ONG de Lady Gaga mostra como a dança pode vencer a depressão

Por - 19/04/21

Reprodução Instagram @benjaminriveraphotography

OFuxico recebeu esta história via newsletter da Born This Way Foundation, organização sem fins lucrativos fundada em 2012 por Lady Gaga e sua mãe, Cynthia Germanotta. Dedicada a trabalhar a questão da saúde mental na juventude e a responsabilidade das grandes marcas e personalidades em abordar essa temática, a ONG da cantora de Rain on Me trabalha para construir um mundo mais gentil e corajoso, formando comunidades que compreendam e valorizem a saúde mental.  Segundo o relatório Youth Mental Health in America, os jovens se preocupam com a saúde mental, mas não sentem que têm recursos e apoio necessários. Desde a sua fundação Gaga e sua equipe trabalham divulgando a temática da saúde mental sempre que possível tratando do tema sem julgamentos e com acolhimento.

A nova-iorquina Emily Grace Tucker é atriz pofissional, pintora, ilustradora e professora de artes. Assim como muitas pessoas ao redor do mundo ela teve a sua vida transformada pela pandemia. Após perder o emprego e iniciou um processo de ansiedade e depressão, mas graças a sua força de vontade e o exemplo de uma amiga, ela  pegou suas habilidades em aulas ao vivo, apresentações em teatro e em eventos e as adaptou para uma plataforma virtual.  Atualmente ela dá suas aulas de pintura por meio do ensino virtual e, segundo seus alunos, seu ensino é claro, paciente e encorajador.

Conheça a Nova York de Lady Gaga

Emilly criou um movimento chamado “Ribbons Club” (Clube das Fitas) que inspira as pessoas a fazer da dança um caminho para não se deixarem abater pelo triste momento vivido pela humanidade.

Abaixo a história da atriz, contada em primeira pessoa e publicada no Channel Kindness (Canal da Bondade) mantido pela equipe da Born This Way Foundation de Lady Gaga:

“Quando o mundo fechou há mais de um ano, enfrentei desafios como muitos de vocês – uma carreira interrompida como artista de teatro e o medo e da vergonha de ser a primeira pessoa que conheci como COVID -19. Eu me sentia incrivelmente isolada e procurava em todos os lugares por qualquer tipo de conexão quando de repente ouvi … aplausos.

Eu estava sentindo alguma esperança com o início do verão, quando fui demitida. Esse trauma se instalou e passei a sofrer com ansiedade que se repetiu em meu cérebro pelos meses seguintes. Um dia, eu estava conversando ao telefone com minha amiga Stephanie quando percebi que ela acreditava no meu futuro mais do que eu. Stephanie estava otimista, sem medo de se expressar dançando em seu apartamento com fitas com as cores do arco-íris. Eu me perguntei como eu também poderia atingir seu nível de certeza durante um período tão difícil. Então o que eu fiz? Juntei-me a Steph e pedi a ela algumas fitas de arco-íris.

Pandemia: Lady Gaga diz que ficou mais generosa

Existem estudos científicos que exploram os efeitos positivos da dança no cérebro. O simples movimento do corpo não apenas libera endorfinas, mas pode nos ajudar a processar emoções quando nos sentimos ansiosos ou paralisados pelo medo ou falta de controle. Comecei a ouvir música animada e dançar em volta da minha cozinha, sempre quando minha colega de quarto não estava em casa. Certo dia, minha colega de quarto estava vivendo um dia igualmente difícil, então a chamei para dançar comigo a dança das fitas e, para minha surpresa, imediatamente ela me disse que começou a se sentir muito melhor. Eu não estava mais sozinha!

Comecei a enviar fitas anonimamente para meus amigos, deixando sempre um bilhete contando o quão benéfico o simples ato de girar uma fita era para minha saúde mental. Cada um participou, mesmo aqueles que eram céticos tentaram fazer a dança e  notaram a diferença. À medida que mais e mais pessoas começaram a postar vídeos dançando com fitas coloridas em suas casas decidi tornar o movimento oficial: “The Ribbon Club” (O Clube do Arco-Íris). Começamos a dançar juntos nas reuniões do Zoom, no FaceTimes com amigos em fusos horários completamente diferentes e criando uma comunidade nas redes sociais.

Benefícios da dança com as fitas

Liberação física – quando estamos estressados, mantemos a tensão em nossos corpos e prendemos a respiração. Com a dança passamos a liberar a tensão que vínhamos mantendo presos em nossas casas. Quando dançamos sozinhos ou juntos, em um espaço seguro, somos forçados, literalmente, a nos livrarmos disso.

Presença e calma – Nada traz você mais para o momento presente do que manter seus passos na batida com a música ou girar fazendo um 8 com as fitas.

Cultivar empatia e gentileza – Os membros do clube da fita podem estar dançando sozinhos na cozinha, mas estão longe de estar “sozinhos”. Existem dezenas de outras pessoas também dançando com o coração. Além disso, uma das 'regras' do “Clube da Fita” é que, uma vez que você recebeu fitas, você deve passar adiante e enviar a alegria para outra pessoa!

O Dia é Dela: Confira sete curiosidades sobre Lady Gaga
Lady Gaga chama tratador de cães de herói

Através da venda online, Emily passou a vender o conjunto de fitas pelo preço de custo, U$ 5 (R$ 25,00) e incentivar as pessoas a comprarem para elas e também enviar a um amigo. O “Clube da Fita” segue crescendo dia após dia. Estamos juntos, celebramos as vitórias uns dos outros e enfrentamos as perdas. Priorizamos a saúde mental e criamos um espaço que precisamos para nos curarmos e sermos gentis uns com os outros”.

Ela surpreende! Lady Gaga lança bolacha Oreo para promover Chromatica

Plataforma do bem

O Channel Kindness é uma plataforma digital criada pela Fundação Born This Way de Lady Gaga. É um espaço seguro para os jovens contarem suas histórias de bondade, resiliência e comunidade. Ao destacar as pessoas e organizações que estão fazendo o bem em suas comunidades, o público do Channel Kindness é inspirado a criar um mundo mais amável e corajoso.

---

Tags: