Morte às 07:24

Morre o escritor piauiense Assis Brasil, aos 92 anos

Escritor Assis Brasil, sentado
Foto: Reprodução/ Facebook

O escritor piauiense Assis Brasil morreu na noite de domingo, 28 de novembro, aos 92 anos, em sua casa no centro de Teresina, no Piauí. Ele teve dificuldade respiratória por volta das 20h. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado para fazer os primeiros socorros, mas ele acabou não resistindo A informação foi confirmada através de nota de pesar divulgada pela Academia Piauiense de Letras (APL), entidade em que Assis Brasil ocupava a cadeira de número 36. 

Na última quarta-feira, 24 de novembro, Assis Brasil sofreu um acidente doméstico que resultou em uma fratura no fêmur. Na sexta-feira, 26, ele foi submetido a uma cirurgia ortopédica no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que foi realizada com sucesso. 

Assis Brasil recebeu alta no sábado, 27 de novembro, e estava em casa se recuperando bem, segundo familiares e amigos.

Na nota divulgada, a Academia Piauiense de Letras lamentou o falecimento e ressaltou o legado deixado pelo escritor. 

“O silêncio de Francisco de Assis Almeida Brasil, aos 93 anos, enluta a Academia Piauiense de Letras, onde ele ocupava a Cadeira 36, e representa uma grande perda para o Piauí e a Literatura Brasileira, que ele engrandeceu com o seu gênio literário nas mais de 100 obras escritas e publicadas”, diz a nota da APL, assinada pelo presidente Zózimo Tavares. 

O velório do literata iniciou na madrugada desta segunda, 29 de novembro, na funerária Pax União. O sepultamento deve acontecer às 16h, no cemitério Jardim da Ressureição, na Zona Sudeste de Teresina. 

Veja +: Piauí é celeiro de talentos como Whindersson Nunes

BIOGRAFIA

Nascido em Parnaíba, Piauí, em 18 de fevereiro de 1929, Francisco de Assis Almeida Brasil era romancista, cronista, crítico literário e jornalista. Lançou mais de cem obras, dentre romances históricos, literatura juvenil e para adultos.

No Rio de Janeiro, fez uma carreira de sucesso. O primeiro livro, “Verdes Mares Bravios”, escrito por Francisco de Assis Almeida Brasil ainda aos 16 anos, foi lançado em 1955. Determinado a ser escritor desde criança, Assis Brasil encontrou na obra de José de Alencar a inspiração para contar boas histórias. 

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Padre Fábio de Melo passa por cirurgia no braço
A Fazenda 13: Aline Mineiro reclama e diz que está estressada
Alexandre Borges dá R$ 200 a homem em situação de rua
Thales Bretas ganha abraço carinhoso de Carol Trentini
Bruna Marquezine prova que segunda-feira não é dia oficial de dieta