Polêmica às 23:30

Shantal Verdelho revive violência médica em depoimento: ‘Abalada’

Shantal Verdelho revive violência médica em depoimento
Foto: Reprodução/Globoplay

O “Fantástico” deste domingo, 9 de janeiro, exibiu uma entrevista com Shantal Verdelho, a influencer entrou com ação na justiça contra o obstetra Renato Kalil, no qual o acusa de violência médica. Na entrevista, ela revive cenas de seu parto, que foi gravado e lembra as emoções das cenas, nas quais ouve insultos do profissional e recebe ordens dele.

A princípio, a influencer afirma que não gostaria de criar uma imagem negativa do nascimento de Domênica, sua filha com Mateus Verdelho. Contudo, viu a importância de sua denúncia para dar voz a uma discussão que também envolve o nome de outras vítimas que acusam o médico do mesmo tipo de violência.

Leia+: Mateus Verdelho rebate comentário polêmico

“Eu não queria a imagem da minha filha exposta desse jeito”, destacou. Em seguida, falou a respeito dos insultos do médico, que também falava diretamente com o marido, induzindo-o a seguir com a influência do parto através de remédios. “Ele ficava falando com o Mateus ‘vai rasgar aqui’, onde no futuro nós teríamos relação. Ele fala como se a decisão não fosse minha!”, lembra.

Shantal teve um total de 48 horas em trabalho de parto e ao longo destas, lembra que o profissional tentava induzir o parto com as mãos, uma vez que a família não autorizou seguir para uma cesárea. Ela ataca diretamente o fato de Kalil insistir com a manipulação invasiva de sua vagina. “Não tinha a menor necessidade de ele tentar me rasgar com as mãos. E isso é feito o tempo todo com a minha vagina, tentando abrir ela. Já que ele não teve o corte, ele tenta me abrir com as mãos”, ressaltou.

Ademais, destacou as diversas tentativas do médico de tentar induzir a família a agilizar o tempo do parto, como a manipulação de um medicamento para o que, de acordo com a influencer ,ela não tinha recomendação. “Eu não estava tendo dilatação. Ele propôs mais de duas vezes para fazer uso de Misoprostol. Eu sabia que não poderia usar esse remédio, por ter cesárea anterior e eu já tive uma cesária. Eu sabia que isso poderia causar a morte da mãe e do bebê, por perfurar o útero. Por isso eu não quis”, explicou.

RESPOSTA

Shantal continua suas acusações e destaca a forma como ele lidou com toda a equipe médica durante o parto, apressando o procedimento desde a hora que entrou no centro cirúrgico. “Quando ele chegou, pediu para uma enfermeira fazer essa manobra para induzir o parto. Depois ele pede para o anestesista fazer, porque o anestesista é mais forte. Depois dá para perceber que ele colocou o corpo dele em cima de mim, para fazer mais força”, revive a artista.

Depois de tudo, ela ainda destaca que tentou, de fato, conversar tranquilamente com o obstetra, mas não obteve sucesso. “Quando a gente viu o vídeo, a gente mandou para o Kalil, pontuando todas as partes onde a gente se sentiu agredido. Ele me deu uma resposta debochada e me bloqueou no Whatsapp. Vendo histórias depois, algumas iguais, algumas muito piores, a gente entendeu que o buraco era mais embaixo”, explicou.

Veja+: Shantal dá detalhes do parto de 48 horas e revela que pensou em desistir: ‘Passei mal’

Além disso, a influenciadora ressalta o desgaste emocional que toda essa confusão em torno do parto da filha caçula lhe causou, principalmente quando ouviu o relato de outras mulheres. “As questões de abuso sexual e estupro, eu fiquei muito abalada emocionalmente”, disse.

Em nota ao “Fantástico”, o médico aponta que a discussão da violência obstétrica não deve ser feita através das mídias sociais. Além disso, acusa o vídeo de ter sido editado para construir uma cena de violência, o que de fato não aconteceu, do ponto de vista dele. Na nota, o médico afirma que “Lamenta profundamente que um caso médico seja debatido de forma aberta, nas mídias sociais e através de trechos editados”.

O texto ainda continua: “Os critérios técnicos foram seguidos. A edição dos vídeos e das falas induzem ao erro de interpretação”. Ao longo da nota, Kalil ainda afirma que “está à disposição das autoridades para colaborar com todas as investigações”.

Shantal já prestou depoimento à polícia. De acordo com a reportagem do Fantástico, a polícia e o Ministério Público trabalham para solucionar o caso.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS
BBB22: Quanto os administradores de redes sociais devem receber durante o reality?
Palácio divulga retratos de Kate Middleton
Igor Cosso dança hit do Falamansa com o namorado e é notado

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!