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Louis Vuitton atende último pedido de Virgil Abloh

Virgil Abloh

Foto: Benoit Tessier/Divulgação

Nesta terça-feira, 30 de novembro, um desfile da grife francesa Louis Vuitton será realizado em Miami, nos Estados Unidos. Mesmo de luto pela morte de Virgil Abloh, diretor criativo da refinada marca, os executivos decidiram realizar o último desejo do renomado designer de moda. De acordo com a mulher de Virgil, Shannon, esse foi o último pedido de Abloh, que perdeu no domingo, 28, a batalha contra o câncer após dois anos.

A apresentação marcará o final de uma era de inovação, diversidade e inclusão na moda por um dos maiores nomes da cena mundial. Em um teaser postado no Instagram da maison francesa intitulado “Virgil Was There” (Virgil estava lá), um adolescente negro anda de bicicleta antes de subir em um balão com o logotipo da grife.

Nascido em Rockford, Illinois, em 30 de setembro de 1980, Virgil Abloh fundou sua própria label, a Off-White, em 2013. Cinco anos depois, a grife francesa conferiu seu talento e o convidou para assumir o cargo de diretor artístico.

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ESTILO ÚNICO RECONHECIDO NO MUNDO INTEIRO

A releitura do streetwear masculino para a marca centenária foi um dos maiores êxitos que Virgil Abloh deu a grife. Suas maiores referências, personagens da cultura negra como James Baldwin e Lupe Fiasco, amigos próximos como Kanye West e Jay-Z, além de inúmeras colaborações com marcas como Moncler, Nike, Byredo, Ikea, Umbro, Ssense, Evian, Levi’s Made & Crafted, o consagraram como um gênio de seu tempo.

O estilista mantinha um forte discurso de afirmação das culturas africanas, incentivando a inclusão racial nas esferas mais fechadas da sociedade. Sua coleção Outono Inverno 2021/22 para a Vuitton foi uma performance antirracista e anti-homofóbica liderada por rappers americanos.

Multidisciplinar – ele foi designer, artista, arquiteto e engenheiro civil – Abloh abriu portas para novas possibilidades, transformando coleções de luxo em objetos de desejo e interesse das novas gerações. Seu streetwear ganhava mensagens engajadas e inclusivas, mesmo que encapadas com os códigos de luxo da grife francesa.

VIRGIL PLANEJAVA ENTRAVA NO MERADO DE CRIPTOATIVOS

Um dos primeiros negros à frente de uma grife de luxo internacional, Virgil Abloh deixou um legado de inovação em suas peças. O seu pioneirismo e posição de vanguarda na moda se reforçaram ainda mais na segunda-feira, 29 de novembro, quando Fred Ehrsam,  cofundador da Coinbase e da Paradigm, contou que o estilista já planejava sua entrada no mundo dos criptoativos e no metaverso, por meio de uma série de NFTs.

De acordo com uma série de publicações de Fred Ehrsam no Twitter, Abloh havia enxergado um grande potencial na nova fase da internet, que era vista pelo designer como uma ferramenta capaz de mudar o equilíbrio de poder na sociedade a favor dos criadores e, que era vista pelo designer como a oportunidade de construir um projeto que, segundo ele, seria o seu “ato final”, um “longo projeto capaz de me livrar de mim mesmo”.

Ehrsam comentou que conversou algumas vezes com o criador da Off-White para estabelecer as diretrizes do lançamento de uma DAO (Organização Autônoma Descentralizada) e de uma coleção de NFTs.

Fred também compartilhou o link de uma série de documentos em que Virgil mostrava a sua visão sobre o projeto da DAO, que foi intitulado de “Skyscraper”, e envolvia planos para o lançamento de um token social, parcerias com projetos já existentes no mundo dos criptoativos, como o Zora, e a criação de tokens não-fungíveis.

Por último, o cofundador da Coinbase mostrou o que seria o primeiro NFT feito por Virgil Abloh. Chamado de “Self Portrait”, a obra de arte tokenizada feita pelo designer demonstra bem a ideia por trás da criação desse projeto, que é, basicamente, a sua DAO quebrando o Louvre, evidenciando o rompimento das barreiras de entrada para criadores do mundo inteiro.

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