Televisão às 22:00

William Bonner pede desculpas após fala preconceituosa

William Bonner se desculpa
William Bonner se desculpa com público. Foto: Reprodução/TV Globo

O “Jornal Nacional”, Globo, teve um momento inusitado na noite desta terça-feira, 8 de novembro. William Bonner se desculpou com a audiência sobre uma fala preconceituosa no domingo, 30 de outubro.

Ele cobria o segundo turno das eleições presidenciais ao lado de Renata Lo Prete. Durante o programa ao vivo, usou a palavra “esquizofrenia”, nome dado a uma perturbação mental sem cura, em tom pejorativo.

Leia+: Renata Lo Prete lembra “tabu sendo quebrado” e viraliza

Então, pouco mais de uma semana após o fato, conseguiu se retratar de modo eficaz. O programa preparou uma reportagem especial sobre o tema para alertar o público sobre a importância de falar a respeito da Esquizofrenia.

“Alguns dias atrás, no domingo do segundo turno da eleição, eu, por ignorância, usei a palavra esquizofrenia como se fosse sinônimo para uma explicação confusa que eu tentei fazer”, disse.

Leia+: William Bonner abre latinha ao vivo e explica: ‘era água’

Em seguida, o jornalista agradeceu o alerta do público – que veio em forma de crítica, mas veio – e falou sobre a importância da matéria.

Felizmente, eu fui alertado para o erro. Essa reportagem é uma forma de me retratar pelo meu erro pessoal e também a nossa maneira de ajudar a combater a falta de informação”

Leia+: Ex-ministro de Bolsonaro detona Bonner e manda jornalista ‘para o inferno’

ENTENDA

Bonner e Renata Lo Prete cobriam uma edição especial do “Fantástico”, 100% voltado para a cobertura das eleições. A todo instante, eles atualizavam os números da apuração em todo o país – estados com segundo turno para Governador e Presidente da República.

Nessa cobertura, ele chegou a dizer à companheira de estúdio que o DataFolha apresentou mais um dado de Governador eleito em um estado, o que não aconteceu. Depois da falha técnica, tentou contornar a saia justa ao vivo.

“Não é que minha esquizofrenia tenha chegado a esse ponto. Me disseram uma coisa no ponto, que tínhamos uma informação nova”, declarou o jornalista.

O fato de usar o nome da doença algo negativo, que reforça imagens consolidadas e preconceituosas contra pessoas que vivem com Esquizofrenia causou todo o reboliço.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Notícias Relacionadas