Sean Penn foge a pé para a Polônia junto com refugiados ucranianos

Por - 02/03/22

Sean Penn sentado, virado para trás, de óculos escuros e de jaqueta begeFoto: Imprensa Presidencial Ucraniana

Conforme OFuxico destacou, o ator e diretor Sean Penn esteve na capital ucraniana, Kiev, para filmar cenas de seu documentário sobre a invasão da Rússia. Mas logo o famosos de 61 anos teve que deixar o país e se juntou aos milhares de refugiados, fugindo a pé para a Polônia.

Na última segunda-feira, 28 de fevereiro, Sean postou uma foto em seu perfil no Twitter, na qual aparece de mochila e carregando uma bagagem sobre rodas enquanto caminhava ao longo do acostamento de uma estrada ao lado de uma fila de carros que se estendia à distância.

Leia +: Conheça os famosos que têm ascendência russa ou ucraniana

“Eu e dois colegas caminhamos quilômetros até a fronteira polonesa depois de abandonar nosso carro na beira da estrada. Quase todos os carros nesta foto levam apenas mulheres e crianças, a maioria sem nenhum sinal de bagagem. Um carro é seu único bem de valor”, escreveu ele.

Na postagem, Sean Penn não explicou o motivo dele e os outros refugiados terem sido forçados a abandonar o veículo. Contudo, na terça-feira, 01 de março, uma porta-voz em Los Angeles, Mara Buxbaum, disse à Reuters que o artista “saiu da Ucrânia com segurança”. Ela se recusou a responder outras perguntas sobre seu paradeiro ou as circunstâncias de sua partida da Ucrânia.

https://twitter.com/SeanPenn/status/1498390093375016965

SEAN PENN TINHA AUTORIZAÇÃO PARA FILMAR NA UCRÂNIA

Quando o conflito entre a Rússia e a Ucrânia estava a ponto de iniciar, o ator Sean Penn viajou para o país da Europa Oriental para filmar um documentário sobre a invasão russa, que começou na noite de 23 de fevereiro.

Segundo a revista Newsweek, eles confirmaram com o gabinete do presidente Volodymyr Zelensky que o diretor de cinema tinha autorização para filmar no país. Penn foi visto em uma coletiva de imprensa em Kiev, capital ucraniana, ouvindo a notícia do governo sobre a crise que colocou o mundo em alerta. O documentário é uma produção da Vice Studios.

Leia +: Rússia é excluída da Copa do Mundo 2022

“Penn visitou o gabinete do presidente e falou com a vice-primeira ministra Iryna Vereshchuk, assim como com jornalistas locais e membros do exército ucraniano”, dizia um comunicado do governo enviado à Newsweek.

“O diretor veio especialmente a Kiev para registrar todos os eventos que estão ocorrendo atualmente na Ucrânia e para dizer ao mundo a verdade sobre a invasão da Rússia em nosso país. Sean Penn está entre os que apoiam a Ucrânia hoje. Nosso país está agradecido pela demonstração de valentia e honestidade”.

E finalizaram o comunicado dizendo: “Sean Penn mostrou uma valentia que muitos outros não mostraram, particularmente alguns políticos ocidentais. Quanto mais gente assim, verdadeiros amigos da Ucrânia, que apoiam a luta pela liberdade, mais rápido vamos deter essa invasão atroz da Rússia”.

ENTENDA O CONFLITO ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA

Segundo a BBC News Brasil, os russos sentem desconfiança com a possível associação da Ucrânia com a Otan, que é uma aliança militar, cujo objetivo é apoiar os países parceiros diante de um ataque armado a qualquer Estado-membro, e por isso, há meses Vladimir Putin vem tentando defender seu país da possível intromissão dos Estados Unidos. Seu único objetivo é afastar os Estados Unidos de suas fronteiras.

Atualmente a Ucrânia tenta entrar para a OTAN e a Rússia não vê isso com bons olhos, já que para Putin, ‘as potências ocidentais estão usando a aliança com a Ucrânia para cercar a Rússia’, e Putin quer que a Otan cesse suas atividades militares na Europa Oriental.

Leia+: Programa “Canal Livre” da Band discute conflito entre Rússia e Ucrânia

Ainda de acordo com a BBC News, o presidente russo argumenta que há muito tempo que os EUA não cumpriram com uma garantia que teria sido feita em 1990 de que a Otan não se expandiria para o leste: “Esse é um ponto central no discurso de Putin sobre uma espécie de traição da Otan que teria também se aproveitado de uma situação de fraqueza e vulnerabilidade da Rússia logo após o colapso da União Soviética para reunir países que faziam parte do bloco comunista.”.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino