Spoiler de novela às 10:16

Império: Saiba tudo sobre a volta do Comendador

Comendador José Alfredo, com olhar conquistador em "Império"

Foto: Divulgação TV Globo

Depois de forjar a própria morte tomando um líquido que o fez desfalecer, num plano macabro, com direito a enterro e muito choro, o comendador José Alfredo (Alexandre Nero) volta com tudo.

Desenterrado por Josué (Roberto Birindelli), ele  volta a faturar encontrando diamantes em Minas Gerais, onde fica por seis meses trabalhando como garimpeiro. Porém, a saudade falará mais alto e a volta ao Rio de Janeiro será inevitável. A família Medeiros vai levar um susto quando o Comendador “voltar da morte”.

A primeira pessoa que José Alfredo quer ver será Maria Isis (Marina Ruy Barbosa). Ele e Josué vão de carro até a porta do restaurante de Vicente (Rafael Cardoso), mas não conseguirão encontrar a jovem. Josué acredita que Isis está de folga.

Veja+: Império: Maria Marta desconfia que José Alfredo não morreu

O Comendador decide ir até o prédio onde a ruiva mora e acaba sendo visto pelo porteiro Batista (José Negreiros). O empregado conta o que viu para Ísis, mas ela acha que ele enlouqueceu.

“Foi bom ela não ter me visto, eu realmente não ia resistir, ia me ajoelhar aos pés dela e pedir perdão mil vezes e, se ela me perdoasse, ia querer ficar com ela! Mas, neste momento, não tenho tempo para isso. Preciso voltar a ser quem eu era”, dirá José Alfredo, que vai embora do local sem se revelar para a amada.

Josué vai revelar ao patrão que a empresa dele está vivendo uma severa crise graças a fraldes cometidas por José Pedro (Caio Blat), que ainda está sendo investigado por crime de contrabando, branqueamento de capitais e lavagem de dinheiro.

Veja +: Império: Após surto, Salvador foge de casa e é atropelado por Josué

Josué conta que, de tão grave o problema Maria Marta (Lilia Cabral) teve que se desfazer de algumas joias e até vender a casa deles em Petrópolis.

Depois de tentar ver sua Sweet Child, o Comendador vai até Santa Teresa e encontra seus aliados, Manoel (Jackson Antunes), Antoninho (Roberto Bonfim) e Cristina (Leandra Leal).

Embora esteja de volta, ele se mantém escondido em um quartinho no bar de Manoel e recebe informações de tudo o que está acontecendo com sua família.

MARIA MARTA CAI DURA AO REENCONTRAR O MARIDO

Por conta  da crise na Império, Maria Marta (Lília Cabral) é chantageada pelo amante, Maurílio (Carmo Dalla Vecchia),
que revela ser rico, e acaba aceitando se casar com ele. 
Exatamente no dia da cerimônia, a imperatriz reencontra o Comendador. Ao vê-lo, Maria Marta cai dura no chão.

Veja+: Império: Maria Ísis desmaia ao ver José Alfredo

RELEMBRE O TRUQUE

Nos capítulos exibidos na última semana, o cerco fechou para o Comendador (Alexandre Nero) após Téo Pereira (Paulo Betti) publicar denúncias graves contra o milionário. Sem saída, o ricaço teve a ideia de forjar a própria morte e sumir por um tempo. José Alfredo “morreu”, mas em breve ele ressuscitará.

A falsa morte do Comendador foi um plano armado por ele com a ajuda de Cristina (Leandra Leal) e Josué (Roberto Birindelli).

José Alfredo pediu para um curandeiro um líquido capaz de fazer com que ele morresse e ressuscitasse horas depois. Com o vidro em mãos, o dono da Império deu início ao plano.

Veja+: Império: Cora faz Comendador de gato e sapato após achar prova

Ele pediu para Maria Marta (Lilia Cabral) chamar Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) para a casa deles. Quando o amante da imperatriz chegou,  José Alfredo flagrou os dois e começoy a gritar.

“Eu sabia que você estava aqui dentro com ele, Marta, de conluio com esse crápula! Sua falsa, quer me destruir com a ajuda desse aí. Mas tem um detalhe nisso: é cedo demais pra cantarem vitória”.

Com a gritaria, os filhos chegaram para ver o que estava acontecendo. Foi aí que José Alfredo começou a passar mal e “morreu”.

O Comendador foi sepultado e Josué ficou com a missão de desenterrar o patrão. Após a execução do plano, o milionário fugiu para Minas Gerais e começou a trabalhar em um garimpo.

Veja+: Império: Maurílio coloca Maria Marta em xeque-mate e oferece acordo milionário à família Medeiros

O FINAL DO COMENDADOR 

José Alfredo não vai conseguir escapar do destino trágico no final da novela. Ele será assassinado pelo filho José Pedro (Caio Blat), no último capítulo de “Império”. O primogênito se une a Maurílio e Silviano (Othon Bastos), em um plano para sequestrar Cristina e atrair o Comendador para um galpão abandonado.

Veja+: Du e os bebês sofrem risco de morte durante o parto

Veja+: Império: Cora faz Comendador de trouxa após encontrar farsa em túmulo

Os resumos dos capítulos da novela são de responsabilidade da emissora. OFuxico se isenta no caso de alterações.

“Império” é a novela da faixa das 21h, na Rede Globo, escrita por Aguinaldo Silva com direção geral de Pedro Vasconcelos. Foi ao ar originalmente de 21 de julho de 2014 até 13 de março de 2015 e é reprisada no horário, por conta da pandemia do novo coronavírus, que fez parar todas as gravações de novelas da Rede Globo.

Veja também em OFuxico:

Resumo da novela Ti-Ti-Ti
Resumos da novela Pega Pega
Resumo de Malhação Sonhos
Resumo da novela Gênesis
Resumo da novela Chiquititas
Resumos de Nos Tempos do Imperador