Margareth Menezes aceita convite para assumir Ministério da Cultura

Por - 13/12/22

margareth menezesMargareth Menezes posa para foto. Reprodução/Instagram

Agora é oficial! Margareth Menezes afirmou nesta terça-feira, 13 de dezembro, que aceitou o convite de Lula (PT) para assumir o Ministério da Cultura a partir de 2023. A declaração da cantora foi feita entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde atua a equipe de transição de governo.

Leia+: Margareth Menezes participa de projeto social infantil

“Foi uma conversa [com Lula] muito animadora para a gente que é da área da cultura. Nós conversamos e eu aceitei a missão. Recebo isso como uma missão mesmo. Foi uma surpresa para mim também”, declarou a artista.

Em um dado momento da coletiva, a cantora falou sobre a necessidade de ser fazer uma ‘força-tarefa’ para a cultura brasileira.

“Agora é isso: a gente juntar todo mundo, a gente ouvir todo mundo, a gente levantar primeiro o Ministério e fazer a Cultura do Brasil no lugar que ela sempre merece de reconhecimento, que sempre foi reconhecida no mundo inteiro todas as áreas da cultura. As culturas populares, a gente reascender o caminho que foi criado”, disse.

MARGARETH MENEZES FALA SOBRE CONVITE DE LULA

Nos últimos dias, foi revelado que o grupo de Cultura do gabinete de transição do governo Lula antes do mesmo assumir a Presidência da República do Brasil em 2023, com o fim do governo Jair Bolsonaro, contará com nomes como a cantora Margareth Menezes, o poeta pernambucano Antônio Marinho e a deputada Áurea Carolina (PSOL-MG).

Em vídeo recebido ao OFuxico pela equipe de Lula à imprensa, a cantora baiana comentou o convite, se apresentando e agradecendo a proposta de integrar o grupo, além de elogiar a iniciativa.

“Eu sou Margareth Menezes, cantora, compositora, baiana, sou presidente da Fábrica Cultura, que trabalha com cultura e sustentabilidade há 18 anos. Também sou fundadora do movimento Afro Pop brasileiro e fui convidada para participar da equipe de transição do governo Lula na equipe de Cultura”, iniciou ela.

“Me senti muitíssimo honrada, esse movimento de transição é necessário para que a gente possa trazer de alguma maneira contribuições que possam favorecer, melhorar, nosso ambiente de produção cultural e artística. É muito importante que o governo brasileiro tenha essa sensibilidade com o potencial da produção artística e cultural do brasil”, garantiu a artista.

“É um país que tem uma diversidade e ocupa um lugar de destaque no mundo inteiro pela sua produção cultural com todas as influências das etnias trazidas, da cultura afro, da cultura indígena, da cultura europeia, da cultura pop, do que temos de ancestralidade, então é muito grande em todas as expressões da arte e da cultura. Então é uma grande honra poder participar e desejo sucesso para o governo Lula nessa iniciativa maravilhosa para a contribuição de todos”, concluiu Margareth Menezes.

https://twitter.com/Claudia_Sarti13/status/1592980851847237634?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1592980851847237634%7Ctwgr%5E747c2f28e95e08e00d991adf4927db8a5073c8da%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.ofuxico.com.br%2Fpolitica%2Fmargareth-menezes-comemora-convite-governo-transicao-lula-equipe-cultura%2F

CONVITE DE BELA GIL AO GOVERNO

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito, oficializou através de sua equipe, em edição extra do Diário Oficial da União, mais 44 pessoas que atuarão no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) até a posse do novo governo. Entre os anunciados está Bela Gil. A irmã de Preta Gil vai atuar no núcleo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Estarão no mesmo núcleo o secretário executivo do MDB, Reinaldo Takarabe, e o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Centro de Referência em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Ceresan) da instituição, Renato Sérgio Jamil Maluf.

Em suas redes sociais, Bela Gil comemorou a nomeação: “É uma responsabilidade que carrego com a certeza de que nos levará a caminhos mais prósperos e saudáveis”, escreveu. “Sempre enxerguei a política como um dos pilares da transformação que eu acredito e almejo”.

A filha de Gilberto Gil finalizou enfatizando um bordão de Lula: “Então, meus companheiros de trabalho, tô pronta para somar!”, disse ela. No grupo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Bela se juntará à senadora Simone Tebet (MDB-MS), às ex-ministras Tereza Campello e Márcia Lopes, e ao deputado estadual André Quintão (PT-MG), nomes que já haviam sido divulgados como integrantes da transição.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---