Cinema e Série às 05:00

Filmes e séries que abordam a pandemia da Covid-19 para você assistir!

filmes-séries-e-documentários-sobre-a-covid-19

Foto: Divulgação

Quem é que não se sente esquisito ao assistir, depois de mais de um ano lidando com a pandemia do coronavírus, filmes e séries em que as pessoas aparecem sem máscaras, ou curtindo uma festa e aglomeração como se tudo tivesse normal?

Tentando trazer um pouco da nova realidade do mundo, séries, filmes e documentários tiveram que começar a falar mais disso, seja colocando o coronavírus no roteiro ou simplesmente criando novas produções a partir da temática, de modo que os próprios espectadores se sentissem realmente imersos nas histórias, ainda mais em um momento em que as pessoas passaram a ficar tanto tempo dentro de casa. 

Pensando nisso, OFuxico separou algumas obras que abordam a temática da Covid-19 para você assistir nos finais de semana e não só se entreter, como também se conscientizar ainda mais sobre a situação enfrentada por todo o mundo. 

Confira!

Me Sinto Bem Com Você

Disponível no Prime Vídeo, “Me Sinto Bem Com Você” relata a situação do isolamento social, que levou muitas pessoas a recorrerem à troca de mensagens com ex-parceiros, no intuito de acalentar a solidão ou encontrar novas formas de se relacionar. O filme aborda um pouco essa questão ao mostrar como os jovens lidaram com relacionamentos, flertes e conexões virtuais no último ano. Além disso, a trama é um registro que lembrará por bastante tempo como o audiovisual teve que se adaptar no período pandêmico e conta com Manu Gavassi, queridinha do BBB20, no elenco.

Pra quem está sofrendo por amor na pandemia, cuidado com os gatilhos! 

Songbird

Songbird se passa durante a epidemia viral do COVID-23, e uma quarentena é instaurada, proibindo as pessoas de saírem de suas casas. Um grupo procura sobreviver enquanto vive em meio ao caos, navegando pelos obstáculos encontrados em todas as cidades: lei marcial, sintomas, quarentena e vigilantes. O filme tenta trazer um entretenimento baseado na COVID-19, mas com pouco tato, o que pode incomodar algumas pessoas. O longa mostra que a pandemia avançou, pois o vírus se tornou ainda mais resistente e contagioso, e grande parte da população foi vítima da doença. Tudo isso em 2022. Nessa nova realidade, apenas algumas pessoas são imunes a essa mutação do vírus, enquanto todas as outras correm risco de vida diariamente, pois uma vez infectado a sentença já é de morte.

O filme, no entanto, ainda não está disponível nas plataformas de streaming.

Diário de um Confinado

Diário De Um Confinado é uma série de humor estrelada do Globoplay estrelada por Bruno Mazzeo, que interpreta Murilo, um homem de classe média que, aos 40 anos,  tenta dia após dia manter a sanidade em meio a esse longo período de isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus. A atração já conta com duas temporadas com 12 e sete episódios, respectivamente. E aproxima os espectadores justamente por relatar os desafios de lidar com os nossos próprios conflitos durante todo o tempo em que ficamos dentro de casa, por mais de um ano.

Coronavírus – A História Não Contada

Coronavírus – A História Não Contada é um documentário norte-americano que faz um grande resumo sobre o primeiro ano da pandemia, 2020, explicando o que é o vírus, onde surgiram os primeiros casos, como foram os momentos iniciais de lockdown pelo mundo, entre outras questões. O documentário tenta se aprofundar nas teorias da conspiração que surgiram com a COVID-19, além de reunir as questões mais importantes que surgiram durante esse período, falando de mortalidade, economia, perdas, vacinas etc. 

O documentário está disponível para compra ou aluguel no Looke, Vivo Play, Google Play e iTunes.

A Corrida das Vacinas

A Corrida das Vacinas, série documental original do Globoplay, revela os bastidores do desenvolvimento da vacina contra a COVID-19 e mostra como vem sendo os testes clínicos, a liberação das doses para o grupo de risco e as questões envolvendo o Brasil. O documentário também explica com clareza a estrutura do coronavírus e como ele ataca as células humanas, reforçando a necessidade do distanciamento social e outras medidas de prevenção.

Com um formato parecido com o programa Profissão Repórter, da Rede Globo, A Corrida das Vacinas traz uma grande reportagem seriada que reúne os pontos mais importantes que levaram ao cenário da pandemia que vivemos hoje. 

This Is Us

A série This Is Us (2016), disponível na Amazon Prime Video, conta a história da vida de três irmãos, com acontecimentos do passado, presente e futuro. No entanto, para a quinta temporada, a trama escolheu abordar a pandemia da COVID-19 no roteiro, mostrando como a rotina diária dos personagens foi alterada devido ao coronavírus. Nos episódios mais recentes, vemos até mesmo os personagens mais velhos sendo imunizados contra a doença. 

Muito além do isolamento social, a série trata de várias questões que englobam a pandemia e causa uma aproximação ainda maior dos espectadores ao tocar em pontos humanizados de tudo o que vem acontecendo nos últimos anos. Chega a ser surpreendente ver personagens conhecidos enfrentando as mesmas questões que o público: tirar os sapatos ao entrar em casa, usar máscaras e manter o distanciamento. Além de mudanças corriqueiras, a série acertou ao encaixar tramas que já estavam em andamento com o contexto da pandemia.

Sob Pressão – Plantão COVID

A série médica Sob Pressão, que conta com Marjorie Estiano e Júlio Andrade no elenco, ganhou uma temporada especial no ano passado, dedicada exclusivamente à pandemia. Em apenas dois episódios, vemos os desafios enfrentados pelos médicos em um hospital de campanha montado para atender os pacientes infectados pelo coronavírus, uma realidade muito vista aqui no Brasil, além da grave internação do protagonista. A série está disponível no Globoplay.

Grey’s Anatomy

A também série médica Grey’s Anatomy, que está no ar desde 2005, decidiu abordar a COVID-19 em sua 17ª temporada. Enquanto a protagonista Meredith Grey (Ellen Pompeo) está internada gravemente com a doença, o restante dos médicos e cirurgiões se desdobram para conseguir atender a todos os pacientes internados não só pelo coronavírus, como também com outros tipos de doença. Nesses novos episódios, acompanhamos um pouco do dia a dia de quem está na linha de frente no combate à pandemia. A série está disponível no Globoplay, Netflix e Amazon Prime Video.

5x Comédia

Na série 5x Comédia, original do Amazon Prime Video, você vai acompanhar cinco histórias diferentes de pessoas, entre família, amigos e casais, que também estão na batalha de manter a sanidade durante o isolamento social. A trama diverte, emociona e revolta com histórias sobre a pandemia, além de mostrar como este período afetou o mercado de trabalho, a convivência com pessoas que moram na mesma casa e os relacionamentos românticos e como a diferença entre classes sociais acaba prejudicando as pessoas com menos condições de sustento.

Distanciamento Social

Com uma proposta parecida com 5x Comédia, a série Distanciamento Social, disponível na Netflix, lançada ainda no início da pandemia, traz oito histórias diferentes que acontecem no cenário do “novo normal”, tema bastante discutido em 2020. A série aborda todas as mudanças de rotinas que vieram com a pandemia e as diferentes formas nas quais as pessoas vêm lidando com ela, além de debater questões sociais de convívio e entendimento sobre o que está acontecendo. 

A trama mostra como são as aulas virtuais, os problemas de convivência, como lidar com pacientes isolados por estarem com a COVID-19, entre diferentes questões que geram identificação por quem está assistindo.

Explicando… O Coronavírus

A série Explicando, original da Netflix, traz em apenas três episódios as informações iniciais mais importantes sobre a pandemia da COVID-19. Enquanto o primeiro episódio fala sobre como o coronavírus transformou o mundo em uma pandemia, o segundo aborda o desenvolvimento emergencial de uma vacina para prevenir a doença, e o terceiro nos apresenta às consequências psicológicas provocadas pela COVID-19, que deixou o mundo inteiro com sensação de medo e impotência.