Medalhas, despedidas, expectativa, veja o resumo olímpico

Por - 03/08/21

Atletas comemorandoFoto: Jonny Roriz/ COB

Terça-feira, 03 de agosto. Última semana de Jogos Olímpicos. Já dá gostinho de quero mais. Até porque sentimos como é bom ganhar medalhas, seja o ouro bravamente conquistado pelas velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze, ou o bronze dos incríveis Alison dos Santos, no Atletismo, e Thiago Braz, no Salto Com Vara. Ainda tivemos o Vôlei masculino classificado, e mais um pódio para Bia Ferreira, no boxe. Apesar dos resultados não tão favoráveis para Flavinha, na trave, Isaquias, na canoagem e a dupla de vôlei de praia, Ana Partrícia e Rebeca, seguimos firmes contabilizando números inéditos na história do esporte. E vamos de resumo!

OLÉ NO MÉXICO!

Depois de um jogo onde o Brasil dominou a partida, mas não conseguiu abrir o placar, a Seleção converteu todas as penalidades, vencendo o México por 4 a 1, avançando à final da competição. A decisão será no próximo sábado, 7 de agosto, às 8h30 (horário de Brasília), em Yokohama, palco do pentacampeonato do Brasil na Copa do Mundo.

DE PAI PARA FILHA

A dupla de velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze reforçou o nome de suas respectivas famílias no cenário do esporte. Elas conquistaram mais uma medalha de ouro para a galeria verde e amarela, em Tóquio, na baía de Enoshima. As atletas, que mesmo com o terceiro lugar conquistaram a medalha de ouro na classe 49erFX de vela, sabem a “responsa” que carregam.

A dupla brasileira chegou a Tóquio como favorita, mantendo uma tradição familiar na vela. Martine Grael é filha do também bicampeão olímpico Torbel Grael e Kahena Kunze é filha de Claudio Kunze, campeão mundial juvenil nos anos 1980. A família Grael, inclusive, conquistou a nona medalha olímpica somando as cinco de Torben e outras duas de Lars.

MALVADÃO JÁ SABE O QUE ACONTECEU?

Depois de dançar e cantar o funk “Chama o Teu Vulgo Malvadão”, ao se classificar na semifinal, Alison Brendom dos Santos, o Piu, de 21 anos, entrou definitivamente para a história do atletismo brasileiro. Ele disputou a decisão dos 400m com barreiras no Estádio Olímpico de Tóquio sob forte sol e com a marca de 46s72, novo recorde sul-americano, e conquistou a medalha de bronze. Ao dar a primeira entrevista, o Mr. Simpatia causou:

“Eu não sei o que aconteceu, mas sei que aconteceu”.

Então tá…

É BRONZE, VÓ MARIA DO CARMO!

D. Maria do Carmo pediu para o neto trazer o ouro, mas Thiago Braz ficou com a medalha de bronze no salto com vara, em Tóquio. O atleta de 27 anos Thiago torna-se o quarto a ir ao pódio olímpico na mesma prova em duas edições seguidas.

Bravo!

QUE ISSO, BIA!

A peso-leve (até 60kg) brasileira confirmou a “medalha mais garantida” ao derrotar a uzbeque Raykhona Kodirova por decisão unânime, nas quartas de final do boxe olímpico. Não há disputa de terceiro lugar na modalidade, e todos os semifinalistas sobem ao pódio.

A saber: de 30 lutas que antecederam esse momento ela venceu 29. Rexxxxxpeita!

DOUGLAS, JORGES E CIA NA FINAL

O Brasil está na semifinal do vôlei masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A vaga foi conquistada na madrugada desta terça com uma vitória de 3 seta a 0 sobre o Japão. O adversário na semifinal será o Comitê Olímpico da Rússia, que bateu o Canadá por 3 a 0 mais cedo. O duelo será na quinta-feira com horário a definir.

Prepare a bombinha, acalma o coração. E rumo ao tetra!

SIMONE BILES É BRONZE, FLAVINHA FICA EM SÉTIMO

Os dias difíceis pareciam ter ficado para trás e com sorrisão no rosto, a lenda Simone Biles competiu na trave. Ela decidiu se divertir nesta terça-feira, 03 de agosto, depois de cinco desistências por conta da saúde mental. A norte-americana – apesar de leves desequilíbrios – teve 14.000 pontos cravados e garantiu medalha de bronze. O ouro e a prata ficaram com as chinesas Guan Chenchen e Tang Xijing , respectivamente. A brasileira Flávia Saraiva ficou em sétimo lugar.

Lesionada, Flavinha teve de segurar no aparelho para não cair, mas isso é considerado uma queda. A brasileira se recuperou bem no restante da série e conseguiu fechar sua segunda final olímpica com a nota 13,133, ficando bem longe do pódio, mas feliz.

VIDA QUE SEGUE, ISAQUIAS!

Isaquias Queiroz ficou fora do pódio da canoagem de velocidade ao lado do companheiro Jacky Godmann. Ele não se conteve e chorou bastante ao destacar sua luta por estar li. A dupla de brasileiros ficou em quarto lugar, com 3min27s603. O ouro ficou com a dupla cubana formada por Serguey Torres Madrigal/Fernando Jorge Enriquez, com 3min24s995. Os chineses Hao Liu Pengfei Zheng ficaram com 3min25s198, em segundo lugar, enquanto os alemães Sebastian Brendel e Tim Hecker, com 3min25s615 fecharam o pódio, em terceiro. Isaquias ainda tentará a medalha no C1 1000m. Estamos juntos!

ANA PATRÍCIA E REBECA ESTÃO FORA

Acabou a participação brasileira no torneio feminino de vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em jogo duro, as brasileiras perderam por 2 sets a 1. Em entrevista, Ana Patrícia contou que havia desmaiado no colo da colega, com crise de higoglicemia. Cadê a equipe técnica, estava por onde que não viu isso? Eu hein!

CAIU O DENTE!

As jogadoras turcas Meliha Ismailoglu e Cansu Ozbay tentavam salvar bola já no tie-break, numa tentativa de defesa, elas foram na bola e as bocas delas bateram uma na outra, e imediatamente Ozbay começou a sangrar. A Turquia bateu o COR por 3 sets a 2 e a jogadora perdeu um dos dentes. 

CHEGA PRA LÁ, POR FAVOR!

Bronze nas argolas, o grego Eleftherios Petrounias deu uma aula de responsabilidade social no Centro de Ginástica Ariake. Sem máscara, ginasta preferiu não se aproximar dos medalhistas chineses Liu Yang e You Hao por conta dos protocolos contra a Covid-19.

COVID-19 EM TÓQUIO

O último boletim destacou que o número de pessoas envolvidas na realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio contaminadas com a Covid-19 segue crescendo. O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou 17 novos casos positivos. Dessa forma, o balanço chega a um total de 284 infectados, com 27 deles sendo atletas. Que Deus nos proteja!

Veja+: Ouro, prata e novos recordes: Veja fotos da trajetória de Rebeca Andrade nas Olimpíadas 

Veja +: Fique por dentro das curiosidades olímpicas!

---

Tags: ,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino