido, o que dizer de um companheiro de 49 anos de respeito, afeto, carinho, amizade. O que dizer de um amigo com quem eu convivi muito mais de dois terços da minha vida”, indagou Edgar no começo da postagem, descrevendo Gilberto Braga como o companheiro que amou, que lhe ensinou e com quem ele manteve um relacionamento sincero e profundo. “E que eu também ajudei num crescimento mútuo”.

Veja+: Tony Ramos lamenta morte de Gilberto Braga: ‘Muito triste’

GILBERTO BRAGA FARIA ANIVERSÁRIO NA PRÓXIMA SEMANA

Gilberto Braga estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele, que faria aniversário na próxima segunda-feira, dia 1º de novembro, passou a enfrentar, nos últimos dias, uma infecção sistêmica a partir de perfuração de esôfago, sem conseguir resistir às complicações.

Edgar Moura Brasil se manifestou, pela primeira vez, após a morte do marido através de uma postagem nos stories: “Suas obras estarão sempre vivas na nossa memória”, diz a mensagem que ele compartilhou.

Gilberto Braga morreu em virtude de uma infecção generalizada.

Veja +: Amigos e familiares estiveram no funeral de Gilberto Braga

HISTÓRIA DE AMOR

Amigo de Edgar e Gilberto, o jornalista Bruno Chateaubriand definiu a relação deles como “a verdadeira avant-garde do relacionamento homoafetivo no Brasil”, na cerimônia de matrimônio dos dois, oficializada em 2014.

A festa do casamento do novelista e de Edgar, hoje com 66 anos, reuniu cerca de 50 convidados, como Gloria Pires, Fernanda Montenegro, Dennis Carvalho, Deborah Evelyn e Silvio de Abreu. Os noivos entraram ao som de “Faz Parte Do Meu Show”, de Cazuza.

Madrinha de casamento dos dois, Deborah Evelyn também fez uma homenagem com uma foto do dia da festa:

“Que tristeza, que tristeza, que tristeza, meu Deus! Gilberto tão querido, com quem eu ficava horas conversando sobre filmes, música, livros, viagens (ele fazia as melhores malas de viagem que eu já vi), de quem eu adorava ouvir as histórias, com quem eu trabalhei tantas vezes, de quem ganhei personagens tão maravilhosos, de quem eu fui madrinha de casamento”.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Anitta dá resposta atravessada para Bolsonaro e web pira
Veja como foi o encontro de Alec Baldwin com o filho e o viúvo de Halyna
Herdeiros da Família Imperial emitem nota de repúdio a novela das 18h
Denílson revela que quase apanhou de Adriano Imperador
Fernanda Lacerda usa fantasia inusitada em festa de Halloween

---

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino