Nos Tempos do Imperador terá cena inspirada em George Floyd

Por - 19/01/22

Maicon Rodrigues em Nos Tempos do ImperadorFoto: Divulgação Globo

Em maio de 2020 o mundo parou diante do chocante episódio da morte de George Floyd, nos Estados Unidos. O assassinato do homem negro, feito por um policial branco, provocou protestos contra o racismo no mundo todo. E nos próximos capítulos da novela “Nos Tempos do Imperador”, uma cena fará referência ao caso.

Tudo começará quando Guebo (Maicon Rodrigues) e os guerreiros invadirem a Câmara, mascarados, para protestar contra o envio de escravos libertos para a Guerra do Paraguai. O delegado Borges (Danilo Dal Farra) terá uma reação violenta e transformará tudo num grande conflito. 

Guebo, então, sairá correndo por um beco, até que ouvirá a voz de Borges: “Parado ou eu atiro!”.

O rapaz olhará para os lados, mas não verá qualquer pessoa. Neste momento, o policial saltará de um telhado e o derrubará no chão. Em seguida, Borges se ajoelhará sobre o pescoço do rapaz, que ficará ofegante: “Não! Para! Não consigo…”, dirá ele, sem conseguir respirar.

Veja +: Ex-ator é preso por vandalizar estátua de George Floyd

RELEMBRE O CASO GEORGE FLOYD

Em 25 de maio de 2020, imagens de câmeras de segurança mostraram um policial branco ajoelhado no pescoço de George Floyd, de 48 anos. Imobilizado, Floyd, reclamava e dizia repetidamente: “Não consigo respirar”.

Pouco depois, ele pareceu não se mexer, antes de ser colocado em uma maca e ser transferido para uma ambulância.

O episódio lembra o que aconteceu com Eric Garner, um negro que morreu ao ser preso em 2014 em Nova York. Garner repetiu “Não consigo respirar” 11 vezes.

A polícia local disse em comunicado que Floyd morreu “após um incidente médico durante uma interação policial”.

A polícia estava respondendo a uma chamada dizendo que um homem tentava usar cartões falsos em uma loja de conveniência.

Dois policiais localizaram o suspeito em um veículo. Segundo eles, ele “parecia estar intoxicado”. Eles ordenaram que saísse do veículo, mas o homem resistiu, segundo a versão da polícia.

Veja +: Indenização da família de George Floyd é equivalente a R$ 150 milhões

POLICIAL CONDENADO

Em abril do ano passado, jurados decidiram por unanimidade, que o policial Derek Chauvin é culpado pela morte de George Floyd, morto em maio de 2020 na cidade de Mineápolis, nos Estados Unidos.

Filmagens mostram que Chauvin sufocou Floyd com seu joelho por mais de nove minutos, e a morte decorrente gerou protestos contra o racismo e a brutalidade policial em todo o mundo.

O policial condenado pela morte de George FloydDerek Chauvin, será mantido afastado dos outros presos por tempo indeterminado, segundo revelou o jornal Daily News. 

O ex-policial de Minneapolis ficou em isolamento administrativo ‘por sua própria segurança’ e está na Unidade de Controle Administrativo da prisão Oak Park Heights, disse a porta-voz Sarah Fitzgerald. “É a unidade mais segura do estado”, afirmou. 

“O isolamento administrativo é usado quando a presença de alguém é uma preocupação para a população da cadeia. Todas as celas da unidade têm uma câmera que é monitorada o tempo todo, e os oficiais fazem rondas a cada meia hora para checar o status do prisioneiro”, explicou. “Chauvin é um dos 41 presos daquela unidade, dos 350 que estão na Oak Park Heights”, esclareceu. 

Sobre os rumores de que ele está afastado e monitorado pela ameaça de suicídio, a mulher disse que não poderia dar detalhes da situação. 

A Dra. Lisa Boesky, psicóloga clínica especializada em suicício na prisão, consultada pelo jornal, disse que a segurança adicional não significa necessariamente que Chauvin esteja sendo vigiado para não cometer suicídio. 

“Não parece que a vigilância extra do sr. Chauvin esteja relacionada a suicídio, mas espero que ele seja avaliado para risco de suicídio, se isso ainda não aconteceu”, ela comentou. 

PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Madonna pode ter escolhido Julia Fox para seu filme biográfico
Juliette comemora aniversário de seu fã-clube
Kanye West justifica compra de casa perto de Kim Kardashian

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino