Príncipe Harry se emociona em discurso na ONU ao lembrar imagem do passado

Por - 27/07/22

Príncipe Harry, Meghan Markle, ONUFoto: Reprodução/YouTube/ONU

Príncipe Harry e Meghan Markle estiveram semana passada na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, para participar do Dia Internacional de Nelson Mandela, 18 de julho, dia de seu aniversário. De acordo com a revista Hello! o duque de Sussex estava bastante emocionado e nervoso por participar de um evento tão importante, mas em todo momento, contou com o apoio e força da esposa, que sempre se mostrou muito carinhosa e atenta ao marido.

Leia+: Meghan Markle imita gestos da princesa Diana para lidar com estresse

Harry afirmou que para ele estar na sede da ONU em um evento tão especial, significou muito, já que sente que está seguindo os passos de sua mãe, a Princesa Diana, que estaria muito orgulhosa de quem ele se tornou, principalmente porque tenta abraçar suas mesmas causas.

ENTENDENDO O LEGADO DE NELSON MANDELA

Durante seu emotivo discurso na ONU, Harry contou aos presentes que para entender melhor o legado de Mandela, precisou ler as cartas que ele escreveu durante seus 27 anos de prisão, onde teve a percepção de que o líder conseguia ainda sorrir, mesmo diante de tanta crueldade e atrocidade, e nelas encontrou os ensinamentos que ele deixou para o mundo, sobre liberdade e fazer o bem.

Harry ficou mais emocionado ainda quando falou do encontro de sua mãe com o falecido filantropo, mais precisamente a reunião que aconteceu em Cidade do Cabo, em 1997, cinco meses antes da morte de Diana, em um acidente de carro em Paris.

Leia+: Príncipe Harry cai do cavalo e perde partida de polo

Abrindo seu discurso, Harry prestou homenagem a Mandela dizendo: “Aqueles de nós que não tiveram a sorte de conhecer bem Mandela passaram a entender o homem através de seu legado, as cartas que ele escreveu sozinho em sua cela de prisão, os discursos que ele fez ao seu povo, e aquelas camisas incríveis que ele usava.”

Harry então deu um exemplo de uma imagem tocante que ele mantém perto dele.

“Também o conhecemos através das fotografias de uma pessoa que, mesmo diante de uma crueldade e injustiça inimagináveis, quase sempre tinha um sorriso no rosto. Para mim, há uma foto em particular que se destaca… Na minha parede e no meu coração, todos os dias, está uma imagem da minha mãe e Mandela se encontrando na Cidade do Cabo em 1997.”

VISITA

Durante a visita, Diana teve uma reunião especial com Nelson Mandela, onde os dois discutiram seu importante trabalho com HIV/AIDS e minas terrestres. A dupla posou para um fotógrafo após o encontro com ambos sorrindo e parecendo relaxados na companhia um do outro.

“Quando olhei pela primeira vez para a foto, de cara o que saltou à vista foi a alegria no rosto da minha mãe. A brincadeira, atrevimento, até. Puro deleite de estar em comunhão com outra alma tão empenhada em servir a humanidade. Então eu olhei para Mandela… Aqui estava um homem com o peso do mundo em seus ombros, solicitado a curar seu país dos destroços de seu passado e transformá-lo para o futuro. Um homem que suportou o pior da humanidade, racismo cruel e brutalidade patrocinada pelo Estado. Um homem que perdeu 27 anos sem seus filhos e família que nunca mais voltaria. No entanto, nessa foto e em tantas outras, ele ainda está radiante. Ainda capaz de ver a bondade na humanidade. Ainda flutuando com um belo espírito que levantou todos ao seu redor. Não porque ele estivesse cego para a feiúra, as injustiças, do mundo – não, ele os viu claramente; ele os viveu – mas porque ele sabia que poderíamos superá-los.”

NOVO LIVRO

O novo livro do escritor real Tom Bower sobre os Duques de Sussex, “Revenge: Meghan, Harry and the war between the Windsors”, que foi lançado semana passada no Reino Unido, revelou um comentário nada engraçado que a duquesa da Cornualha, Camila Parker Bowles, esposa do Príncipe Charles fez sobre a possível chegada de um filho do casal.

Leia+: Netflix faz exigências a Meghan Markle e Príncipe Harry

O comentário foi considerado de ‘tom racista’: “Seu filho ficaria engraçado se tivesse cachos afro e cabelo ruivo.”, revela Bower na publicação, sobre a “brincadeira” feita por Camila ao príncipe Harry.

Na conversa com Oprah Winfrey, Meghan não deu maiores detalhes sobre os comentários racistas dos quais ela foi objeto dentro da família real por ser filha de uma mulher negra.

Meghan e Harry apenas denunciaram o comentário como sendo o maior causante de sua saída da realeza como membros-sênior, de acordo com o jornal “Daily Mail”.

“A provocação foi feita quando Harry e Meghan estavam começando a namorar. Harry teve uma reunião constrangedora com seu pai, o príncipe Charles, para ver como lidar com a situação. A resposta não foi nada agradável para o duque de Sussex. Ele foi informado de que Meghan deveria continuar sua carreira de atriz e que ele não deveria esperar proteção policial automática para sua namorada.”, revela Tom Bower.

Leia+: Meghan Markle teve que deixar de comer prato favorito

“Quatro anos depois, Harry descreveu as consequências dessas conversas como ‘realmente difíceis’ e ‘desconfortáveis’. Mas nenhuma de suas namoradas anteriores parou de trabalhar ou foi protegida pela polícia.”, comenta, indicando que a cor de Meghan não teve nada a ver com esse protocolo real.

Cabe destacar que o Príncipe Harry nunca teve um bom relacionamento com Camila, porque sabia dos problemas que sua relação com seu pai causou na vida de sua falecida mãe.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.