Novelas às 09:20

Salve-se Quem Puder: Beijo de Renatinha e Catatau marca a história da televisão. Entenda!

Renatinha e Catatau de beijam em Salve-se Quem Puder

Renatinha e Catatau de beijam em Salve-se Quem Puder (Reprodução/Globo)

Na noite da última quarta-feira (14), Salve-se Quem Puder, novela da Globo, colocou seu nome na história da teledramaturgia. Isso porque o personagem Catatau (Bernardo de Assis) e Renatinha (Juliana Alves) se beijaram. Até aí, algo comum nas tramas, porém, o beijo foi o primeiro entre um homem trans e uma mulher cis.

Na cena, Catatau é alvo de transfobia em um restaurante e, após uma discussão, ele é defendido por Renatinha, algo que termina com um beijão. Depois disso, os dois são aplaudidos por outros clientes do local.

Juliana Alves comentou sobre o beijo em suas redes sociais.

“Grande símbolo do amor, o beijo pode representar muito mais que um gesto de carinho. Um beijo pode ser transformação e também luta. Me sinto muito honrada em fazer parte dessa cena emblemática na história da teledramaturgia: o primeiro beijo entre um homem trans e uma mulher cis em uma novela brasileira. O primeiro beijo trans interracial na nossa televisão aberta. É gratificante para mim, enquanto atriz, poder usar o meu trabalho para trazer representatividade e ajudar a normalizar o amor em todas as suas formas”, começou.

Veja+: Felipe Simas é dispensado pela Globo após oito anos, diz colunista

“Por que esse beijo é tão simbólico? Em um país que aumentou a violência contra mulheres negras e no país que mais mata pessoas LGBTQI+ no mundo, essa cena simboliza o reconhecimento do nosso direito de ter uma vida digna e de ser feliz”, acrescentou.

Por fim, Juliana Alves ainda relembrou de Glamour Garcia e Rogéria, outras mulheres trans, que marcaram história na televisão.

“Reverencio @glamourgarcia (atriz do primeiro beijo trans-cis na televisão brasileira), Rogéria (primeira pessoa trans na TV do país) e, principalmente, meu companheiro de cena @bedeassis , que emprestou todo seu talento ao Catatau para tornar possível esse trabalho incrível! Obrigada @danielortizautor. A igualdade e o respeito deve ser uma luta de todes! Vamos juntes!”.

Veja+: Grace Gianoukas agradece leveza de papel em ‘Salve-se Quem Puder’: ‘Um respiro para o público’

Bernardo de Assis comentou na imagem: “O amor ainda é possível”.

Vitória Strada, que é uma das protagonistas da trama, também não deixou de comentar o post.

“Tão necessária essa cena da Renatinha com o Catatau! Colocar um personagem trans e não resumir ele a isso mas mostrar a quebra do preconceito, é sobre isso! Salve-se Quem Puder, que orgulho!”, escreveu.

Obviamente que o beijo fez os fãs da novela se manifestaram nas redes sociais. Veja alguns dos tweets!