Bruce Willis: Entenda a luta do ator contra doença

Por - 20/06/23 às 08:00 - Última Atualização: 19 junho 2023

Bruce Willis e a esposa Emma HemingBruce Willis e a esposa Emma Heming - Foto: Reprodução / Instagram

O astro de cinema Bruce Willis tem enfrentado duros momentos ao lado da família nos últimos 15 meses. Desde que foi diagnosticado com demência, o protagonista da franquia “Duro de Matar” sofreu uma significativa perda de memória e lida com distúrbios comportamentais. 

A esposa Emma Heming, a ex-mulher Demi Moore e os filhos, Rumer (34), Scout (31), Tallulah (29), Mabel (11) e Evelyn têm sido a rede de apoio do artista (9).

Os primeiros sintomas da doença começaram ainda enquanto o ator trabalhava em seu último filme, “Vingança e Redenção”, que estreou em junho de 2022. Os colegas de set notaram que vez ou outra ele esquecia detalhes da produção, e principalmente esqueceu quem ele era no meio de uma gravação uma vez.

AFASIA

Em março de 2022, a família anunciou o afastamento do ator, na época com 67 anos, por conta de um quadro de afasia, um distúrbio de linguagem que acontece por uma lesão cerebral e afeta a comunicação.

O texto, que foi publicado nas redes sociais, contou com a assinatura de Emma Heming, Demi Moore e das filhas. “Estamos passando por isso como uma unidade familiar forte e queríamos incluir seus fãs porque sabemos o quanto ele significa para vocês, assim como vocês significam para ele”, escreveram.

PIORA DE SAÚDE

Porém, em fevereiro de 2023, a esposa do famoso atualizou mais uma vez seu estado de saúde, dando a notícia que Bruce infelizmente havia sido diagnosticado com um estágio avançado de uma demência frontotemporal. “Agora temos uma compreensão mais profunda do que ele está a viver”, escreveu Emma.

DEMÊNCIA FRONTOTEMPORAL

O distúrbio que Bruce possui é uma doença degenerativa causada por um acúmulo de proteínas de diversas naturezas que destroem os neurônios e causa perda de memória, distúrbios comportamentais e pouca empatia. A doença afeta principalmente grupos entre 45 e 64 anos, segundo a Alzheimer’s Research UK, e não tem cura, sendo apenas tratada com métodos pontuais.

“Hoje não há tratamentos para a doença, uma realidade que esperamos que possa mudar nos próximos anos. À medida que a condição de Bruce avança, esperamos que qualquer atenção da mídia possa se concentrar em iluminar esta doença que precisa de muito mais conscientização e pesquisa”, escreveu a família.

“Bruce sempre acreditou em usar sua voz no mundo para ajudar os outros e aumentar a conscientização sobre questões importantes, tanto pública quanto privadamente. Sabemos em nossos corações que – se ele pudesse hoje – ele gostaria de responder trazendo atenção global e uma conexão com aqueles que também estão lidando com esta doença debilitante”, continuou.

ANIVERSÁRIO

Apesar das limitações, a família Willis comemorou o aniversário de 68 anos do ator, com direito a torta e velas, que foram assopradas pelo artista. 

A ex-esposa, Demi Moore, também se juntou à comemoração, seguindo o comportamento solidário que teve desde o diagnóstico. Os dois foram casados por 13 anos e tiveram três filhas, Rumer, Tallulah e Scout. 

HOMENAGENS

Em novembro, o ator Sylvester Stallone se emocionou ao falar sobre a doença do amigo. “Bruce está enfrentando tempos muito, muito difíceis. Então ele tem estado como incomunicável. Isso arrasa comigo. É muito triste”, declarou.

O astro John Travolta também fez uma publicação para Willis. “Bruce e eu nos tornamos bons amigos quando compartilhamos dois dos nossos maiores hits: ‘Pulp Fiction’ e ‘Olha Quem Está Falando?’. Anos depois, ele me disse: ‘John, quero que saiba que, quando algo bom acontece com você, sinto como se estivesse acontecendo comigo’. Ele tem uma alma generosa. Eu te amo, Bruce”, escreveu.

Arnold Schwarzenegger, que trabalhou com Bruce em “Os Mercenários”, franquia de Stallone, falou sobre o afastamento dos filmes: “Em suas circunstâncias, em termos de saúde, ele teve de se aposentar. Mas, em geral, você sabe, nunca nos aposentamos de verdade. Heróis de ação, eles recarregam”.

No dia dos pais norte-americano, comemorado neste último domingo, a ex-mulher do ator fez uma homenagem ao pai de suas três filhas. Ela publicou uma foto antiga dos quatro fazendo careta e se divertindo com a legenda: “Para sempre grata a você BW ter me dado essas três lindas meninas. Nós te amamos”.

Já a atual esposa compartilhou uma foto recente da filha mais velha, Mabel, deitada de olhos fechados no ombro do pai. “O Dia dos Pais é um momento em que posso refletir sobre meu profundo apreço e respeito que tenho por Bruce ao vê-lo ser o pai de nossas pequeninas”, escreveu Heming.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---