Tóquio 2020: Diretor da cerimônia de abertura é demitido

Por - 22/07/21

(Foto: Reprodução/ instagram)

É treta que não para lá nas bandas de Tóquio, minha gente! Um dia antes da Cerimônia de Abertura no Estádio Nacional da capital japonesa, o diretor artístico do evento, Kentaro Kobayashi, foi demitido. Nas primeiras horas desta quinta-feira, dia 22 de julho, ele foi desligado devido a um vídeo antigo em que o profissional faz piadas sobre o Holocausto, o genocídio de cerca de seis milhões de durante a Segunda Guerra Mundial.

O vídeo foi divulgado na madrugada e rapidamente causou grande polêmica e uma resposta dos organizadores, com a demissão. A cena foi gravada em 1998 e mostra Kobayashi e outro ator interpretando comediantes infantis famosos na televisão japonesa. Em um certo momento, ele se refere a alguns bonecos de papel como “aqueles que você disse da última vez: ‘Vamos brincar de Holocausto!'”. A plateia ri, e a dupla faz outra piada sobre a raiva que essa referência ao Holocausto provocaria em seu produtor de televisão.

Veja+: Tóquio 2020: Estreia do futebol feminino veio com goleada. Relembre!

“Soubemos que durante um espetáculo no passado, ele e uma linguagem burlesca ao se referir a este trágico episódio do passado. Pedimos desculpas profundamente pelos problemas e preocupações causadas”, disse a chefe da organização das Olimpíadas no Japão, Seiko Hashimoto

Em um comunicado, Kobayashi se desculpou pelo que chamou de palavras “extremamente inadequadas”. 

“Era uma época em que eu não tomar as pessoas rirem da maneira que queria, então acho que estava tentando chamar a atenção das pessoas de forma superficial”, justificou. Na gravação, ele brinca com bonecos de papel e convida o colega: vamos brincar de Holocausto! ‘”

Seiko Hashimoto não soube informar quem substituiria o diretor na abertura, marcada para começar às 8h (de Brasília) de sexta-feira, dia 23 de julho. O primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga, a primeira dama dos EUA, Jill Biden, e o francês Emmanuel Macron, são aguardados para o evento, que terá presença reduzida de atletas.

EITA ATRÁS DE VIXE!

Os Jogos Olímpicos estão marcados por confusões, a começar pelo fato de ser realizado com um ano de atraso, por conta da pandemia do coronavírus. E com um fato histórico, sem precedentes: as atividades não terão espectadores. De quebra, ainda há protestos de boa parte da população, por conta do aumento de casos de Covid-19 no país.

Veja +: Arthur Nory se irrita com recordações de polêmica

Na última segunda-feira, 19, Keigo Oyamada, compositor de uma das canções da cerimônia, pediu demissão em razão de outro vídeo antigo, não qual admitiu que zombava de deficiência física quando era estudante.

Em março, o então diretor artístico das Cerimônias de Abertura e Encerramento, Hiroshi Sasaki, já havia pedido demissão por ter sugerido vestir a atriz japonesa Naomi Watanabe com uma fantasia de porco. Antes, em fevereiro, o ex-primeiro-ministro Yoshiro Mori deixou o cargo após fazer comentários gordofóbicos.

Veja +: Saiba que é o jogador de vôlei brasileiro que está roubando a cena na Olimpíada

Veja +: Acusado de assédio sexual, cinegrafista da Globo é demitido em Tóquio

---

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino