Ana Maria Braga diz que queria ter “bronzeado” igual ao do jornalista Thiago Oliveira e cria situação desconfortável

Por - 05/08/21

montagem com foto de(Reprodução: Instagram)

Após curtir os dias de férias aproveitando a praia e o sol da Bahia, Ana Maria Braga voltou ao comando do programa “Mais Você”, da Rede Globo, na manhã desta quinta-feira, 5 de agosto. No entanto, a volta da apresentadora foi marcada por um episódio desconfortável que revoltou alguns internautas.

Veja+: Ana Maria Braga posta foto rara com o filho

Tudo isto porque, ao comentar sobre os dias perto do mar, Ana alegou que queria ter aproveitado mais o sol, pegando um “bronzeado” igual ao do jornalista Thiago Oliveira, que trabalha junto com Ana no “Mais Você” cobrindo o mundo esportivo. Thiago Oliveira é negro, e logo o uso da palavra “bronzeado” para se referir a cor do repórter foi um erro de Ana que não passou despercebido pelo público do programa.

Veja+: Ana Maria Braga posta clique de biquíni

Após a fala da famosa, Thiago chegou a questionar Braga, passando a mão no próprio braço e perguntando: “Esse (bronzeado)?”. O momento então passou e rapidamente o vídeo do trecho em questão foi retirado da plataforma online da Globo, que exibiu outros momentos do programa, porém, mesmo assim a fala de Ana foi repercutida na internet.

Veja algumas das reações:

OUTRAS FALAS POLÊMICAS DE ANA MARIA

Esta não é a primeira vez que Ana gera polêmica com alguns de seus discursos no “Mais Você”. Durante o BBB21, a apresentadora chegou a alegar que Lumena teria feito “racismo reverso” com Carla Diaz no reality show. Logo em seguida, Ana Maria se retratou e pediu desculpas por sua fala.

“Eu gosto muito de assumir os meus erros. Depois do programa de ontem, eu vi muitas mensagens nas redes sociais informando que eu havia feito um comentário equivocado, que eu não sabia. Foi quando mostramos a Lumena falando com o Fiuk sobre branquitude referindo-se a Carla Diaz”, disse.

“Nesse momento eu usei a expressão ‘preconceito reverso’, entendido por muitos como ‘racismo reverso’. Vieram muitas críticas, e isso me fez buscar informação”.

APROPRIAÇÃO CULTURAL

No início do ano, Ana também resolveu inovar no visual e surgiu de dreads nas telinhas da Rede Globo. Porém, o novo penteado de Ana Maria causou polêmica na web.

Isso porque uma mulher branca usando dreads, que são ligados à cultura negra, pode ser considerado apropriação cultural, já que a apresentadora representa um grupo privilegiado que passou a usar algo de um grupo minoritário,  que utiliza os dreads como um traço que representa muito mais do que apenas penteado, com simbolismos e significados étnico-culturais.

No Twitter e Instagram, internautas criticaram o novo penteado da apresentadora.

---

Tags: ,